Tudo o que você precisa saber para aproveitar a Oktoberfest na Alemanha

Com as nossas dicas, você vai curtir tudo o que a Oktoberfest tem a oferecer: boa comida e cerveja e muita diversão.

Tudo o que você precisa saber para aproveitar a Oktoberfest na Alemanha

A Oktoberfest é o festival de cerveja mais famoso do mundo e atrai, todos os anos, milhões de turistas de todos os cantos do mundo. Ela acontece em Munique, que fica a quatro horas de trem de Frankfurt.

A festa originou-se em 1814, quando o Rei Ludwig I celebrou seu casamento, e hoje acontece em diversos lugares do mundo, como em Blumenau, Santa Catarina. Em Munique, a festa se inicia na segunda quinzena de Setembro e termina na primeira semana de Outubro.

Veja nossas dicas para driblar as filas, gastar menos e aproveitar todas as atrações que as duas cidades oferecem.

Tendas X Biergartens

Na Oktoberfest, o espaço divide-se entre tendas e biergartens, os jardins de cerveja, além dos espaços livres, onde você encontra, diversas barracas de comida.

Dentro das tendas, o clima é mais festivo, com atrações musicais e performances típicas. A área externa costuma ser mais tranquila e uma boa opção para quem viaja em família.

Reserve com antecedência

Para comprar cerveja, é necessário estar sentado em uma mesa. A melhor forma de garanti-la é fazendo uma reserva com antecedência, e isso pode significar meses.

Se você não conseguiu fazer a reserva, chegue muito cedo. A partir das nove horas da manhã, aos fins de semana, as tendas e biergartens já costumam estar bem cheios.

Melhor dia da semana

Se você não conseguiu reservar uma mesa, uma ótima opção é visitar o festival durante a semana.

Por volta de meio-dia, as tendas começam a lotar, mas é muito mais fácil conseguir uma mesa. A outra vantagem são as filas menores (para comer, ir ao banheiro, etc).

Vista-se a caráter

Durante a Oktoberfest, turistas e locais usam as roupas típicas até fora do festival. Para uma experiência completa, vista-se a caráter também! É possível encontrar o vestuário típico em diversas lojas pela cidade.

Comida também é importante

Há uma variedade enorme de comidas dentro das tendas, mas as opções mais baratas estão nas barracas. Prove as comidas típicas, como o wurst (sanduíche de linguiça típica da Bavária), steckerlfisch (peixe assado no palito), pretzel e lebkuche (pão doce em formato de coração).

Pagamento em dinheiro

A cada pedido de cerveja, você precisa fazer o pagamento na hora, em dinheiro. Não é possível abrir uma conta para pagar tudo no final ou utilizar cartão. Por isso, faça uma conta do quanto pretende gastar para não ficar na mão.

Uma dica importante é sempre ter dinheiro trocado, para facilitar o pagamento. Lembre-se, também, de incluir a gorjeta a cada pagamento.

Mais Munique

Quem vai a Munique tem muito mais que a Oktoberfest para aproveitar. Passeie pela praça central, a Marienplatz. Ao seu redor ficam a Neues Rathaus, prédio neogótico e prefeitura da cidade e a Catedral de Nossa Senhora.

Também vale conhecer o Englischer Garten, um parque inspirado nos jardins ingleses. De sua torre de observação é possível ter uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

Outro passeio imperdível em Munique é conhecer um dos palácios e castelos da cidade. O Castelo de Schleissheim, além de destino arquitetônico, é também um museu de arte barroca.

E Frankfurt?

Frankfurt está a quatro horas de trem de Munique e vale muito a visita. A quinta maior cidade da Alemanha é conhecida pelos mercados de Natal, abertos durante todo o ano. Além deles, há muito o que visitar.

Tenha uma visão panorâmica da cidade do alto dos 240 metros do Main Tower, no Distrito Financeiro. Passe, também, pelo maior cartão-postal da cidade: a praça Römerberg, localizada no centro antigo de Frankfurt.

Gosta de arte? Conheça um dos museus mais importantes do mundo, o Städel. Prefere fazer compras? Passeie pela Rua Zeil, cheia de opções de lojas de departamentos, fast fashion e boutiques de luxo.

A LATAM Airlines tem voos diretos para Frankfurt. Resgate suas passagens com pontos para fazer todos esses passeios inesquecíveis!

*Beba com moderação.