DICAS DE VIAGEM

8 coisas para fazer em Maceió

Maceió é a capital de Alagoas e dizem por aí que uma das capitais litorâneas mais bonitas do Brasil.

Se você vai embarcar para esse destino sozinho, com família e amigos, ou à dois, a cidade com certeza vai te surpreender. Música, comida boa e paisagem de tirar o fôlego é o que não falta em Maceió.

Anote essas 8 dicas de coisas que não podem ficar de fora da sua viagem, faça as malas e se prepare para ficar de queixo caído.

Praia e passeios

1. Lagoa Mundaú

O passeio pela Lagoa de Mundaú é feito de barco e dura aproximadamente 4h. Durante o percurso você vai conhecer as nove ilhas que a lagoa abriga e onde rendeiras, pescadores e demais locais vivem.

Fazer esse passeio de barco, saindo do Pontal da Barra, é uma oportunidade gostosa e interessante de se aproximar da cultura local e conhecer Maceió de um jeito diferente.

Praia da Pajuçara, em Maceió.
Praia da Pajuçara, em Maceió.

2. Orla Pajuçara

A mais famosa praia de Maceió, Pajuçara, oferece entretenimento para todo o gosto: o agito de barracas ao longo dos seus 2 km de extensão, a calmaria das piscinas naturais, aluguel de pranchas para a prática de stand up e jangadas para passeios.

Além dos atrativos da praia, na orla você também encontra hotéis, restaurantes e feirinhas de artesanato.

São Miguel dos Milagres é o lugar perfeito para mergulhar!
São Miguel dos Milagres é o lugar perfeito para mergulhar!

Extra: São Miguel dos Milagres

A 90 km de Maceió, a belíssima praia de São Miguel dos Milagres tira o fôlego que qualquer turista.

A praia é mais sossegada por ter menos turista, o mar é verde esmeralda e a praia protegida por barreiras de corais que formam piscinas naturais.

O cenário paradisíaco perfeito para descansar.

História e Cultura

Maceió é linda demais!
Maceió é linda demais!

3. Museu Théo Brandão

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore é um espaço dedicado especialmente para a arte popular alagoana.

O Museu abriga objetos indígenas, vídeos, imagens, livros, cordel, entre outros itens que traduzem e mostram aos visitantes as manifestações culturais do estado.

Endereço:  Av. da Paz, 1490 – Centro, Maceió

4. Mirante São Gonçalo

Durante toda a extensão da orla de Maceió, é possível ver alguns pontos com mirantes que atraem turistas e locais.

O Mirante São Gonçalo é o mais famoso por ter uma das melhores vistas para a cidade e parte portuária de Maceió. Uma dica é visitá-lo ao final do dia a apreciar um belo pôr-do-sol.

Além de praias, Maceió também abriga lugares históricos, como a Igreja de Santa Maria Madalena.
Além de praias, Maceió também abriga lugares históricos, como a Igreja de Santa Maria Madalena.

5. Museu da Imagem e Som de Alagoas

Conhecido como MISA, o Museu abriga registros em fotografia e imagens sobre a história de Alagoas, e mais objetos que complementam a narrativa.

Além de expor o acervo, o Museu também é palco de eventos como o MISA Acústico, que visa dar visibilidade para a cultura musical alagoense.

Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá, Maceió

6. Rua das Rendeiras

A famosa Rua das Rendeiras ganhou esse nome por reunir diversas lojas de rendeiras que expõem e vendem seus trabalhos com o bordado filé: um trançado delicado e colorido característico de Alagoas.

A rua fica no Pontal da Barra e ao caminhar por lá, você conhece de perto a produção e resultado final desse trabalho que chega a demorar semanas para ser finalizado.

Gastronomia

O café da manhã de Maceió é incrível!
O café da manhã de Maceió é incrível!

7. Café da Manhã

Sabemos que o nordeste oferece comidas típicas de lamber os beiços e pedir mais.

E em Maceió não poderia ser diferente.

Porém, se você vai visitar a cidade pela primeira vez e não conhece os hábitos dos maceioenses você pode achar um pouco diferente.

Mas com certeza vai se deliciar, com alguns itens do café da manhã, como a macaxeira, inhame, cuscuz, charque, queijo coalho entre outras delícias nordestinas.

8. Picuí

Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Picuí, é conhecido por sua especialidade em carne de sol e com certeza não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Um dos pratos que você encontra por lá é o Prato da Boa Esperança: carne de sol de contra filé, purê de mandioca e mandioquinha, arroz de castanhas brasileiras e crocante de batata doce. De sobremesa, peça o segredo da família: sorvete de rapadura.

Endereço: Av. da Paz, 1140 – Jaraguá, Maceió

Vai com Multiplus

Praias, culinária e muita beleza. Maceió é só uma parte do que Alagoas tem a oferecer para os seus visitantes. Só de olhar essa lista já deu vontade de fechar as malas e partir para mais um destino brasileiro incrível.

A capital alagoana vai surpreender você com tanta beleza natural. Descubra Maceió e boa viagem!