Especial Oscar: destinos que são cenários de filmes famosos

Mais do que a estatueta dourada, muitos filmes que fazem parte da história da maior premiação do cinema merecem estar no roteiro das suas próximas férias.

Especial Oscar: destinos que são cenários de filmes famosos

A contagem regressiva para a entrega do Oscar começou e temos uma boa surpresa para dar asas aos seus sonhos de viajante. Enquanto você faz as suas apostas e dá os palpites em relação aos indicados, separamos alguns cenários de filmes vencedores ou nomeados à premiação para deixar a sua experiência de viagens ainda mais cinematográfica.

Pegue a pipoca e comece a planejar o seu próximo voo, que vai ser digno da indicação de melhor destino. 

Coringa (2019) – Escadarias do Bronx em Nova York

Nada de Central Park, Manhattan ou Estátua da Liberdade. Hoje, o ponto mais instagramável de Nova York era desconhecido pelos turistas até “Coringa” chegar aos cinemas e receber nada menos que 11 indicações à premiação da academia. Localizadas na 167th Street da região Sul do Bronx, as escadas em que o ator Joaquin Phoenix aparece dançando no filme têm recebido turistas e pessoas fantasiadas como o rival do Batman diariamente.

Pantera Negra (2018) – Cataratas do Iguaçú  

Vencedor dos Oscars de melhor figurino, trilha sonora e direção de arte, “Pantera Negra” tem um pano de fundo grandioso e brasileiro. Sim, as cenas épicas do reino de Wakanda foram filmadas nas Cataratas de Foz do Iguaçu. Localizada na fronteira do Brasil com a Argentina. a queda de 275 metros é tão majestosa que, antes disso, também já foi cenários de outros filmes, como “Indiana Jones”, “Tarzan” e “007 Contra o Foguete da Morte”.

Rio (2011) – Rio de Janeiro

E tem mais Brasil nas telas internacionais. Produção toda feita em 3D e indicada ao oscar de melhor canção original em 2012, “Rio” traz à tona o melhor do visual carioca com takes do Pão de Açúcar, da Vista Chinesa, de praias cariocas e mais. A aventura da arara azul pela cidade caiu nas graças do público e o carisma do personagem garantiu um filme-sequência que teve a Amazônia como cenário.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulin (2001) – Bairro de Montmartre em Paris

Já faz quase 20 anos que a história de Amélie (Audrey Tatou) conquistou cinéfilos do mundo todo com suas cenas coloridas e cheias de poesia. O sucesso foi tão grande que, em Paris, muitos viajantes desejam conhecer de perto os lugares por onde a protagonista andava pelo boêmio bairro de Montmartre. Entre os pontos mais procurados estão a basílica Sacré Coeur e o Café des Deux Moulins. É claro que, lindo como é, o filme teve entre as cinco indicações ao Oscar de 2002 a de melhor direção de arte.

Lagoa Azul (1980) – Punta Cana

Um dos passeios mais procurados em Punta Cana é o da Ilha Saona. Afinal, quem é que não quer conhecer de perto o local onde foi filmado o icônico longa “A Lagoa Azul”, estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins? O passeio por um dos cenários do filme indicado ao Oscar de melhor fotografia realmente vale muitos cliques.

Rocky (1976) – Museu de Arte da Filadélfia

Até mesmo quem nasceu bem depois dos anos 70 e 80 já ouviu falar em Rocky Balboa, personagem imortalizado por Sylvester Stallone no filme homônimo que ganhou três Oscars, incluindo o de melhor filme, e ainda teve seis sequências. Não à toa, as escadas onde o boxeador treinava obstinadamente, no Museu de Arte da Filadélfia, viraram parada obrigatória e o local até ganhou uma escultura do protagonista.

A Doce Vida (1960) – Fontana di Trevi em Roma

O tempo passa rápido. Há 60 anos esse clássico de Federico Fellini venceu o Oscar e se tornou parte parte do imaginário dos amantes da sétima arte. Mas o que importa aqui é a cena filmada na Fontana di Trevi, onde a diva Anita Ekberg e o veterano Marcello Mastroianni se banham sob a luz do luar. A noite, aliás, é um ótimo momento para conhecer a fonte e evitar o tumulto de turistas.

Conta aqui pra gente nos comentários se você já visitou algum destino cinematográfico!

  • Destino
  • famosos
  • Filme
  • filmes
  • Oscar