DICAS DE VIAGEM

6 coisas para fazer em Teresina, no Piauí

Localizada no nordeste brasileiro, Teresina é a capital mais arborizada no Brasil. Portanto, grandes parques também fazem parte do seu cenário.

Variedade em atividade cultural é o que espera os viajantes da região. Ao visitar a cidade, não deixe de olhar o calendário cultural, além de experimentar uma Cajuína bem gelada enquanto saboreia um prato típico.

Ficou curioso para conhecer? Acompanhe nossas dicas.

Parque Ambiental Encontro dos Rios

Teresina é a única capital nordestina não banhada por mar. Porém, dois grandes rios a atravessam, sendo eles: Poti e Parnaíba.

O encontro desses rios é um atrativo para os visitantes da cidade.

No Parque Ambiental Encontro dos Rios é possível observar o encontro no alto dos mirantes e aproveitar a visita para conhecer o artesanato e culinária local, além de se aventurar em trilhas e pescaria.

Um outro mirante para visitar é o da Ponte Estaiada. A longa ponte que cruza o rio Poti tem um mirante no centro no qual você pode subir e ter uma visão 360º da cidade que, por ser muito quente, é cheia de verde.

Museu do Piauí

Quer saber mais sobre a história da região? Fundado em 1934, o Museu do Piauí é um casarão localizado no centro da cidade e abriga mais de 7 mil itens históricos como machados primitivos, louças e porcelanas antigas, e muito mais objetos que contam a nossa história.   

Espaço Cultural Esperança Garcia

O antigo Memorial Zumbi dos Palmares, hoje, é um espaço cultural com exposições, oficinas de percussão, dança e culinária; além de ser casa de shows e ter salas equipadas para projetos de inclusão digital.

Fique de olho na programação no site e conheça o espaço.

Experimente a culinária local

O prato típico da região é preparado em panela de barro. Para quem gosta de uma boa comida caseira, esse já é um motivo pra ficar de água na boca.

Maria Isabel, nome do quitute, é uma mistura de carne seca de boi com arroz servida com banana ou baião de dois (mistura de arroz com feijão). A carne usada no preparo pode variar entre carne de bode, galinha caipira ou pato.

Para beber, o refrigerante típico da região é uma bebida produzida a partir do cajú, por isso o nome Cajuína, e também é considerada um patrimônio cultural do Piauí.

Teresina, Piauí.
Teresina, Piauí.

Polo Cerâmico do Poty Velho

Das tradições de Teresina, produzir artefatos em cerâmica é uma delas.

Para quem gosta de levar um pouco do destino que visita, com certeza esse é o lugar perfeito.

 

Vasos, pratos e jóias são alguns dos tipos de objetos criados por mais de 300 famílias locais e vendidos em mais de 20 lojas no Polo Cerâmico do Poty Velho.

Festas populares

Vai viajar para o Piauí? Fique de olho no calendário e participe das celebrações folclóricas de lá, como o Bumba meu Boi.

Conhecido em diversos pontos do Brasil, a festa conta a história de uma mulher que, por desejo de grávida, pede ao marido que traga a língua o melhor boi da fazenda.

O homem atende ao pedido da esposa, mas logo é acusado pelo dono do gado que chama dos doutores da cidade para ressuscitar o Boi. No fim, a história vira uma grande celebração em torno dele onde todos dançam, cantam e se divertem.

Vai com Multiplus

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Teresina? Descubra o nordeste além do litoral e conte para a gente quais foram as suas aventuras.