DICAS DE VIAGEM

6 dicas de como valorizar o seu dinheiro na hora do câmbio

Passagem comprada, hotel reservado e agora? Ficar de olho na variação do câmbio e trocar o dinheiro. Simples, né?

Simples mais nem tanto. Sempre vale consultar mais de uma casa de câmbio e pegar dicas com quem já viajou bastante. Afinal, dica boa nunca é demais.

Veja abaixo 6 dicas para valorizar o seu dinheiro na hora do câmbio!

Valorize seu dinheiro aprendendo como o câmbio funciona!
Valorize seu dinheiro aprendendo como o câmbio funciona!

1. Informação e planejamento

Caso você nunca tenha viajado para fora do Brasil, entender como o câmbio funciona é um bom começo para o planejamento da viagem.

Pense assim: o real é a sua moeda de troca e o dinheiro do país de destino é o produto.

E cada produto tem um valor. Usando o dólar como exemplo, existem dois tipos: o dólar comercial e o turismo, o tipo pelo qual você vai trocar o seu dinheiro.

O próximo passo é planejar o quanto você pretende gastar na viagem. Embora imprevistos, bons e outros nem tanto, aconteçam durante viagens, ter um gasto médio diário ou para toda a viagem é um bom jeito de não acabar gastando além do que pode ou precisando trocar dinheiro no país. O que nos leva para a próxima dica.

2. Veja onde a sua moeda vale mais

Em alguns lugares o real vale mais e em outros nem tanto. E por isso, essa é uma dica que vale a pena ficar atento.

O real é valorizado em alguns lugares da América do Sul, e por isso, vale a pena trocar o seu dinheiro no destino, podendo aproveitar uma cotação melhor. Mas caso você embarque para um país que tem, por exemplo, o dólar ou o euro como moeda, o melhor é fazer o câmbio no Brasil.

Dica extra: ao viajar para países da América do Sul, às vezes vale a pena trocar real por dólar no Brasil e no país destino, trocar o dólar pela moeda local. Mas lembre-se, antes de tomar essa decisão, coloque no papel os valores e taxas e avalie se realmente é o mais vantajoso para o seu bolso.

Levar dólar pode ser uma vantagem na hora de trocar moeda.
Levar dólar pode ser uma vantagem na hora de trocar moeda.

3. Prefira sempre a moeda local

Com exceção de alguns lugares no mundo, levar dinheiro que não seja o do local é desvantajoso.

O melhor negócio é levar dólar, euro ou a moeda forte no país destino.

 

Quando você viaja com moeda que não é valorizada, como o real, você acaba perdendo dinheiro. E mesmo que seja caro comprar, como no caso do euro ou libra, o melhor é pesquisar a melhor cotação para câmbio e chegar no destino com o dinheiro local.

4. Acompanhe o câmbio antes de trocar

Do mesmo jeito que pesquisamos preço de passagem aérea e hotel antes de reservar, precisamos acompanhar a variação do câmbio antes de tomar uma decisão.

Existem diferentes casas de câmbio espalhadas pelo Brasil e em cada uma você pode encontrar um valor diferente para trocar o seu dinheiro. Por isso, antes de sair comprando moeda por aí, pesquise e avalie o melhor momento para você.

Cartão para #PontoLovers.
Cartão para #PontoLovers.

5. Cartão de crédito Internacional

Estranho ver ele por aqui, não? Isso porque sabemos que a taxa cobrada no cartão de crédito em compras internacionais é superior a 6%, o famoso IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Mas há países que dão desconto em contas pagas com cartão de crédito, como no caso do Uruguai (9% em restaurantes).

Ou seja, sempre pesquise sobre o país de destino e veja as vantagens em pagamentos que ele acaba oferecendo aos turistas.

Dica: A Multiplus e o cartão de crédito Multiplus Itaucard são parceiros para você ter mais vantagens e acumular pontos com isso. Conheça os benefícios.

6. Fuja do câmbio em aeroportos

Como dissemos no primeiro item: planeje o quanto você vai precisar em sua viagem. Recorrer às casas de câmbio dos aeroportos de última hora nunca é um bom negócio. O valor final sempre vai ser mais alto e você vai perder dinheiro.

Dica: evite ir à casas de câmbio nos finais de semana ou próximas a pontos turísticos.

Sabemos que é importante trocar o seu dinheiro em um lugar de confiança. E por isso, a Multiplus é parceira da Codepe Câmbio, uma casa de câmbio que também ajuda você a acumular mais pontos.

Vai com Multiplus

Agora que você sabe como valorizar o seu dinheiro, o próximo passo é descobrir o que o seu destino tem a oferecer para você. Explore as nossas dicas para mais de 900 destinos espalhados pelo mundo!