DICAS DE VIAGEM

Os 6 teatros mais incríveis do Brasil

Seja para ver uma apresentação de balé ou ouvir uma orquestra tocar um concerto, o Brasil é cheio de teatros que são um espetáculo à parte, com direito a muita história, arquitetura e design.

Se você é daqueles que adora conhecer esses centros culturais, descubra os 6 teatros mais incríveis do Brasil!

O incrível Teatro Amazonas.
O incrível Teatro Amazonas.

Teatro Amazonas, Manaus

O Teatro Amazonas fica em Manaus, no Largo São Sebastião, bem no centro histórico da cidade.

O local é um dos principais cartões-postais de Manaus e chama atenção por sua cúpula imponente, com desenhos de pastilhas que lembram a bandeira do Brasil.

Inaugurado em 1896, no auge do Ciclo da Borracha, ele é resultado da riqueza que afluiu pela região durante a época.

O projeto é do arquiteto Celestial Sacardi e o teto foi todo pintado por Crispim do Amaral para lembrar a visão da Torre Eiffel. A casa de espetáculos ainda tem detalhes de máscaras que homenageiam teatrólogos e músicos como Shakespeare, Beethoven, Molière e Mozart.

O Theatro Municipal de São Paulo.
O Theatro Municipal de São Paulo.

Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo

Preciosidade do centro velho de São Paulo, o Theatro Municipal foi inaugurado em 1911.

A casa de espetáculos foi desenhada por uma equipe de arquitetos do escritório de Ramos de Azevedo, que também fez outras obras, como a Casa das Rosas.

Palco de vários acontecimentos históricos, foi no Theatro Municipal de São Paulo que aconteceu a Semana de Arte Moderna de 1922, que revolucionou a arte brasileira.

O local também foi palco do primeiro congestionamento da história de São Paulo: de tanta gente que queria ver os saraus e exposições de arte modernista, uma enorme fila de carros e carruagens formou-se na porta da casa de espetáculos.

Além de ver as apresentações da orquestra sinfônica, da ópera e do balé da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal recebe tours guiados durante a semana, que recontam um pouco da história do local por meio de seus diversos ambientes.

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foto: Elvis Boaventura / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons
O Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foto: Elvis Boaventura / CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

A construção do Teatro Municipal do Rio de Janeiro começou por uma iniciativa do prefeito Pereira Passos. Foi ele o responsável pela reorganização da então capital do país, com direito a muitas demolições e ao alargamento de ruas e avenidas da época.

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro impressiona por sua beleza e imponência e foi desenhado pelo arquiteto Francisco de Oliveira Passos, que se inspirou na Ópera de Paris.

A casa de espetáculos foi inaugurada em 1909 e atualmente conta com impressionantes 2.252 lugares. O local possui uma agenda programática repleta de apresentações de balé e shows de música clássica.

O Teatro da Paz de Belém. Foto: Socorro Simonetti CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O Teatro da Paz de Belém. Foto: Socorro Simonetti CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Teatro da Paz, Belém

O Teatro da Paz, em Belém, é um dos mais antigos do Brasil, inaugurado em 1878.

Essa é mais uma instituição que se beneficiou do Ciclo da Borracha no norte do país.

 

O local costumava se chamar “Teatro Nossa Senhora da Paz” e foi batizado assim pelo bispo Dom Macedo da Costa, que decidiu comemorar de tal maneira o fim da Guerra do Paraguai, em 1870.

Pouco tempo depois, o próprio bispo mudou de ideia e acho melhor deixar apenas “Teatro da Paz”.

Com diferentes salas e salões de menor tamanho, fazer um tour neste local é como viajar no tempo.

A Ópera de Arame de Curitiba impressiona pela beleza!
A Ópera de Arame de Curitiba impressiona pela beleza!

Ópera de Arame, Curitiba

A Ópera de Arame de Curitiba foi inaugurada em 1992 e possui um design único, centrado em estruturas metálicas cobertas de vidro. O arquiteto do local é o arquiteto Domingos Bongestabs.

Para acessar o teatro, é preciso atravessar uma pequena ponte.

O local é cercado por um lago artificial criado durante obras na Pedreira Paulo Leminski, que é vizinha à Ópera de Arame e que também pode ser visitada.

Para preservar a delicada estrutura metálica da Ópera de Arame, apenas mil pessoas podem entrar no local a cada espetáculo que é realizado nele.

O Teatro Arthur Azevedo de São Luís.
O Teatro Arthur Azevedo de São Luís.

Teatro Arthur Azevedo, São Luís

O Teatro Arthur Azevedo de São Luís, no Maranhão, foi inaugurado em 1817 e é, até hoje, uma das principais atrações da cidade.

A casa de espetáculos segue o estilo neoclássico e tem sua fachada toda em cor de rosa, o que a deixa ainda mais singular.

Entre 1922 e 1932, o local funcionou como um cinema, até que voltou à sua função original. Ele foi reformado e restaurado em diversas ocasiões.

O Teatro Arthur Azevedo é o segundo teatro mais antigo do Brasil, perdendo apenas para o Teatro de Ouro Preto, que foi inaugurado em 1770.

Vai com Multiplus

Gostou de descobrir os 6 teatros mais incríveis do Brasil? Conta para mim nos comentários se ficou faltando algum teatro maravilhoso na lista!