DICAS DE VIAGEM

6 atrações turísticas em Cuiabá

A cidade de Cuiabá é repleta de atrações para quem quer um destino nacional tranquilo e com muita natureza.

Rodeada pelo Cerrado e com parques incríveis, como o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a apenas 60 km do centro da cidade, Cuiabá é maravilhosa!

Reunimos 6 atrações turísticas de Cuiabá para você aproveitar a cidade ao máximo. Confira!

Centro Geodésico da América do Sul

Esse monumento enorme fica em uma praça no centro da cidade e marca o “coração” da América do Sul, o meio do caminho entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

Ele foi determinado pelo Marechal Rondon, em 1909, e hoje há controvérsias em relação a se esse é mesmo o centro do nosso continente.

De todo o jeito, esse é um ponto bonito e perfeito para quem quer tirar uma foto curiosa para as redes sociais.

Parque Mãe Bonifácia

O Parque Mãe Bonifácia é um verdadeiro refúgio para quem quer fugir do calor tradicional de Cuiabá.

Essa é uma ampla área verde, toda coberta pela vegetação típica do Cerrado Brasileiro, com muitas árvores baixas e arbustos.

O parque conta com trilhas para quem gosta de fazer caminhada e fica ainda mais bonito no mês de agosto, quando começam a nascer as flores das árvores e plantas locais.

A Cachoeira Véu da Noiva, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
A Cachoeira Véu da Noiva, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães fica a apenas 68 km de distância de Cuiabá.

Em menos de uma hora de carro, o viajante encontra um dos parques nacionais mais bonitos do país, abrigando em sua extensão quedas d’água marcantes, como a cachoeira do Véu da Noiva.

O Parque Nacional ainda abriga um Circuito das Cachoeiras e a Cidade de Pedra, pontos perfeitos para quem adora aventura e destinos que envolvem trilhas e caminhadas, além de muita natureza.

Vista aérea de Cuiabá, MT
Vista aérea de Cuiabá, MT

Centro Histórico

Como toda boa cidade brasileira, Cuiabá também é dona de um charmoso Centro Histórico, perfeito para quem quer explorar o local a pé.

Por lá dá para encontrar igrejas históricas como a Igreja de Nosso Senhor dos Passos e a Igreja do Bom Despacho.

Há ainda o antigo Arsenal de Guerra, que foi transformado em um centro cultural repleto de atividades e exposições artísticas. Para fechar, outros pontos de interesse são o Museu do Rio Cuiabá e também o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.

Seja para tirar fotos e fazer caminhada, seja para explorar os museus e instituições culturais, é importante reservar pelo menos um tempo de sua viagem para explorar o centro histórico da cidade.

Praça Popular

Bons restaurantes e ambiente agradável para fazer uma refeição ou curtir a noite com os amigos? Tem tudo isso na Praça Popular.

O endereço é um ponto de encontro da cidade, rodeado por restaurantes e casas noturnas e muito frequentado tanto por moradores locais quanto por turistas.

Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

Um dos museus mais singulares do Brasil, o Museu da Caixa D’Água está instalado em um antigo reservatório de abastecimento da cidade, reformado para contar a história de como a água chegava na casa das pessoas no passado.

A caixa d’água era abastecida pelo Rio Cuiabá e, por 142 anos, foi o único meio de ter água de toda a cidade.

Hoje, o local é cheio de torneiras, registros e canos de ferro fundido, além de espelhos d’água.

Para além de sua própria história, este museu também abriga exposições de arte de artistas locais.

Vai com Multiplus

A cidade de Cuiabá é cheia de atrações turísticas e ganha ainda mais destaque quando o assunto são os parques nacionais.

Quer descobrir outros lugares incríveis como o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que também ficam perto de capitais? Descubra os principais parques nacionais do Brasil!