5 passeios essenciais em Ouro Preto, Minas Gerais

A apenas duas horas de carro de Belo Horizonte, Ouro Preto guarda passeios e aventuras para o viajante. Confira aqui os melhores.

5 passeios essenciais em Ouro Preto, Minas Gerais

A apenas duas horas de carro de Belo Horizonte, a cidade de Ouro Preto é uma verdadeira jóia entre as montanhas de Minas Gerais.

Essa região era repleta de ouro e foi muito importante para o nosso país no século XVIII, além de ter sido palco dos principais acontecimentos da Inconfidência Mineira. Por conta disso, suas ruas e vielas são prato cheio para quem gosta de História do Brasil.

As muitas construções em estilo colonial, as igrejas e os museus também oferecem uma verdadeira viagem no tempo, dando a impressão de estarmos no passado, além de serem o cenário ideal para quem quer tirar fotos que vão render muitas curtidas.

Confira os cinco passeios essenciais para se fazer em Ouro Preto:

Conhecer o Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência é uma construção icônica.

O Museu da Inconfidência é uma das construções icônicas de Ouro Preto, localizada na principal praça da cidade. O edifício foi construído em 1855 e possuía um importante papel no cotidiano dos moradores. Ele costumava abrigar a Cadeia de Vila Rica, como Ouro Preto era conhecida antigamente, e a Casa da Câmara Municipal.

O acervo de mais de quatro mil peças do Museu da Inconfidência é uma aula de história viva. Ele conta um pouco sobre a formação de Vila Rica e de sua mineração, além de oferecer bastante informação sobre a Inconfidência Mineira.

É ali, por exemplo, que está localizado o Panteão da Inconfidência, um local que abriga os restos mortais dos participantes do movimento.

Quem admira o trabalho do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, também pode ver de perto várias obras dele nas dependências do museu.

Uma das peças mais curiosas do Museu da Inconfidência é um leão esculpido com cara de macaco. Como Aleijadinho nunca havia visto um leão ao vivo, ele teve que recorrer à sua imaginação para elaborar o animal e o resultado foi mais do que curioso.

Descansar na Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes vista de cima.

A Praça Tiradentes fica bem em frente ao Museu da Inconfidência e é o principal ponto de encontro de Ouro Preto. O local abriga um monumento dedicado a Tiradentes, fundado em 1892.

A estátua ergue-se sobre um grande obelisco, circundado por degraus de uma pequena escadaria, que são muito procurados por viajantes que desejam descansar um pouco antes de partir para uma próxima aventura, ou por quem quer saborear um sorvete.

No Carnaval, quando Ouro Preto torna-se uma cidade maravilhosa para quem quer se divertir e pular à moda antiga, é da Praça Tiradentes que saem boa parte dos bloquinhos e dos grupos de foliões.

Se você quer comprar lembrancinhas da cidade, boa parte das melhores lojas de artesanato e de pedras brasileiras podem ser encontrados aqui. Agora, se prefere saborear o melhor que a culinária mineira tem a oferecer, de torresmos a tutu de feijão, é na Praça Tiradentes que ficam alguns dos melhores restaurantes da cidade.

Visitar igrejas

A Igreja São Francisco de Assis é uma das mais icônicas de Ouro Preto.

Ouro Preto é cheia de igrejas com arquiteturas curiosas e histórias interessantes que vão encantar qualquer viajante. Seja por motivos religiosos ou só para admirar os métodos de construção de antigamente, a cidade é um prato cheio para quem gosta de observar antiguidades.

A Igreja de São Francisco de Assis é uma das mais famosas e começou a ser construída em 1765. Para quem não tem muito tempo, essa igreja é a melhor opção, já que reúne uma boa amostra das principais características das igrejas locais. Por lá, há esculturas de Aleijadinho e também podemos observar pinturas de Mestre Ataíde, que fizeram um grande sucesso durante o Brasil Colonial.

Outra opção de igreja é a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que foi erguida em 1737 e é uma das mais impressionantes de Ouro Preto, porque possui, em seu interior, mais de 400 quilos de ouro.

A igreja é um símbolo da opulência da época da mineração e é a segunda mais rica em ouro de todo o país, perdendo apenas para a Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador.

Ouro Preto possui muitos outros templos religiosos, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de Santa Efigênia e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que tem um curioso formato ovalado.

Passear pelo Museu Casa dos Contos

O Museu Casa dos Contos no canto inferior da imagem.

O Museu Casa dos Contos fica em um antigo casarão, construído em 1784 para ser a residência do administrador de impostos da Capitania de Minas Gerais e acabou sendo confiscada, depois de o próprio administrador não conseguir arcar com os custos dos impostos. Era ali que se faziam as retenções do ouro retirados das minas e a transformação das pepitas em barras de ouro.

O Museu Casa dos Contos abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro (Ceco) e guarda uma vasta coleção de documentos históricos, além de exposições sobre a história das moedas do país durante os períodos colonial e imperial.

Visitar antigas minas de ouro

Uma viagem a Ouro Preto não está completa sem uma visita às antigas minas de ouro que tornaram a região tão famosa. Existem várias minas nos arredores da cidade, que podem ser exploradas pelos viajantes, como a Mina Du Manoel e a Mina do Chico Rei.

A Mina Du Manoel é iluminada por lâmpadas de LED e oferece visitas guiadas, que explicam aos visitantes como era o trabalho feito lá dentro e como o ouro era extraído pelos escravos.

Já a Mina do Chico Rei fica a poucos metros da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, bem perto da Praça Tiradentes. A mina ficou perdida por alguns anos e foi redescoberta por uma família nos anos 50, quando uma bola de brinquedo de uma criança caiu no que aparentava ser um enorme buraco.

Realize com o LATAM Pass

Gostou de descobrir os passeios essenciais em Ouro Preto? Então, agora é só resgatar sua passagem aérea para Belo Horizonte a partir de 3.500 pontos LATAM Pass.

Para acumular mais pontos para outra viagem, alugue um carro com os parceiros do LATAM Pass para ir até Ouro Preto. Assim, você fica ainda mais perto de sua próxima aventura!