Descubra o México de Frida Kahlo

A Cidade do México é o destino perfeito para apreciar a cidade e lugares memoráveis que fizeram parte da vida e obra de Frida Kahlo.

Descubra o México de Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón é uma das artistas mais reconhecidas mundialmente. Não apenas por seus trabalhos e aparência marcantes, mas por sua capacidade de transformar em arte tudo o que estava a sua volta.

Nascida na vila de Coyoacán, Frida deixou, ao lado do marido Diego Rivera, obras de arte e pontos de referência que proporcionam uma viagem inesquecível pela Cidade do México.

E para conhecer a cidade através olhos da artista é preciso desbravar lugares marcantes na sua trajetória, veja só:

Museo Frida Kahlo

O Museu Frida Kahlo é onde a artista nasceu, cresceu, viveu e morreu.
(Divulgação/Museo Frida Kahlo)

Para iniciar a viagem, é interessante visitar o local onde tudo começou, como La Casa Azul. Localizado no bairro de Coyoacán, a Casa Azul é o lugar onde Frida nasceu, cresceu, viveu e morreu, aos 47 anos. Após sua morte, Diego Rivera doou o lugar e todo seus pertences para que fosse constituída a instituição Museu Frida Kahlo.

Mantida e conservada em seu formato original, é possível testemunhar toda a vida de Frida no museu. Inclusive a disposição dos móveis, a cadeira de rodas, suas roupas, diário, cartas de amor, livros, quadros, entre outros objetos.  

Coyoacán

A bela Igreja de San Juan Bautista, em Coyoacán.

Seguindo pelo mesmo roteiro, nas ruas de Coyoacán é possível passear pelos caminhos tranquilos do bairro que possui casas charmosas e prédios construídos em estilo antigo. Ao longo do trajeto você encontra centros culturais, galerias de arte e restaurantes. Todos envoltos por um clima bucólico e nostálgico.  

Um dos melhores dias para visitar o bairro é sábado, por conta da sua animada feira ao ar livre. Não deixe de visitar a igreja San Juan Bautista, um dos templos mais antigos do México.

Museu Dolores Olmedo Patiño

Para os fãs de Frida, o Museu Dolores Olmedo Patiño é um passeio de parada obrigatória. Localizado ao sul da cidade, no subúrbio de Xochimilco, o local possui o mesmo nome de sua antiga dona, uma empresária que possuía o maior acervo de obras de Frida e seu marido. São 145 obras de Diego e 27 peças de Kahlo.

Além de respirar arte, é possível passear pelos jardins de La Noria. Não muito longe dali, estão os Jardins Flutuantes de Xochimilco, um lugar em que é possível passear nas trajineras, embarcações coloridas que contam com a apresentação de mariachis e bandas mexicanas.

As “Casas Gêmeas” foram a Casa de Frida Kahlo e Diego Rivera por cinco anos antes que se separassem. 

Museu Casa Estudio Diego Rivera e Frida Kahlo

As “Casas Gêmeas” foram a Casa de Frida Kahlo e Diego Rivera por cinco anos antes que se separassem.
(Foto: Divulgação/Museu Casa Estudio Diego Rivera e Frida Kahlo)

Criado pelo arquiteto Juan O’Gorman, amigo do casal, o Museu Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo está localizado no bairro San Angél.

Também conhecido por “Casas Gêmeas”, Frida e Diego tinham casas com seus próprios estúdios e ambas eram interligadas por uma ponte. Foi o lugar em que os dois viveram durante cinco anos, antes de realizarem o divórcio.

San Angel

Que tal um passeio pelo bairro San Angel?

Após visitar as Casas Gêmeas, é possível explorar o bairro San Angel que também conta com charmosas galerias de arte, igrejas e mercados de artesanato. Suas ruas sinuosas, prédios coloridos e calçamento de pedra proporcionam uma viagem no tempo da cultura mexicana.

Realize com o LATAM Pass

Explorar a Cidade do México por meio dos olhos e vida de Frida Kahlo é, sem dúvida, uma forma diferente e surpreendente de viajar. Use seus pontos LATAM Pass para dar vida a essa experiência. Vem com a gente!