8 atrações imperdíveis em Porto, Portugal

Às margens do Douro, Porto abriga atrações imperdíveis para encantar viajantes que querem conhecer Portugal. Confira dicas do que fazer por lá.

8 atrações imperdíveis em Porto, Portugal

Se Lisboa, em Portugal, é uma cidade linda, Porto é uma cidade mágica, capaz de encantar os viajantes que querem uma amostra abrangente da arquitetura típica portuguesa, com direito ao visual inesquecível do Rio Douro e a sabores únicos do Vinho do Porto.

Reunimos as oito atrações imperdíveis em Porto, para quem vai viajar à cidade. Confira:

Cruzar a ponte D. Luís

A Ponte D. Luís é icônica de Porto.

Uma das construções mais icônicas de Porto, a ponte D. Luís chama atenção por ser toda feita de ferro. Ela foi erguida para ligar Porto à cidade de Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio Douro.

Com uma pista em cima da outra, a ponte carrega tanto o tráfego de pedestres, quanto o de metrô e o de veículos. Inaugurada em 1886, a ponte lembra um pouco a Torre Eiffel de Paris, porque foi projetada por um estudante de Gustave Eiffel, Théophile Seyrig. Cruzar a pé a ponte D. Luís é ter garantia de que vai ter a melhor vista possível de toda a Porto.

Visitar as igrejas da cidade

A Igreja dos Clérigos de Porto, com sua icônica torre.

A Igreja da Ordem Terceira do Carmo, também conhecida como “Capela das Almas” é uma das mais lindas de Portugal. O exterior é todo coberto dos tradicionais azulejos azuis portugueses, pintados por Silvestre Silvestri para retratar uma narrativa religiosa.

Erguida na segunda metade do século XVIII, essa é uma das igrejas mais icônicas de Porto, que merece uma visita. Já, a Igreja dos Clérigos é uma das principais atrações turísticas de Porto. Ela foi inaugurada em 1763 e possui um marcante estilo rococó, com direito a um altar repleto de detalhes.

O destaque da atração vai para a sua charmosa Torre dos Clérigos, que abriga um sino e possui um visual icônico. Por conta de sua altura, ela pode ser avistada de quase toda Porto e serve como ponto de referência para quem passeia pela cidade. É possível ascender na Torre dos Clérigos, para obter uma vista completa de Porto.

Curtir a Livraria Lello & Irmão

A Livraria Lello e Irmão de Porto. Imagem: Yuka Hayashi (CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Uma das livrarias mais bonitas do mundo fica em Porto. Ir até a Lello & Irmão é mais do que ver livros e apreciar novidades literárias, é conhecer um dos principais pontos turísticos de Porto.

O exterior da livraria já chama atenção de quem passa pela rua, já que o estabelecimento conta com uma marcante fachada em estilo neogótico e, para entrar nela, é preciso comprar ingressos. Se você comprar um livro de lá, recebe o valor da entrada de volta.

Com estantes do teto até o chão, decoradas com bustos de grandes escritores portugueses, como Luís de Camões, Fernando Pessoa e Camilo Castello Branco, e arabescos e detalhes em madeira decorando os tetos e as escadarias, a Lello & Irmão é um lugar mágico.

Tire fotos na Estação Ferroviária

As paredes da estação ferroviária de Porto.

A estação ferroviária de Porto impressiona qualquer viajante. Seja para os turistas que  vão viajar de trem, ou para aqueles que querem ver lugares bonitos, essa é uma atração de encher os olhos. 

Toda decorada com azulejos portugueses azuis, pintados para retratar fatos da história de Portugal, a estação ferroviária é o lugar ideal para quem quer tirar fotos incríveis para brilhar muito no Instagram.

Passeie pelas ruas da Ribeira

Porto é perfeita para ser explorada a pé!

Ribeira é a vizinhança de Porto que fica às margens do Rio Douro. Boêmia e charmosa, suas ruas são agradáveis para quem gosta de caminhar a pé pelo destino de viagem.

É aqui, também, que ficam alguns dos melhores bares e restaurantes de Porto. O Cais da Ribeira, por exemplo, oferece uma vista incrível para quem quer ver a Ponte de D. Luís de longe e admirar o pôr do sol ao fim do dia.

Aproveitar o Rio Douro

Aproveite para curtir o Douro.

Além de cruzar a ponte de D. Luís, quem quer aproveitar o visual e o ambiente do Rio Douro pode pegar um teleférico que cruza as margens do rio e oferece um visual inesquecível, que tira o fôlego até mesmo dos viajantes com experiência.

Se você quer poupar suas pernas do sobe e desce das ladeiras de Porto, mas sem deixar de aproveitar a vista do Douro, uma opção é pegar o funicular que fica próximo às margens do rio.

Para coroar o seu aproveitamento de um dos rios mais importantes de Portugal, alugue um barco e faça um mini-cruzeiro pelas águas do Douro.

Participar de uma degustação de vinho do Porto

Deguste os vinhos do porto. *Aprecie com moderação.

Porto ficou famosa no mundo inteiro por conta do “vinho do porto”. Por isso, uma visita à cidade não está completa sem fazer uma degustação de vinhos, em alguma das muitas vinícolas e adegas que existem na cidade.

Certos estabelecimentos oferecem, além do vinho, uma seleção de queijos portugueses para acompanhar e harmonizar com a bebida. Aprecie com moderação e descubra os diferentes sabores dos vinhos portugueses.

Saborear uma “francesinha”

Não saia de Portugal sem saborear uma tradicional “Francesinha”.

“Francesinha” é um prato típico português, que surgiu em Porto. Nada melhor do que saborear uma iguaria no lugar onde ela foi criada, não é? Vários restaurantes da cidade, inclusive, só possuem o sanduíche no menu.

Basicamente, a francesinha é um sanduíche feito com duas fatias de pão de forma recheadas de uma mistura de carnes, como presunto fiambre, linguiça e carne bovina, e bastante queijo. O sanduba é, então, coberto com queijo e um ovo frito e é colocado para aquecimento, o que deixa o queijo derretido.

Para coroar a mistura, o prato é regado com um molho especial, feito com cerveja, vinho do porto e uma mistura de pimentas que o deixa levemente apimentado. Uma delícia imperdível de Porto.

Vá mais longe com o LATAM Pass

Gostou de descobrir as melhores atrações de Porto? Então, aproveite para anotar dicas do que fazer e onde comer em Lisboa.