DICAS DE VIAGEM

Bate e volta: um fim de semana em Salvador

Ah, a Bahia! Com seus encantos e mistérios, sabores e temperos, Salvador ganha o coração e encanta os viajantes que desembarcam nessa cidade incrível.

Para ter um gostinho de tudo o que a Bahia reserva às pessoas, passe um fim de semana em Salvador, conhecendo lugares como o Pelourinho e o Farol da Barra.

Elaboramos um roteiro de bate e volta em Salvador, com dicas do que fazer em dois dias na cidade. Confira.

Pelourinho, Salvador.
Pelourinho, Salvador.

Primeiro dia - Manhã

A viagem por Salvador começa pela parte histórica.

Deixe suas malas em sua hospedagem (sabia que se você reservar seu quarto de hotel com os parceiros da Multiplus, acumula pontos para transformar essa aventura em novas explorações pelo mundo?) e parta já para o Pelourinho, o coração da cidade.

É no Pelourinho que você encontra pontos de interesse como a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Fundação Jorge Amado, que oferece uma excelente vista de todo o largo.

Ainda tem o Museu da Gastronomia Baiana, que conta um pouco da história da região por meio de temperos e cheiros. Se quiser, o local também possui um restaurante incrível, para arrematar sua visita com um sabor especial.

A região do Pelourinho ainda é cheia de outros pontos de interesse, como o Largo Terreiro de Jesus, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA e a Casa do Olodum.

Passe um tempinho na região, conhecendo um pouco de tudo e tirando fotos incríveis de lá. Com a familiaridade de só quem já caminhou por suas ruas, você vai sair da Bahia chamando esse pedaço de “Pelô!”.

O Elevador Lacerda já foi o mais alto do mundo!
O Elevador Lacerda já foi o mais alto do mundo!

Primeiro dia - tarde

Do Pelourinho, siga até o Mercado Modelo, a cerca de 3 km. O mercado foi um importante entreposto comercial no passado, e hoje vende peças artesanais e típicas da Bahia.

De lá, aproveite para conhecer o Elevador Lacerda. Em 1873, quando foi inaugurado, ele era o elevador mais alto do mundo. Pegue uma carona nele e aproveite para admirar uma vista inesquecível da Bahia de Todos os Santos.

Se der tempo, aproveite sua tarde para conhecer alguns dos museus incríveis de Salvador, como Museu de Arte Sacra, o Espaço Carybé das Artes e o Solar do Unhão, um museu de arte moderna que também serve como um ótimo ponto para admirar o pôr do sol.

Para encerrar o dia com chave de ouro, vá até a famosa Praia do Farol da Barra. Além de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, a praia oferece uma linda vista.

Quer dicas de onde saborear pratos incríveis durante sua viagem a Salvador? Neste texto, reunimos todas as dicas de onde comer em Salvador. Confira as recomendações e se jogue no dendê.

Casa de Cultura Jorge Amado
Casa de Cultura Jorge Amado

Segundo dia - manhã

O segundo dia traz duas possíveis aventuras.

A primeira é ir conhecer o Dique Tororó, uma charmosa lagoa construída no século XVII, para proteger a cidade.

Hoje ela é um charmoso ponto turístico local, repleto de estátuas dos orixás, que vão fazê-lo se sentir na Bahia. De lá, siga para fazer uma exploração da Arena Fonte Nova, construída para abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Depois de ver o estádio de futebol e seu gramado, siga até a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim e amarre uma fitinha com seus desejos para conseguir boa sorte.

A segunda opção de passeio é ir até a Casa do Rio Vermelho, lar dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. O local abriga objetos que pertenceram aos dois, além de ser um lugar agradável, perfeito para tirar fotos.

Depois de conhecê-lo, vá até o Acarajé da Cira, que fica nas cercanias e é considerado por muitos o melhor acarajé de Salvador.

Itapuã ganha o <3 de todos os viajantes.
Itapuã ganha o <3 de todos os viajantes.

Segundo dia - tarde

Pegue sua roupa de banho e o protetor solar, porque a tarde do seu segundo dia em Salvador será passada em Itapuã, uma das praias mais famosas da Bahia.

Faça como a música de Vinicius de Moraes e passe uma “Tarde em Itapuã”. Aproveite o visual do farol local, conheça o Monumento à Sereia e coloque o bronzeado em dia.

Fique para ver o pôr do sol e se despeça de Salvador ali mesmo.

Quer mais?

Gostou do roteiro de viagem para um bate e volta em Salvador, e quer mais?

Se você está planejando passar mais do que dois dias na cidade, descubra as praias incríveis da região e muitas outras atrações no nosso Guia de Destinos.