DICAS DE VIAGEM

8 lugares para degustar vinho no Brasil

O Brasil é repleto de lugares incríveis, perfeitos para sentir os diferentes sabores ou apreciar os aromas singulares do vinho nacional.

Seja você um grande apreciador de vinhos ou só uma pessoa em busca de novas aventuras, existem regiões especiais do país, como a Serra Gaúcha e o Vale do Rio São Francisco, no Nordeste, que fazem roteiros todos dedicados à bebida a base de uva.

Confira 8 lugares perfeitos para degustar vinho no Brasil!

A Serra Gaúcha conta com belas vinícolas
A Serra Gaúcha conta com belas vinícolas

Serra Gaúcha

Quem desembarca em Porto Alegre está a pouco mais de 100 km de distância da charmosa Serra Gaúcha.

Composta por cidades como Gramado, Garibaldi e Bento Gonçalves, a Serra Gaúcha tem um clima mais ameno que outras regiões do nosso país.

As temperaturas mais baixas são perfeitas para a produção de vinho de alta qualidade, o que é comprovado pela presença de inúmeras vinícolas nas cidades locais.

São lugares como a Chandon, que fica em Garibaldi e é famosa por seus espumantes. É preciso agendar a visita com antecedência e ela é gratuita, sendo que o viajante pode saborear amostras dos produtos durante todo o processo de fabricação.

Na cidade de Bento Gonçalves existem outras vinícolas que oferecem visitações, como a Salton, que oferece diferentes tipos de tour, a depender da época do ano, e a Casa Valduga.

Existem também tours especializados em vinho, que são disponibilizados nas agências turísticas da Serra Gaúcha. Eles saem de cidades como Gramado e levam as pessoas para conhecer as melhores vinícolas locais.

Aprecie com moderação e aproveite o melhor que os produtos nacionais têm a oferecer.

A Rota de Vinhos de São Paulo é uma das mais conhecidas do Brasil
A Rota de Vinhos de São Paulo é uma das mais conhecidas do Brasil

Rota do Vinho de São Paulo

O interior de São Paulo é conhecido por ter uma rota do vinho única, repleta de cidades com víniciolas sensacionais.

São lugares como São Roque, a pouco mais de 70 km da capital paulista, e Amparo, a cerca de 150 km de São Paulo.

Em Amparo, aproveite a Vinícola Terrassos, que existe desde 2003 e possui um mirante com uma vista inesquecível da Serra da Mantiqueira. Além da degustação de vinho, a casa também oferece um restaurante com festival de massas, risotos e galeto.

Já em Espírito Santo do Pinhal, localizada a cerca de 200 km de São Paulo, a opção de enoturismo fica por conta da vinícola Guaspari.

Para fechar, São Roque é conhecida como “Terra do Vinho” e possui até uma via, a Estrada do Vinho, repleta de vinícolas diversas, que oferecem roteiros e degustações.

Uma das mais conhecidas em São Roque é a Vinícola Góes, que existe desde 1938. A visita oferece um tour pelas parreiras, além de shows de música ao vivo e degustações.

Em certas épocas do ano, a Góes oferece ainda a Vindima, a tradicional colheita manual da uva, seguida pela pisa da uva. Fique de olho para descobrir se ela vai acontecer durante a sua aventura e divirta-se no tradicional processo.

O potencial do Velho Chico para vinhos é cada vez mais explorado
O potencial do Velho Chico para vinhos é cada vez mais explorado

Vale do Rio São Francisco

O Vale do Rio São Francisco vem sendo muito aproveitado por produtores de vinho, que utilizam o solo único da região e o Velho Chico para auxiliar no crescimento das uvas.

Boa parte das vinícolas locais ficam na margem do rio e oferecem paisagens inesquecíveis.

Algumas opções são a Vinícola Rio Sol, que fica em Lagoa Grande, Pernambuco, a cerca de 50 km de Petrolina. Com diferentes tipos de tour, na Rio Sol dá até para agendar um tour durante o pôr do sol, para admirar o cenário único do Rio São Francisco.

Em Casa Nova, no lado baiano do Velho Chico, a cerca de 65 km de Petrolina, encontram-se outros vinhedos especiais, como a Vinícola Terranova.

Vai com Multiplus

Lembre-se de apreciar com moderação e embarque já em uma aventura brasileira de degustação de vinhos.