4 parques nacionais perto de grandes cidades brasileiras

A menos de 80 km das principais cidades brasileiras dá para conhecer verdadeiros refúgios de mata preservada e muita aventura. Reunimos alguns dos mais incríveis aqui.

4 parques nacionais perto de grandes cidades brasileiras

Os parques nacionais do Brasil são áreas de proteção da natureza que buscam preservar recantos especiais, seja por suas matas, montanhas ou rios. Quando visitamos esses lugares sensacionais, podemos se reconectar com a natureza, nadar em rios e cachoeiras e ainda praticar esportes radicais.

Alguns dos parques nacionais ficam bem perto de cidades grandes e podem ser visitados sem a necessidade de percorrer longos trajetos de carro.

Reuni alguns deles aqui, em uma lista de 4 parques nacionais para conhecer no Brasil. Confira:

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu abriga as famosas Cataratas do Iguaçu e uma importante reserva de Mata Atlântica, com árvores que rodeiam as importantes quedas d’água.

Criado em 1939, o local conta com cerca de 2 mil espécies de plantas diferentes. Como exemplares de fauna são 400 tipos de aves e pássaros. Além das quedas d’água e do passeio pelo Rio Iguaçu, quem visita o Parque Nacional do Iguaçu pode aproveitar para fazer trilhas e caminhadas em meio a toda essa natureza.

Ele está localizado a apenas 17 km de Foz do Iguaçu e é o principal ponto de interesse da cidade brasileira que fica bem na fronteira com a Argentina.

Parque Nacional da Tijuca

Dentro do Parque Nacional da Tijuca estão localizados alguns dos principais pontos de interesse do Rio de Janeiro como a Pedra da Gávea, a Cachoeira das Almas, o Corcovado e o Cristo Redentor.

Esse é o lugar perfeito para quem quer fazer trilhas e entrar em contato direto com a natureza sem precisar se afastar muito da cidade. Localizado no coração do Rio de Janeiro, é fácil chegar até ele a partir de qualquer uma das regiões da cidade.

Essa zona de proteção ambiental tem uma história curiosa, já que suas áreas verdes são consideradas o resultado do primeiro projeto de reflorestamento do mundo, iniciado em 1861.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado a apenas 60 km de Cuiabá e oferece trilhas sensacionais.

A principal delas é a do Mirante do Véu da Noiva, que oferece um visual inesquecível da Cachoeira Véu da Noiva. A Véu da Noiva é uma enorme cachoeira que tem 86 metros de altura. Como outros atrativos, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães ainda abriga a Cachoeira dos Namorados e o Circuito das Cachoeiras.

Para um visual sensacional, aproveite a visita à Chapada dos Guimarães para conhecer também a Cidade de Pedra, um ponto de onde é possível avistar paredões com quase 400 metros de altura.

Parque Nacional de Brasília

O Parque Nacional de Brasília foi criado em 1961 e tinha o objetivo de preservar os rios e lagos que abasteceriam a nova capital do país. Ele abriga duas piscinas, a Areal e a Pedreira, que são abastecidas com água de poços naturais que começaram a afluir naturalmente.

As piscinas naturais são a principal atração do local, que tem um limite de visitantes diários para preservar a pureza das águas.

Quem gosta de caminhada também é contemplado pelo parque, já que nele existem duas trilhas de baixa dificuldade, são elas: a da Capivara, com pouco mais de 1 km de extensão, e a Cristal Água, com 5 km.

O Parque Nacional de Brasília está localizado a apenas 15 km do centro da capital nacional.

Realize com o LATAM Pass

Gostou de descobrir 4 parques nacionais para conhecer no Brasil? Aproveite para conhecer também 7 destinos no Brasil para quem ama turismo de aventura.