DICAS DE VIAGEM

Tudo o que você precisa saber para uma viagem para o Pantanal

O Pantanal é o lugar ideal para quem deseja entrar em contato com a natureza e apreciar o melhor que o Brasil tem a oferecer.

Com atrações que incluem andar a cavalo, passear de chalana e ver animais como jacarés e onças de perto, o Pantanal ganha o coração de todos os viajantes.

Para te ajudar a planejar sua aventura, reunimos tudo o que você precisa saber para uma viagem ao Pantanal!

Onde está localizado

O Pantanal é enorme, ele ocupa partes do Paraguai, da Bolívia e do Brasil. Por aqui, dá para encontrá-lo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Pantanal é incrível.
O Pantanal é incrível.

Como chegar

Para conhecer o Pantanal, desembarque em Cuiabá e, de lá, vá de carro até Poconé, a pouco mais de 100 km da capital do Mato Grosso.

Outras cidades procuradas pelos viajantes que querem conhecer o Pantanal são: Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá) e Cáceres (220 km de Cuiabá).

Se você prefere viajar conhecer o Pantanal via Mato Grosso do Sul, dá para desembarcar em Campo Grande e de lá ir até Corumbá (430 km de Campo Grande).

Encante-se com a beleza do Pantanal.
Encante-se com a beleza do Pantanal.

Quando ir

A melhor época para ir para o Pantanal é entre os meses de julho e outubro, temporada de secas, a quantidade de chuvas diminui consideravelmente.

Como o Pantanal é famoso por seus terrenos e várzeas de rio alagados, a época de secas é ideal porque facilita o transporte de um ponto ao outro dessa região natural tão rica.

Perto do início da primavera, o cenário pantaneiro fica ainda idílico, por conta da floração de árvores locais simbólicas, os ipês. Eles ficam totalmente coloridos com flores amarelas e roxas.

Evite viajar durante o verão: a água é tanta que alguns trechos da principal estrada local, a Transpantaneira, ficam completamente alagados, impedindo o deslocamento.

Andar de canoa é uma das principais atividades para fazer no Pantanal.
Andar de canoa é uma das principais atividades para fazer no Pantanal.

O que fazer

O Pantanal é o destino ideal para quem quer observar animais e ver a natureza bem de perto.

Durante sua estadia na região, aproveite para passear de barco ou de chalana, remar em uma canoa, andar a cavalo e fazer safáris em carros por entre os terrenos alagadiços que caracterizam esse bioma.

Para quem quer uma viagem voltada para a fauna local, o ideal é aproveitar o Pantanal para uma Focagem Noturna, um passeio que leva os viajantes para andar de carro ou de barco pela região durante a noite.

Como boa parte dos bichos têm hábitos noturnos e circulam livremente pelo Pantanal, essa é a melhor forma de garantir que você verá a maior quantidade de mamíferos, aves e jacarés possível.

Esses passeios são oferecidos em hotéis e agências de turismo locais e basta escolher uma cidade como base para selecionar as modalidades de passeio que você fará durante sua estadia por lá.

Vai Com Multiplus

Desembarcando em Campo Grande ou Cuiabá, visitar o Pantanal é uma experiência inesquecível. Se você também quer dicas do que fazer nas capitais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, acesse o Guia de Destinos Multiplus.