Destinos para curtir o Carnaval raiz em 2020

Caia na folia em centros históricos icônicos com muita marchinha, fantasia e arte.

Destinos para curtir o Carnaval raiz em 2020

Se você está louco para pular Carnaval este ano, mas quer fugir do óbvio e ainda não decidiu para onde ir, separamos sete destinos que são ótimas opções para cair na folia fora dos grandes centros. Cada uma das cidades abaixo tem o seu estilo, sim, mas todas têm um ponto em comum: são grandes representantes do estilo carnavalesco tradicional de rua. Perfeito para reviver os tempos de ouro da festa.

São Luiz do Paraitinga (SP)

Cidade que respira música, cultura e raízes caipiras, São Luiz do Paraitinga tem uma tradição carnavalesca que remonta aos anos 80, quando os moradores começaram a compor marchinhas para embalar a festa. O resultado disso é uma folia com identidade única e cheia de personalidade. Os blocos mais conhecidos são: Juca Teles, Maricota e Bloco do Barbosa.
A cidade fica no Vale do Paraíba, a cerca 170 km de São Paulo.  

Paraty (RJ)

Cercado por muito verde, Paraty é o destino ideal para cair na festa tanto em terra quanto no mar. Isso mesmo, além dos blocos que percorrem a cidade histórica, as embarcações locais também entram no clima e se enfeitam para a festa. Fazer um passeio de escuna, aliás, é uma ótima opção para relaxar entre um bloquinho e outro.
Para chegar lá, a distância partindo da capital carioca ou paulista é praticamente a mesma: cerca de 250 km.

Olinda (PE)

Você pode até já ter ouvido falar sobre os famosos Bonecos Gigantes de Olinda e os dançarinos de frevo e maracatu. Mas se ainda não sentiu pessoalmente a energia das ruas da cidade tomadas por um sem número de gente animada, precisará ir até lá para entender porque ela atrai cada vez mais visitantes. Imperdível!

São Luís (MA)

Conhecida como a capital do reggae no Brasil, São Luís também atrai os carnavalescos em busca de uma experiência fora do comum. Brincadeiras populares, Tambor de Crioula, batuques e grupos de cultura afro tomam conta das ruas coloridas do centro da cidade. 

Ouro Preto (MG)

Não há como ir a Ouro Preto e não se apaixonar pelo Carnaval local. Isso porque, além das marchinhas tradicionais, a folia nas ladeiras históricas da cidade também abre espaço para blocos com músicas mais modernas, agradando a gregos e troianos. Uma boa opção para famílias e grupos de amigos com gostos musicais variados.  
Ouro Preto está a 100 km de Belo Horizonte. 

Antonina (PR)

Carnaval no Paraná? Tem sim, senhores. Na cidade costeira e histórica de Antonina, aliás, a expressão carnavalesca é antiga e bastante conhecida em todo o estado. Blocos de rua e o tradicional Desfile das Escandalosas, no qual os homens se vestem de mulheres, contagiam as ruas da cidade de alegria.
Fica a 84 km de Curitiba. 

Manaus (AM)

A Festa de Paritins é a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em celebração manauara. Entretanto, se você aprecia as expressões populares e regionais, não deixe de incluir o Carnaval de Manaus na sua lista de experiências futuras. Além dos bloquinhos em diversos pontos da cidade, durante a festa, o Teatro Amazonas é palco de um concurso de fantasias e máscaras. 

  • 2020
  • bloco de rua
  • brasil
  • carnaval
  • destinos
  • raiz