DICAS DE VIAGEM

O guia definitivo para quem visita a Disneylândia, na Califórnia

Você sabe qual foi o primeiro parque Disney a ser inaugurado no mundo? Ao contrário do que muitos pensam, o resort original não é o de Orlando, mas o de Anaheim, a 50 km de Los Angeles, na Califórnia, que abriu suas portas em 1955.

A Disneylândia, apesar de menor que o Disney World, tem uma infinidade de diversões exclusivas e clássicas, além de toda a infraestrutura conhecida dos parques Disney.

O resort divide-se em dois parques: o Disneyland Park e o Disney California Adventure Park. Como a Disney de Orlando, conta com muitas opções de hospedagem, restaurantes e compras.

Vai para a Disneylândia? Veja todas as dicas para aproveitar os parques ao máximo.

No Halloween, a Disneylândia tem decoração e atividades temáticas. Crédito: Disney.
No Halloween, a Disneylândia tem decoração e atividades temáticas. Crédito: Disney.

Quando ir?

Os melhores meses para visitar a Disneylândia são janeiro, setembro e novembro. Em janeiro, você vai aproveitar as menores filas do ano, durante a semana.

Em setembro, os parques estão mais vazios e as temperaturas são relativamente agradáveis.

Além disso, é o início da temporada de Halloween, uma das melhores épocas para se visitar a Disney, por conta dos shows temáticos e decoração.

A partir da segunda quinzena de novembro, começam os eventos relacionados ao Natal, quando a Disney fica completamente tomada por eventos especiais e uma decoração super festiva. Evite a época de Ação de Graças e aproveite um movimento moderado – muito menor que em dezembro.

Lembre-se de usar roupas confortáveis nos parques. Crédito: Disney.
Lembre-se de usar roupas confortáveis nos parques. Crédito: Disney.

O que levar?

Independentemente da época do ano, alguns itens são essenciais para aproveitar os parques.

Há armários para guardar itens durante o passeio, o que te dá a opção de levar uma mochila completa e uma pequena bolsa ou pochete para os itens que usará o tempo todo.

Na mochila, leve uma toalha compacta (do tipo que se usa para acampamentos e afins), para o caso de se molhar em uma eventual chuva ou em um brinquedo de água. Para esses fins, também é bom ter uma capa de chuva. Ela será bem mais útil e prática que um guarda-chuva.

Também leve protetor solar, mesmo que não seja um dia de sol. No sul da Califórnia, o sol bate forte, então o ideal é repassar o filtro de tempos em tempos.

Dê preferência para roupas confortáveis e use tênis ou sapatos adequados para muita caminhada. Também é importante lembrar que algumas montanhas-russas mais radicais podem exigir sapatos que fiquem muito bem presos aos pés.

Um casaco é uma boa pedida para o inverno. Mesmo que ele não seja rigoroso na Califórnia, as manhãs e noites costumam ser frias para os nossos padrões.

As batatas fritas com parmesão do Café Orleans são um sucesso. Crédito: Disney.
As batatas fritas com parmesão do Café Orleans são um sucesso. Crédito: Disney.

Onde comer?

Para aproveitar melhor o passeio, o ideal é escolher um dos restaurantes de serviço rápido, os chamados counter service, onde você pede a comida no balcão.

Há muitas boas opções, para que você não precise sobreviver à base apenas de sanduíches.

O Plaza Inn é famoso pelo frango frito. Quer experimentar os sabores de Nova Orleans? Prove os pratos típicos do French Market. E que tal pratos da culinária mexicana? O Rancho del Zocalo oferece uma comida um pouco diferente do que costumamos encontrar no Brasil, e é uma boa oportunidade para provar algo diferente.

Para experimentar uma comida de rua tipicamente americana, passe pelo Corn Dog Castle e peça um corn dog, nada menos que uma salsicha envolta em massa à base de farinha de milho e frita.

Você também pode optar pelos restaurantes de serviço normal, para começar o dia com um reforçado café da manhã, fazer uma pausa mais demorada e relaxante no almoço ou fechar o dia com chave de ouro no jantar. Há diversas opções dentro dos parques e nos hotéis. Nesses restaurantes, procure fazer reserva com antecedência, para garantir sua mesa, especialmente na alta temporada.

Remember… Dreams Come True: o show pirotécnico de tirar o fôlego da Disneylândia. Crédito: Disney.
Remember… Dreams Come True: o show pirotécnico de tirar o fôlego da Disneylândia. Crédito: Disney.

Parque Disneyland

Algumas atrações clássicas devem estar na lista de qualquer pessoa que visita a Disneylândia pela primeira vez. 

Por exemplo, o It’s a Small World, o Pirates of the Caribbean, a Haunted Mansion e o Peter Pan’s Flight.

Passear pelo Castelo da Bela Adormecida também é obrigatório para quem visita o parque pela primeira vez.

Curte montanhas-russas? Divirta-se na Big Thunder Mountain Railroad, Matterhorn, Splash Mountain e Space Mountain. Os fãs de Star Wars vão adorar o Star Tours: The Adventures Continue e quem gosta de Indiana Jones precisa conhecer o Indiana Jones Adventure.

Para finalizar o dia, não perca o show pirotécnico Remember… Dreams Come True. O Fantasmic é outro show que envolve fogos de artifício, efeitos especiais, música e dança e é obrigatório, inclusive para quem conhece o show da Disney de Orlando – o de Anaheim é ainda melhor.

O Radiator Springs Racers é uma atração para os mais radicais. Crédito: Disney.
O Radiator Springs Racers é uma atração para os mais radicais. Crédito: Disney.

Parque Disney California Adventure

Para aproveitar inteiramente os parques, é preferível ter um dia para aproveitar cada um deles.

Otimize seu passeio fazendo um itinerário com as atrações escolhidas (dificilmente será possível conhecer todas) para não bater perna de um lado para o outro.

Nesse parque, aproveite as atrações mais radicais, como o Radiator Springs Racers, o California Screamin, o Soarin’ Around the World e o Guardians of the Galaxy – Mission: BREAKOUT, uma versão do Twilight Zone Tower of Terror.

O Toy Story Midway Mania é uma boa opção para os mais novos. Por fim, aprecie a beleza do show World of Color, que envolve uma elaborada dança das águas e projeções impressionantes.

Mais Disney

Quer mais Disney? Saiba mais sobre todos os parques Disney pelo mundo.

Aproveite e veja aqui um guia para aproveitar Orlando e o Disney World ao máximo.

Deu vontade? Resgate suas passagens com pontos e #VaiComMultiplus!