DICAS DE VIAGEM

5 destinos internacionais para curtir o inverno

Para muitas pessoas, o inverno é a melhor estação do ano. É quando as temperaturas mais amenas são um verdadeiro convite para aproveitar lugares inesquecíveis e saborear comidas que aquecem por dentro.

Se você gosta de aproveitar a estação para se divertir de montão na neve, ou se prefere curtir o maior centro de esqui do Hemisfério Sul, que fica na Austrália, anote minhas dicas de destinos internacionais para curtir o inverno e embarque em sua próxima aventura.

Argentina

Para aproveitar o inverno na Argentina, vá direto para San Carlos de Bariloche.

A cidade fica na porção norte da Patagônia Argentina e abriga um montão de neve, florestas, lagos e chalés, além de resorts e estações de esqui incríveis para quem quer se aventurar nos mais variados tipos de esporte de inverno.

O Cerro Catedral é considerado a maior superfície esquiável de toda a América Latina e dispõe de uma excelente infraestrutura.

Depois de descer a montanha várias vezes praticando esqui e snowboard, dá para relaxar e recarregar as energias em um dos resorts exclusivos da cidade, enquanto se aprecia um visual de natureza pura.

Quer mais Argentina no inverno? Uma boa opção é viajar para El Calafate, que fica na porção sul da Patagônia do país.

É em El Calafate que está localizada a geleira Perito Moreno, que é enorme – tem a mesma área de toda a cidade de Buenos Aires. O passeio até a geleira, que costuma ser feito no final do inverno, inclui uma caminhada por cima do gelo milenar.

Ainda na cidade, dá para visitar o Parque Nacional Los Glaciares, que fica branquinho durante o inverno, e também o Cerro Frias, uma grande montanha que oferece uma vista incrível da Cordilheira dos Andes.

Durante essa estação do ano, quando a região fica coberta de neve e há menos turistas na região, tudo fica ainda mais especial.

Chile

O Chile é um prato cheio para quem quer viajar durante o inverno.

Ao lado da Cordilheira dos Andes, Santiago parece estar dormindo em um grande berço formado por incríveis montanhas nevadas.

Na cidade, os enólogos podem aproveitar para se aquecer em diferentes degustações de vinho, além de ver tudo de cima, a partir do mirante do prédio Sky Costanera, que está entre os mais altos da América Latina. Para ter uma vista ainda melhor, suba até o Cerro San Cristóbal.

Outro atrativo de Santiago no inverno é a chance de provar a Centolla, um caranguejo gigante típico do Chile e uma de suas principais iguarias.

A cerca de 60 quilômetros de Santiago fica o Valle Nevado, onde estão concentradas algumas das melhores estações de esqui da América Latina.

Para coroar sua visita invernal ao Chile, vá para Viña del Mar, uma incrível cidade costeira banhada pelas águas do Oceano Pacífico. Por lá, dá para visitar o Castelo Wulff e tirar fotos incríveis do mar.

Mesmo no inverno, a Praia Reñaca continua com um visual de tirar o fôlego. No inverno, não vai dar para tomar sol ou dar um mergulho nas águas, mas aproveitar a brisa do mar e a vista incrível seguem sendo boas opções.

Mas, de longe, o melhor lugar para visitar no Chile no inverno é a cidade de Calama, a porta de entrada do Deserto do Atacama.

A apenas 100 km de distância da cidade de San Pedro do Atacama, Calama possui aeroporto e uma grande malha hoteleira para abrigar aqueles que desejam conhecer os melhores recantos do deserto.

A partir da cidade, é possível fazer um tour astronômico para observar estrelas durante a noite, aproveitando a falta de nuvens e a secura do deserto para obter uma visão desobstruída. Ainda dá para conhecer as Lagunas Altiplânicas, os Gêiseres de Tatio, o Salar de Tara e os Vales da Lua e da Morte.

Aproveitar o inverno para desbravar o Deserto do Atacama fica ainda melhor quando se sabe que é possível ir para lá com voos diretos da LATAM Airlines.

África do Sul

A África do Sul é um destino incrível durante todo o ano.

No inverno, esse lugar paradisíaco fica ainda mais especial, já que dá para ver neve em algumas localidades.

Se você optar por viajar pela Cidade do Cabo, aproveite a Praia Boulders. Apesar das temperaturas mais amenas, o lugar é um conhecido ponto de desembarque de pinguins e pode ser que você conheça alguns deles por lá.

Para se aquecer em Joanesburgo, uma opção é visitar o SAB World of Beer, uma mistura de museu com cervejaria, que ajuda a contar um pouco da história da bebida, criada no continente africano.

Uma boa dica é aproveitar o inverno na África do Sul para fazer safáris. Como essa é a estação da seca, é o melhor período para visitar os animais em seu habitat natural.

No coração do país, fica a região de Stellenbosch, um dos pólos gastronômicos da África do Sul, repleto de vinícolas famosas e com restaurantes mundialmente reconhecidos.

Austrália

Já pensou em viajar para Austrália para esquiar?

E que tal admirar baleias que circulam pela Grande Barreira de Corais?

No inverno, esse destino incrível vai além de praias e de muito surfe.

Ao hospedar-se em uma cidade como Cairns, é possível explorar de barco e de mergulho parte da Grande Barreira de Corais e avistar enormes baleias jubartes, que são comuns no mar da região durante essa época do ano.

Em Sydney, mesmo com temperaturas mais amenas, é possível aproveitar a Praia Bondi, assistir a um espetáculo na famosa Ópera de Sydney e visitar os muitos parques nacionais que ficam próximos à cidade, como o Parque Nacional Sydney Harbour e o Parque Nacional Royal.

Para os mais aventureiros, que desejam explorar o Outback australiano, essa é a melhor época do ano. É possível embarcar em aventuras inesquecíveis usando a cidade de Alice Springs como base.

Já Perisher é uma grande estação de esqui, localizada a cerca de 500 quilômetros de Sydney. Bem maior do que o Valle Nevado inteiro, essa estação de esqui é considerada a maior do Hemisfério Sul e é ideal para aqueles que querem praticar esportes de inverno em um destino completamente inusitado.

Peru

De praias banhadas pelo incrível Oceano Pacífico, passando por montanhas cobertas de neve fresquinha, o Peru é um dos destinos mais agitados da América do Sul.

Na capital Lima, não deixe de aproveitar a Praia de Miraflores que, mesmo com temperaturas mais amenas, é charmosa e agitada. Já o Circuito Mágico das Águas no Parque da Reserva é repleto de fontes, projeções holográficas e chafarizes que apresentam um verdadeiro espetáculo de luzes.

O inverno é a melhor estação para conhecer Cusco e Machu Picchu, já que essa é a estação de secas, quando as chuvas diminuem e é possível visitar as ruínas e os sítios arqueológicos dos arredores com tranquilidade.

Gostou de descobrir todos esses destinos internacionais para curtir o inverno? Então, aproveite para descobrir também alguns destinos incríveis de inverno que ficam dentro do Brasil.