Rota do queijo e do vinho em Lisboa

Lisboa é cheia de recantos para agradar amantes de bons queijos e vinhos. Confira essa rota especial e programe uma deliciosa viagem.

Rota do queijo e do vinho em Lisboa

Famosa por abrigar pontos turísticos incríveis, como o Castelo de São Jorge e o Elevador de Santa Justa, Lisboa também é cheia de lugares especiais para quem gosta de experimentar diferentes sabores de queijos e vinhos.

Para ajudá-lo a aproveitar ao máximo essas delícias gastronômicas de Portugal, elaboramos uma rota do queijo e do vinho em Lisboa. Confira:

Queijos

Lisboa tem queijarias tradicionais, especiais para quem quer comprar diferentes queijos para trazer para casa, ou mesmo saborear uma tábua no local.

Quando em Lisboa, não deixe de saborear o queijo Serra da Estrela, produzido somente na região central de Portugal.

Ele é feito a partir do leite de uma ovelha específica, a Bordaleira Serra da Estrela, e coalhado com a ajuda de um ingrediente especial, a flor do cardo. Tanto a ovelha quanto a flor só crescem por lá e o queijo é bastante peculiar.

Seu interior costuma fica bastante cremoso, enquanto o exterior fica quase crocante. É possível saborear o queijo tanto como uma espécie de requeijão, espalhado sobre torradas, ou como se fosse uma marmelada, já que as texturas são similares.

Manteigaria Silva

Para experimentar o Serra da Estrela, vá a Manteigaria Silva, uma das mais tradicionais queijarias de Lisboa, fundada em 1956. Por lá, o queijo escolhido é cortado e embalado na hora, para que não perca o frescor.

Os queijos vendidos na casa são curados lá mesmo, em prateleiras de madeira. Para que fiquem perfeitos, eles são virados diariamente.

Manteigaria Silva
Rua Dom Antão de Almada, 1 – Lisboa

Queijaria Cheese Shop

A Queijaria Cheese Shop é perfeita para quem quer saborear os queijos, antes de escolher um favorito. Por lá, é possível encomendar tábuas com dois, três, quatro ou cinco diferentes queijos, acompanhados sempre de morangos, tâmaras e frutos secos. Também dá para fazer uma degustação especial, que harmoniza os queijos portugueses com os vinhos do país.

Queijaria Cheese Shop
Rua Monte Olivete, 40 – Lisboa

Fromagerie Maître Renard

Fundada por três franceses, a Fromagerie Maître Renard oferece várias opções de queijos portugueses, mas também vende opções advindas da França. Na casa, dá para experimentar e degustar vários queijos, sob a orientação dos donos. Se quiser comprar vinhos e licores artesanais, a casa também é uma boa opção.

Fromagerie Maître Renard
Rua Ferreira Borges, 30 – Lisboa

Vinhos

Portugal é famoso por produzir alguns dos melhores vinhos do mundo.

Em Lisboa, o lugar certo para fazer degustações da bebida é nas garrafeiras e nos wine bars, que servem boas amostras advindas de diferentes regiões do país.

Por lá, é válido saborear, por exemplo, o vinho do Porto, que vêm da cidade portuguesa Porto. Doce, no paladar português ele geralmente acompanha sobremesas. Para fazê-lo, os produtores param o processo de fermentação um pouco antes do que o normal, de modo que ainda haja bastante açúcar das uvas na bebida.

Outro famoso vinho português é o vinho verde, produzido no noroeste do país. De sabor leve e fresco, ele costuma acompanhar tapas, saladas e peixes, além de poder ser tinto, branco ou rosé.

Em uma visita às garrafeiras de Lisboa, é possível saborear taças de tipos variados, sem precisar se comprometer com uma única garrafa.

The Old Pharmacy Wine Bar

O The Old Pharmacy Wine Bar funciona em uma antiga farmácia, como o nome sugere, e as garrafas de vinho são abrigadas nos armários e prateleiras de madeira que antes eram ocupados por remédios. São 80 opções diferentes de vinhos servidos “a copo” (ou “taça”, como falamos aqui no Brasil) e outras 120 variedades engarrafadas, que podem ser acompanhadas por tapas e petiscos de queijo e presunto.

The Old Pharmacy Wine Bar
Rua Diário de Notícias, 73-81 – Lisboa

Garrafeira Nacional

A Garrafeira Nacional é o lugar ideal para quem quer encontrar vinhos raros ou de variedades específicas. O lugar existe desde 1927 e é uma casa de referência para todos os lisboetas.

Garrafeira Nacional
Rua de Santa Justa, 18 – Lisboa

Garrafeira Alfaia

A Garrafeira Alfaia é famosa por servir petiscos incríveis, feitos com queijo Serra da Estrela, acompanhados de mais de 400 tipos diferentes de vinhos. A cada 15 dias, novos rótulos entram na carta. Aproveite para saborear também o chouriço de vinho e a alheira.

Garrafeira Alfaia
Rua Diário de Notícias, 125 – Lisboa

Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira é um dos melhores pontos turísticos gastronômicos de Lisboa. Por lá, dá para encontrar barracas com produtos portugueses, como vinhos e queijos, mas também restaurantes e docerias, que servem pastéis de belém e bacalhoadas incríveis.

Aproveite uma visita ao mercado para escolher vinhos e queijos que deseja trazer para o Brasil, lembrando sempre de verificar os limites da Alfândega, quando o assunto é trazer lembranças de viagem para casa.

Para bebidas alcoólicas, por exemplo, o máximo permitido para trazer na mala são 5 litros, sendo o teor alcóolico não pode exceder os 70%. Queijos e outros alimentos derivados do leite também podem vir para o Brasil, desde que estejam em suas embalagens originais e com rótulos que permitam identificar de onde eles vêm. O máximo são 5 kg por pessoa.

Para mais informações sobre o que pode ou não trazer na mala, verifique o site do Ministério da Agricultura.

Mercado da Ribeira
Av. 24 de julho, 481

Fora de Lisboa

Quem quer fazer viagens curtas, ao redor de Lisboa, pode aproveitar para conhecer vinícolas em Bucelas, uma das principais regiões produtoras de vinho de Portugal. Por conta da distância, o passeio pode ser feito em esquema de bate-volta, em um único dia.

Bucelas

Bucelas fica ao norte de Lisboa, a cerca de 25 quilômetros da cidade, no concelho de Loures. O lugar é conhecido por sua produção de vinho branco, feito com uma casta de uvas Arinto.

Os vinhos locais ficaram famosos, porque eram apreciados pelo 1º Duque de Wellington, Arthur Colley Wellesley, que foi primeiro-ministro do Reino Unido, e apareceram com frequência na literatura, com direito a menções em peças de Shakespeare.

Para conhecer as vinícolas e experimentar os diferentes tipos de vinho, além de aprender mais sobre como a bebida é produzida, visite quintas como a das Carrafouchas, a Nova de Bucelas e a do Avelar.

Na cidade ainda dá para conhecer o Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, para saber um pouco mais sobre como a região ficou famosa, com direito a uma exposição com os maquinários e os objetos usados no processo de fabricação da bebida.

Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas
R. Dom Afonso Henriques, 4 – Bucelas

Realize com o LATAM Pass

Agora que você tem uma rota do queijo e do vinho em Lisboa, que tal descobrir Porto? Essa cidade incrível guarda atrações imperdíveis para todos os viajantes.