DICAS DE VIAGEM

O Brasil das mulheres – 8 mulheres incríveis para conhecer em viagens pelo Brasil

Certos destinos possuem a capacidade de nos transportar para o passado. Neles estão gravados grandes acontecimentos da nossa história que repercutem até hoje, seja para fazer seus turistas refletirem ou para servir como inspiração. E muitos destes lugares foram berço de mulheres incríveis que fizeram história. Neste texto vamos conhecer diversas regiões que foram apenas o início de uma grande trajetória para elas.

1. Anita Garibaldi - Laguna/SC

Anita foi uma revolucionária que fez história no século 19. Lutou ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, na Revolução Farroupilha. Teve cinco filhos, mas nunca deixou de lado as batalhas. Sua cidade natal: Conhecida por belas praias e um centro histórico charmoso, Laguna é uma típica cidade do interior. Entre as praias mais famosas da cidade está a do Mar Grosso, contornada por hotéis e restaurantes. No centro histórico é possível visitar o Museu Anita Garibaldi, onde estão guardados documentos, móveis e fotos da época.

Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro.

2. Chiquinha Gonzaga - Rio de Janeiro/RJ

Chiquinha foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e autora da primeira marchinha de carnaval da história, composta em 1899. Lutou a favor da abolição da escravatura. Sua cidade natal: Talvez um dos destinos mais famosos do mundo, o Rio de Janeiro possui praias icônicas, diversidade de bares e restaurantes, espaços culturais e pontos turísticos históricos como o Cristo Redentor. Sua festa mais popular é o Carnaval que teve sua primeira marchinha “Ó Abre Alas” composta pela pianista.

3. Cora Coralina - Goiânia/GO

Cora é uma das maiores poetisas brasileiras que teve seu primeiro livro publicado aos 76 anos de idade. Sua cidade natal: Praças, bosques e grandes jardins dividem espaço entre as áreas urbanas de Goiânia. Com uma intensa atividade cultural a cidade é repleta de cinemas, galerias de arte e museus, como o Museu Cora Coralina inaugurado em 1989.

São Paulo.
São Paulo.

4. Tarsila do Amaral - São Paulo/SP

Tarsila foi uma das figuras centrais da primeira fase do movimento modernista no Brasil. É autora da pintura brasileira mais valorizada da história, o Abaporu. Sua cidade natal: A maior capital do país pode não parecer o destino ideal, mas há muito o que fazer em São Paulo. Com um polo gastronômico e cultural diversificado, a cidade concentra muitas opções de lazer e entretenimento. Como o Museu de Arte de São Paulo, que abriga coleções de arte européia e brasileira, incluindo peças de Tarsila do Amaral.

5. Maria Quitéria - Feira de Santana/BA

Considerada a Joana D’Arc brasileira, Maria Quitéria disfarçou-se de homem para lutar pela independência do Brasil. Sua cidade natal: Palco do maior e mais antigo carnaval fora de época, Feira de Santana é a segunda cidade mais populosa da Bahia. Possui uma bela arquitetura e diversas opções de passeios culturais, como o Museu Regional de Arte.

Maceió
Maceió

6. Nise da Silveira - Maceió/AL

Nise foi uma das mulheres mais importantes na história da psiquiatria brasileira. Deu um basta aos métodos psiquiátricos violentos e propôs a arte como forma de terapia. Sua cidade natal: Uma cidade com praias de águas transparentes e locais que guardam a rica cultura nordestina, assim é Maceió. Em 2018, a cidade fez uma homenagem a Doutora Nise da Silveira, nomeando uma rua com seu nome.

7. Chica da Silva - Diamantina/MG

Filha de mãe escrava e um militar português, Chica foi comprada pelo contratador João Fernandes por quem se apaixonou e teve 13 filhos, ela foi liberta e tornou-se uma senhora poderosa e rica durante o século 16, algo impensável para a época. Sua cidade natal: Descoberta por conta de suas pedras preciosas, Diamantina é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade por conta de sua riqueza histórica. Cercada por trilhas, cachoeiras e estradas de pedra, a cidade também possui centros culturais, museus, e a Casa de Chica da Silva, aberta para visitação.

8. Leila Diniz - Niterói/RJ

Defensora do amor livre e emancipação feminina em plena ditadura militar, Leila chocou o país ao usar biquíni na praia durante a gravidez. Sua cidade natal: Localizada a apenas 13km do Rio de Janeiro, Niterói se destaca pela vegetação abundante e praias de águas cristalinas como a de Itacoatiara. Além disso possui como cartão-postal, o Museu de Arte Contemporânea, assinado por Oscar Niemeyer.