6 lugares geográficos curiosos do mundo

Se você é daqueles que adora a ideia de estar no centro de um continente ou em dois lugares ao mesmo tempo, vem conferir 6 lugares geográficos curiosos do mundo.

6 lugares geográficos curiosos do mundo

Nosso mundo é cheio de curiosidades e coisas peculiares. Dá para estar em dois lugares ao mesmo tempo ou bem no centro de um continente enorme como a América do Sul.

Se você adora essas particularidades, vem conferir minha lista dos 6 lugares geográficos mais curiosos de todo mundo.

Centro Geodésico da América do Sul – Cuiabá

Vista aérea de Cuiabá.

O Centro Geodésico da América do Sul fica em Cuiabá, no Mato Grosso. “Geodésico” quer dizer que esse local é equidistante entre os oceanos Atlântico e o Pacífico, ou seja, é o coração de todo nosso continente. Para chegar a essa localização exata, foram feitos muitos estudos conduzidos pelo Marechal Rondon, em 1909.

Há controvérsias em relação a esse ser mesmo o centro da América do Sul, mas, em Cuiabá, há uma enorme estrutura que faz referências a essa curiosidade geográfica e esse é um ponto que merece ser visitado por todos que viajam até a cidade, juntamente com o Centro Histórico, o Calçadão de Cuiabá e o Museu do Morro da Caixa D’água Velha.

Marco Zero – Macapá

O Marco Zero de Macapá.

Macapá é a única cidade brasileira a ser cortada pela Linha do Equador, que divide o mundo em Hemisférios Norte e Sul. Para marcar essa linha imaginária há, em Macapá, um Marco Zero.

Essa atração consiste em um grande obelisco de 30 metros de altura. Em seu topo, há um círculo, pelo qual dá para observar o sol durante os equinócios.

No local, ainda há uma linha demarcada no chão e, além de tirar fotos com um pé em dois lugares ao mesmo tempo (um no hemisfério Sul e outro no Norte), também dá para equilibrar um ovo perfeitamente no local, por conta de um fenômeno da física.

Curiosamente, bem ao lado do Marco Zero há um estádio de futebol. Se tem bola rolando por lá, um time pode marcar pontos de lados diferentes do mundo. Incrível, não é?

Ponta do Seixas – João Pessoa

A Ponta do Seixas e suas piscinas naturais.

A Ponta do Seixas, na Paraíba, é o ponto mais a leste do Brasil e também da América do Sul continental. Por estar no litoral, a Ponta do Seixas abriga uma praia incrível, que é o primeiro lugar onde o sol nasce, aqui no nosso país.

Quando a maré está baixa, um banco de areia pode ser avistado na costa, formando uma incrível piscina natural, que também é a maior da Paraíba.

Além de ser curioso, esse é um ponto geográfico bastante agradável para quem quer curtir uma praia. Localizado a cerca de 14 km de João Pessoa, conhecer esse ponto geográfico curioso é quase obrigatório para quem viaja para essa cidade.

Meridiano de Greenwich – Inglaterra

Dá para “ver” o Meridiano de Greenwich em Londres.

O Meridiano de Greenwich é a linha imaginária que divide o mundo ao meio, em oriente e ocidente. É a partir dele que são calculados os fuso-horários dos países. Dá para visitá-lo em Londres, no Observatório Real de Greenwich.

A linha foi definida em 1851, mas mudou levemente de posição algumas vezes, já que novos cálculos foram feitos com o uso de novas tecnologias, para conseguir definir com precisão a metade do mundo. Dá para ver toda essa história contada por lá, além de colocar um pé no oriente e outro no ocidente.

Ainda nas dependências do Observatório, é possível conhecer a Flamsteed House, onde moravam alguns cientistas. Hoje, o local é um grande museu com objetos de pesquisa científica históricos e que fizeram parte dessa definição tão importante para a economia do mundo.

Cabo das Agulhas – África do Sul

O Cabo das Agulhas é o ponto mais ao sul do continente africano.

O Cabo das Agulhas é o ponto mais ao sul de toda a África. Ele fica a cerca de 220 km da Cidade do Cabo. Se você viaja de carro para conhecer esse lugar, pode aproveitar para conhecer também o Cabo da Boa Esperança, um importante marco marítimo.

Além de ser o ponto mais ao sul de toda a África, o Cabo das Agulhas também marca a transição entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico. Quem visita esse lugar incrível pode aproveitar para ver dois dos maiores oceanos do mundo, de uma vez só.

Cabo da Roca – Portugal

O Cabo da Roca fica a apenas 40 minutos de Lisboa e é o ponto mais ocidental de toda a Europa continental.

O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal e também da porção continental da Europa. O local oferece um visual incrível do Oceano Atlântico e pode ser visitado por quem viaja a Lisboa, já que ele fica a apenas 40 minutos de viagem de carro da cidade.

Com um imponente farol e uma beleza natural incrível, a sensação de estar “na beira” da Europa vai deixar todo o viajante empolgado para conhecer esse local.

Até Camões se inspirou no local e escreveu sobre o Cabo da Roca: “Onde a terra se acaba e o mar começa”, no Canto III de “Os Lusíadas”.

Realize com o LATAM Pass

Você já tem uma lista de destinos dos sonhos, agora é só realizar. Aproveite os pontos LATAM Pass para chegar mais rápido!