DICAS DE VIAGEM

Tudo o que você precisa saber para aproveitar os Lençóis Maranhenses

Uma mistura única de dunas de areia branca e fofa, lagoas de água doce e salgada, mangues e até enormes espelhos d’água: esses são os Lençóis Maranhenses.

Entre os mais belos parques naturais do nosso país, o Parque dos Lençóis Maranhenses encanta e ganha o coração dos viajantes que querem um destino fora do comum e repleto de beleza natural.

Elaboramos um guia completo, com tudo o que você precisa saber para aproveitar os Lençóis Maranhenses. Leia, comece a planejar sua aventura e embarque em uma viagem inesquecível.

Aproveite as dunas e lagoas de lençóis maranhenses.
Aproveite as dunas e lagoas de lençóis maranhenses.

O que são os Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma das mais importantes regiões de preservação ambiental do nosso país, ocupando uma área de quase 160.000 hectares.

Seu cenário paradisíaco é composto por dunas de areia e lagunas de água doce translúcidas. Vistas de cima, elas formam um verdadeiro lençol, com montes intercalados por espelhos d’água.

Quando ir

As lagoas que formam os Lençóis Maranhenses são abastecidas com água das chuvas. Por isso, quanto mais chove, mais o parque fica bonito.

Para aproveitar ao máximo, programe sua viagem aos Lençóis Maranhenses para que ela aconteça entre os meses de junho e agosto, quando a temporada das chuvas acaba de terminar e as lagoas estão cheias, mas o tempo está firme e ensolarado.

Essa vai ser a garantia de fotos excelentes!

A cidade de São Luis, capital do Maranhão
A cidade de São Luis, capital do Maranhão

Chegando lá

Os Lençóis Maranhenses ficam a cerca de 260 km da capital do estado, São Luís.

Para chegar até lá, desembarque em São Luís e alugue um carro para percorrer o trajeto até Barreirinhas, a maior cidade próxima ao parque nacional.

Existem outras duas cidades, Atins e Santo Amaro do Maranhão, que também podem servir como base para a aventura.

Alugar um carro nos parceiros Multiplus te ajuda a acumular pontos para viver ainda mais aventuras.

Pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses
Pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses

Hospedagem

Existem três cidades que servem como base para quem quer explorar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão.

Dentre elas, Barreirinhas é a que possui a melhor infra-estrutura turística, com uma ampla variedade de hotéis e pousadas, e também restaurantes e agências de turismo.

As outras cidades oferecem hospedagens, além de opções de passeios e pontos de interesse dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Se você reservar seu hotel na plataforma da Multiplus dentro do site da Hoteis.com, acumula 7 pontos Multiplus a cada dólar gasto em sua estadia. Incrível, não é?

A diversão não tem fim nas areias dos Lençóis Maranhenses.
A diversão não tem fim nas areias dos Lençóis Maranhenses.

Principais passeios

Conheça os melhores locais para curtir nas cidades em torno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

As belezas dos Lençóis Maranhenses te aguardam!
As belezas dos Lençóis Maranhenses te aguardam!

Lagoa Azul e Lagoa Bonita

Quem viaja para Barreirinhas pode aproveitar para fazer passeios para a Lagoa Azul e para a Lagoa Bonita, sendo que cada um engloba também a visita a outros espelhos d’água, como a Lagoa da Preguiça e a Lagoa dos Peixes.

Os passeios são sempre feitos em veículos 4×4, organizados por agências de viagem, para facilitar o trajeto.

Eles duram cerca de um dia e podem incluir ver o pôr do sol em meio às dunas, além de mergulho nas águas.

Praia do Caburé

A Praia do Caburé é banhada tanto pelo Rio Preguiça quanto pelo mar, e oferece uma alternativa para quem quer fazer um passeio por Barreirinhas e ir além dos Lençóis Maranhenses.

Quem vai até a região pode aproveitar para fazer flutuações no Rio Preguiça ou simplesmente curtir o cenário da praia.

Uma das belíssimas vistas dos Lençóis Maranhenses
Uma das belíssimas vistas dos Lençóis Maranhenses

Lagoa das Esmeraldas e Lagoa das Emendadas

Essas duas lagoas estão mais próximas à cidade de Santo Amaro do Maranhão.

A Lagoa das Emendadas é uma das mais difíceis de ser visitada, mas também uma das mais bonitas.

Para chegar até ela, é preciso percorrer um trajeto em veículo 4×4 e depois caminhar. São cerca de 4 horas a pé, ida e volta, para conquistar um visual que você nunca vai esquecer na vida.

O trajeto inclui paradas e banho nos espelhos d’água que encontrar pelo caminho.

Vista aérea dos Lençóis Maranhenses
Vista aérea dos Lençóis Maranhenses

Sobrevoo do Parque Nacional

Para ver um visual único do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o melhor jeito é fazendo um passeio de voo por cima da imensidão de lagoas e de dunas.

A aventura aérea leva o viajante para andar de avião por cima dos cenários idílicos do parque nacional. Inesquecível e único.

Atins

Além do parque nacional, essa cidade oferece a Praia de Atins como atração, sendo que ela fica no encontro com o mar e a foz do Rio Preguiça.

Quando a maré está baixa, a Praia de Atins fica ainda mais charmosa, porque enche de piscinas naturais e, quando o vento colabora, suas águas se enchem de praticantes de kitesurfe.

Atins é um dos grandes centros de prática de kitesurfe do Nordeste do país, e é procurado tanto por profissionais quanto por pessoas que querem aprender mais sobre o esporte.

Faça uma deliciosa caminhada pelos Lençóis Maranhenses
Faça uma deliciosa caminhada pelos Lençóis Maranhenses

Preparo físico

Alguns dos passeios pelos Lençóis Maranhenses exigem um certo esforço físico.

Apesar de ser um lugar onde é possível fazer trilhas estando descalço (ou de meia, para evitar que o atrito com a areia machuque os pés), os trajetos são cheios de dunas, que se movem com o vento e podem dificultar um pouco o deslocamento.

O melhor jeito de garantir a diversão é contratar um guia turístico local, que consiga te informar sobre as particularidades de cada passeio, de acordo com suas capacidades físicas.

Vai com Multiplus

Gostou de descobrir tudo o que você precisa saber para aproveitar os Lençóis Maranhenses? Aproveite para explorar também as incríveis praias do estado do Pará.