5 lugares do Brasil que são patrimônio cultural da humanidade

Você pode ter passado por um Patrimônio Cultural da Humanidade e nem se deu conta. Descubra!

5 lugares do Brasil que são patrimônio cultural da humanidade

Você sabia que o Brasil tem lugares tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO? O tombamento serve como lei para preservação de destinos que são considerados importantes para o coletivo, ou seja, para o mundo todo!  

Abaixo, listamos 5 lugares que foram nomeados como Patrimônio por contarem a história do início do Brasil.

Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira no mundo a ganhar o título da UNESCO de Patrimônio Cultural da Humanidade como paisagem cultural, em 2016.

Lugares como o  Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico, o Corcovado, o Cristo Redentor, a praia de Copacabana, o aterro do Flamengo e o entorno da Baía de Guanabara são pontos intocáveis do Rio de Janeiro.

Os motivos que levaram a UNESCO a dar esse título à cidade foram o contraste entre a arquitetura e a paisagem natural, e, também, porque foi e ainda é fonte de inspiração em diversas canções e poemas brasileiros.

Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto foi a primeira cidade nomeada como Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil, em 1980. Fundada em 1698, a cidade ainda mantém muito da arquitetura original intacta.

São Igrejas decoradas com muito do ouro extraído do período colonial e obras do artista Aleijadinho, além de lugares icônicos como a Praça Tiradentes.

Por seus monumentos e prédios é possível conhecer um pouco de toda a história que passou pelo centro histórico de Ouro Preto.

Goiás Velho, Goiás

Ao visitar Goiás Velho podemos ver vestígios do que antes foi um ponto de começo da colonização do Brasil Central nos séculos XVIII e XIX.

O conjunto da obra arquitetônica e paisagística de Goiás fizeram dele Patrimônio Cultural da Humanidade.

Olinda, Pernambuco

Olinda, cidade próxima a Recife com mais de 20 Igrejas, ladeiras a perder de vistas e casinhas coloridas a cada esquina.

Andando pelas ruas de paralelepipedo de uma das cidades mais antigas do Brasil é possível aprender com a arquitetura e organização da cidade como ela era no século XVI e XVII.

Olinda entrou para a lista de Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade em 1982.

Salvador, Bahia

Situada da Baía de Todos os Santos, Salvador também foi tombada como Patrimônio Cultural.

O projeto de tombamento do centro histórico começou entre 1938 e 1945 com os espaços públicos de Salvador, sendo eles a Praça municipal, Terreiro de Jesus, Caminho de São Francisco, Largo do Pelourinho e Largo de Santo Antônio do Boqueirão.

Uma característica entre eles é a herança arquitetônica de origem portuguesa, como sobrados de dois ou mais andares.

Realize com o LATAM Pass

Gostou de saber sobre os Patrimônios Culturais da Humanidade que temos por aqui? Saiba mais sobre cidades brasileiras e no mundo.