Como curtir o Carnaval em nos nossos top destinos

Do Rio de Janeiro a cidades menos prováveis para se cair na folia, neste post temos a prova de que no Brasil a festa acontece de norte a sul!

Como curtir o Carnaval em nos nossos top destinos

Já pensou em passar o Carnaval em Porto Alegre? Ou então, em assistir a um desfile no sambódromo de Vitória? Seja lá qual for o seu estado de espírito para o feriado, reunimos aqui um pouco do que acontece em cada um de nossos top destinos durante a folia. Aí você pode decidir se vai de samba-enredo, axé, maracatu, música eletrônica ou marchinha…

Rio de Janeiro

Famosa internacionalmente por seu Carnaval, a cidade tem festa para tudo quanto é gosto nessa época do ano. A começar pelos monumentais desfiles do grupo especial no sambódromo, que não se cansam de encantar com suas fantasias, cores, carros alegóricos e sambas-enredo. E a energia continua nas ruas. Cada vez mais conhecidos, os bloquinhos levam a festa para diversos cantos da cidade. Para quem ainda não foi e quer conhecer, vale começar pelo já centenário Cordão da Bola Preta, em Ipanema, um dos mais tradicionais nas ruas cariocas.

São Paulo 

Se antigamente todos os paulistanos fugiam de São Paulo durante o Carnaval, já faz alguns anos que o cenário mudou, isso é fato. Tanto é que o esquenta dos bloquinhos de rua já começou em janeiro. E tem opções musicais para todos: marchinha, rock, reggae, hits para a criançada e por aí vai. Ah, também vale lembrar dos desfiles das escolas de samba no sambódromo paulista, que estão cada vez mais bonitos.    

Porto Alegre 

Já falamos sobre a capital gaúcha por aqui, mas nada relacionado a Carnaval. Fique então você sabendo que, na terra do chimarrão, não só existe uma folia das boas, como ela se estende até a primeira semana de março. A festa de rua passa pela Cidade Baixa, Orla do Guaíba, Centro Histórico e também em algumas regiões mais descentralizadas. Entre os bloquinhos, o Maria do Bairro é um dos mais tradicionais, mas o Galo de Porto, inspirado no carnaval pernambucano, e o Areal da Baronesa, que nasceu em um antigo quilombo gaúcho, também arrastam os foliões.

Salvador

Com trios elétricos grandiosos e muito axé, o Carnaval soteropolitano atrai um público de mais de um milhão de pessoas. Pelos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (no Centro Histórico), os foliões costumam festejar sem pagar nada no meio da famosa pipoca, ou desembolsam um pouco mais para cair na festa de abadá ou no conforto dos camarotes. Depois de pular e suar a camisa, vale esticar a estadia para descansar nas praias da cidade.

Vitória

Poucos sabem, mas na capital do Espírito Santo também há um sambódromo com desfiles cheios de produção. A diferença é que, no Complexo Walmor Miranda, mais conhecido como Sambão do Povo, o espetáculo acontece duas semanas antes do Carnaval oficial. Quando a data chega, e festa toma conta de diversos pontos da cidade, como o Centro, Jardim da Penha, entre outros. 

Florianópolis 

Se a magia de Floripa encanta brasileiros e estrangeiros durante todo o verão, imagina só quando a cidade entra em festa. Além de desfiles de escolas de samba no sambódromo, os  bloquinhos também se espalham pelas ruas e a vibe se estende à praia. E isso inclui os badalados beach clubs de Jurerê Internacional. Para quem não é tão fã dos ritmos típicos, as casas noturnas funcionam a todo o vapor e recebem festas regadas a muita música eletrônica.

Recife

A essa altura o Carnaval de Recife já está bombando. Mas ainda há tempo de voar para a terra do frevo e conferir ao vivo os marcos que fazem a fama pernambucana. Um deles é o Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo. O outro é a folia que toma conta das ruas de Olinda, sempre embalada por sons regionais como maracatu, coco e afoxé. 

Fortaleza

Visitar as dunas e cair na folia: poucas experiências carnavalescas podem ser mais divertidas e ao mesmo tempo relaxantes do que essa. E onde mais realizar esse sonho se não na capital cearense? Por lá, o Carnaval costuma acontecer na Praia de Iracema, Praça do Ferreira, Avenida Domingos Olímpio, entre outros pontos da cidade. Mas, se você quiser se afastar, a 110 km da capital está a cidade de Guaramiranga, onde ocorre um festival de jazz e blues em pleno Carnaval. 

Ainda quer saber mais sobre o Carnaval em outros destinos? Leia aqui, então.

  • 2020
  • carnaval
  • top destinos