Turismo Gastronômico: os restaurantes imperdíveis de Minas Gerais

A culinária mineira é a favorita de muita gente e nada melhor do que saboreá-la no estado onde ela se originou. Descubra os melhores restaurantes de Minas Gerais!

Turismo Gastronômico: os restaurantes imperdíveis de Minas Gerais

Tutu de feijão, feijão tropeiro, torresmo, leitão a pururuca, farofa, purê de mandioca e couve refogada… Esses são alguns pratos e iguarias que podemos experimentar na culinária mineira. Para comer todas essas delícias no lugar onde elas mais ficaram famosas, que tal uma viagem para o estado de Minas Gerais?

Para facilitar a escolha, listamos os restaurantes imperdíveis de cidades como Belo Horizonte, Tiradentes e Uberlândia.

Villa Paolucci – Tiradentes

Vai um leitão à pururuca?

A Villa Paolucci é uma pousada de Tiradentes, que iniciou uma tradição local nos almoços servidos aos sábados. Nesse dia, a casa serve um leitão especial do chef Luiz Ney, que deixa a carne no estilo “pururuca” usando um aparelho especial inventado pelo próprio cozinheiro.

O Leitão do Luiz Ney é servido com um bufê de acompanhamentos tradicionais da culinária mineira, como couve refogada, purê de mandioquinha, quiabo e tutu de feijão.

Villa Paolucci
Francisco Cândido Barbosa, s/n – Centro, Tiradentes – MG

Glouton – Belo Horizonte

O Glouton é considerado por muitos um dos melhores restaurantes de Belo Horizonte. A casa é comandada pelo chef Leo Paixão, que faz um trabalho inovador misturando as técnicas da culinária francesa com o sabor de casa que só a culinária mineira tem.

No local, experimente a degustação de petiscos, que oferece miniaturas de todos os aperitivos disponíveis no menu da casa.

Por conta do sucesso do Glouton, o chef Paixão abriu um bar com ambiente descolado, o Nicolau Bar da Esquina, que também serve aperitivos e pratos rápidos da culinária mineira, em um ambiente descolado.

Glouton
Bárbara Heliodora, 59 – Lourdes, Belo Horizonte – MG

Nicolau Bar da Esquina
Pouso Alegre, 2217 – Horto, Belo Horizonte – MG

AA Wine Experience – Belo Horizonte

O AA Wine Experience é o bistrô ideal para os enófilos e amantes de vinho. Além de pratos saborosos da culinária mundial, a casa oferece uma adega com cinco mil opções diferentes de vinhos, na maior carta de todo o Brasil.

A bebida harmoniza com as delícias servidas no restaurante. Dá para comer em estilo bufê, com várias opções de queijos e castanhas, ou saborear pratos à la carte, como o filé ao molho de queijo gorgonzola, o bife de chorizo com queijo pecorino e o salmão com risoto de manga.

AA Wine Experience
Rua Curitiba, 2102 – Lourdes

Alma Chef – Belo Horizonte

O Alma Chef é comandado pelo chef Felipe Rameh e, além de servir pratos, também oferece aulas e cursos de gastronomia. Quem visita a casa pode experimentar delícias da culinária mundial com aquele tempero especial que só a comida mineira tem. São pratos como a bruschetta de legumes grelhados e o nhoque de batata baroa com sálvia.

Alma Chef
Rua Curitiba, 2081 – Lourdes, Belo Horizonte – MG

Fazendinha Sabiá – Uberlândia

De torremos à couve refogada: tem coisas que só a comida mineira faz por você.

Se você viaja para Uberlândia e quer comer bastante comida mineira, vá já para o Fazendinha Sabiá, considerado um dos melhores da cidade.

Com uma infra-estrutura de fazenda toda especial, com direito a mesas ao ar livre e redes para descansar depois de comer, o lugar traz a sensação de que qualquer refeição é feita entre amigos.

Na casa, os sabores tradicionais da culinária mineira são feitos em um enorme fogão à lenha, que também é complementado com uma churrascaria, em especial para carnes e aves. Esse preparo deixa os pratos com um sabor único, defumado, que vai ganhar o coração de quem viaja para Uberlândia.

Fazendinha Sabiá
Rua Bolívia, 110 – Tibery – Uberlândia

Realize com o LATAM Pass

Com o LATAM Pass você pode experimentar todos as culinárias do mundo! Junte pontos nas refeições do dia a dia e troque por passagens para o destino dos seus sonhos gastronômicos.