DICAS DE VIAGEM

Bate-Volta: fim de semana em São Paulo

Como já dizia Caetano: alguma coisa acontece no coração de quem cruza as avenidas de São Paulo. A diversidade em cultura, pessoas e entretenimento da cidade recebe de braços abertos os milhares de turistas que a visitam.

São Paulo é o lugar perfeito para você conhecer com e sem roteiro. Afinal, a pluralidade da cidade preenche dos dias de viagens mais longas aos bate-voltas de finais de semana.

Confira as nossas dicas para aproveitar um fim de semana e embarque para São Paulo!

Mercado Municipal.
Mercado Municipal.

Mercadão

O Mercado Municipal de São Paulo, o famoso Mercadão, é um tradicional ponto turístico da cidade.

O primeiro encanto com o lugar é por sua grandiosa arquitetura. Depois, pelas opções de legumes, verduras, frutas, peixes, aves, entre outros itens comercializadas.

Entre a diversidade em frutas e uma estrutura neoclássica, o grande atrativo do mercado fica por conta do famoso, e enorme, sanduíche de mortadela do Bar do Mané. Iguaria paulistana que surgiu no mesmo ano de inauguração do edifício, em 1933.

Dona Onça

O Bar Dona Onça é um icônico bar-restaurante, localizado em um outro ícone paulistano no centro da cidade: o Edifício Copan.

Dona Onça é aquele estabelecimento que te recebe com uma boa comida, bons drinks e muita tradição.

No cardápio você encontra opções modernas como bife à milanesa e gnocchi, mas os pratos ilustres são nomes conhecidos da cultura brasileira como carne com quiabo, moela de frango, dobradinha, fígado, língua e rabada.

A dica é chegar ao local cedo e, caso precise esperar para sentar, aproveitar a vista e admirar a arquitetura local.

Bar Dona Onça

Endereço: Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200

A Oca, no Parque do Ibirapuera.
A Oca, no Parque do Ibirapuera.

Ibirapuera

O parque mais famoso de São Paulo é um oásis natural no meio da selva de pedra que é a cidade.

Com área de 1.584.000 m², o parque oferece variedade em atividades para lazer: pista de cooper, ciclofaixa e bicicletário, muita área verde para relaxar, lanchonetes, quadras esportivas, museus e muito mais.

Um dos grandes atrativos do local é o Auditório Ibirapuera, projeto de Oscar Niemeyer, que é palco de diversos shows durante o ano. Inclusive, alguns deles são de graça para o público. Nada mal visitar São Paulo e encerrar a viagem assistindo a um show a céu aberto na faixa, né?

Veja a programação do Parque Ibirapuera.

Avenida Paulista.
Avenida Paulista.

Paulista no domingo

A Avenida Paulista é dos cartões postais mais conhecidos de São Paulo e, aos domingos e feriados, fecha o acesso para carros e abre espaço para bikes, skates, pedestres de todas as idades e artistas, que vendem objetos e se apresentam criando a trilha sonora e ritmo para o domingo.

A Paulista Aberta é um projeto para pessoas compartilharem a cidade e curtirem o dia a céu aberto. E para quem não conhece São Paulo é uma ótima oportunidade de ver de perto sua diversidade.

O MASP visto de cima.
O MASP visto de cima.

MASP

Aproveite o passeio na Avenida Paulista e conheça o famoso MASP, Museu de Arte de São Paulo, o primeiro museu moderno do país.

Além de exposições itinerantes, o espaço também abriga um acervo de mais de 10 mil obras entre quadros, livros, esculturas, vestuário, entre outras de diferentes épocas europeia, africana, asiática e das Américas.

O MASP também oferece cursos, oficinas, palestras no primeiro sábado de todo mês, entre outras atividades.

Fique de olho da programação.

Feira Benedito Calixto

A praça Benedito Calixto fica em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, e aos sábados é local de uma famosa feira de roupas, artesanato e antiguidades.

As lojas e restaurantes em volta da Praça também ficam cheias de turistas e paulistanos que passeiam e aproveitam para fazer comprinhas.

Para comer, no centro da praça acontece uma feira com pastéis, bolinhos e outras comidas saborosas, enquanto um grupo de músicos tocam Chorinho, estilo de música popular brasileira.

Vai com Multiplus

Quer mais motivos para conhecer a Terra da Garoa? 5 motivos para você conhecer (e amar) São Paulo.