3 roteiros de 10 dias pelo Nordeste brasileiro

Quer conhecer as riquezas do nordeste brasileiro? Preparamos para você 3 roteiros para você incluir nas suas próximas férias.

3 roteiros de 10 dias pelo Nordeste brasileiro

Rico em cultura, culinária e muitas praias, o nordeste brasileiro é rota de diversos viajantes que querem colocar o pé na estrada.

E, entre os nove estados que compõem a região, alguns caminhos já são traçados por turistas que aproveitam o máximo as atrações de cada destino.

Confira nossas dicas de 3 roteiros de 10 dias no nordeste brasileiro e embarque nessa viagem com a gente!

Bahia, Sergipe e Alagoas

Começando por Salvador – BA, a nossa viagem passa por Sergipe e termina na Rota Ecológica de Alagoas. Neste roteiro você vai encontrar dicas para algumas paradas em sua road trip. Vamos lá?

Bahia

Primeira capital do Brasil, Salvador é reduto de cultura e história.

Durante a estadia na cidade, não deixe de conhecer alguns cartões postais brasileiros: Elevador Lacerda, Pelourinho e Farol da Barra, o primeiro a ser construído em nossa costa.

O Elevador liga a parte baixa à alta da cidade, ele tem 63 metros de altura, o que garante uma vista incrível para as piscinas naturais que o rodeia.

Se você gosta de conhecer a história dos locais visitados, a poucos minutos do Elevador, o Farol da Barra abriga o Museu Náutico da Bahia.

Passar uma tarde em Itapuã (e depois seguir estrada)

Hora de pegar estrada. Itapuã, a 20 km da capital baiana,  é parada obrigatória para quem gosta de saborear a comida local. O acarajé da Cira já foi premiado 15 vezes como o melhor acarajé de Salvador. Vai deixar essa passar?

Seguindo mais 55 km para o norte da Bahia, Itacimirim é de tirar o fôlego. Perto da Praia do Forte, o local é dividido entre duas praias: Praias da Ondas e Praia da Espera, agradando surfistas e aqueles que preferem sol e mar calmo.

Se for ficar mais de um dia na cidade, a dica é escolher uma hospedagem pé da areia. Além de ter um custo baixo, a experiência vai deixar a viagem ainda mais gostosa. Para comer, a recomendação local é o restaurante Manguezal.

E que tal conhecer o Projeto Tamar? Berço do Projeto, a Praia do Forte fica a poucos quilômetros de Itacimirim.

Se a sua viagem acontecer entre setembro e março, é possível acompanhar as tartarugas marinhas desovando no local. Incrível, né?

Como última parada na Bahia, o Mangue Seco é um reduto paradisíaco para o descanso antes de seguir viagem. A praia fica a 1h30 de carro de Itacimirim e bem próximo a divisa com Sergipe.

Sergipe

Chegando em Sergipe a nossa dica é continuar a estrada sentido interior até chegar nos famosos Cânions do Xingó para 1 ou 2 dias de estadia. Partindo de Mangue Seco, a viagem dura quase 5h, mas acredite, vale a pena.  

O contraste entre os muros rochosos e os tons de verde-água é um convite para ver de perto esse lugar tão maravilhoso.

O vale tem extensão de 65 km, 170 metros de profundidade e até 300 metros de largura. Para fazer o passeio, que dura 3 horas, o indicado é pegar um catamarã que sai da cidade de Canindé.

Durante o circuito é servido um almoço e também é possível sair do barco e mergulhar nas águas cristalinas. Aproveite a estadia em Canindé, e faça uma visita a cidade histórica vizinha, Piranhas, para percorrer a Rota do Cangaço que combina trilha com um passeio pelo rio São Francisco.

Dica: aproveite a ida aos Cânions e estenda o passeio pegando um barco até a Gruta do Talhado, mais um cenário deslumbrante de formação rochosa.

Alagoas

E para finalizar a nossa viagem, o destino final é Maceió – 300km dos Cânions do Xingó . Já ouviu falar da Rota Ecológica? É por ela que vamos percorrer quase 100 km de estrada e conhecer as mais belas praias de Alagoas.

A Rota começa em Barra de Camaragibe e vai até a última praia do estado, Japaratinga, que diga-se de passagem, é linda! Hospedagem pé na areia, vilas de pescador e muita beleza natural é o que aguarda os turistas que a percorrem.

A parada mais conhecida por quem viaja para esses lados, e que não pode faltar no seu roteiro, é a belíssima e paradisíaca praia de São Miguel dos Milagres.

Ficou encantado com o paraíso que é o Nordeste? Abaixo temos mais um roteiro para quem gosta de explorar o nosso litoral.

Maranhão

Se pegar algumas horas de estrada não está nos seus planos, separamos dicas para um roteiro rico no Maranhão.

O estado oferece possibilidades de aproveitar praias, centro históricos e é claro, os lagos e as dunas de areias dos famosos Lençóis Maranhenses.

São Luís

O colorido centro histórico de São Luís é uma atração à parte.

Reserve um ou dois dias para conhecer cada cantinho e se encantar com a cultura local, como experimentar o tradicional prato Arroz de Cuxá com frutos do mar e conhecer a Casa Maranhão, espaço que conta a origem do Bumba Meu Boi, a atração principal nas festas juninas da região.

Para conhecer um pouco da rotina local, indicamos uma visita ao Mercado das Tulhas, o mercadão da cidade. Alí próximo, está a Rua dos Portugueses, local com construções enfeitadas com os tradicionais azulejos.

Para finalizar o dia em São Luís, no centro acontece o espetáculo do Tambor de Crioula, manifestação cultural que se perpetua por diversas gerações até os dias de hoje.

Alcântara

Partindo de São Luís, você pode pegar um catamarã e navegar por 40 minutos até Alcântara, cidade histórica com ruínas do período colonial.  

Esse é um passeio que pode ser feito em um dia e você tem a opção de ir com um city tour ou ir por conta própria, fica a sua escolha o que achar melhor.

Para quem gosta de conhecer o nosso passado, Alcântara é uma cidade que vai encantar.

As construções antigas contam uma história e se misturam com a paisagem natural do lugar.

Um dos atrativos é a casa construída para hospedar D. Pedro II, que nunca chegou a visitar o local, deixando esse papel para os diversos turistas que passam por lá.

Lençóis Maranhenses

Você deve estar se perguntando: e os Lençóis Maranhenses? Considerado uma das sete maravilhas do mundo, o Parque Nacional encanta todos os turistas que o visitam diariamente e é claro que não poderia ficar de fora do nosso roteiro.

Para chegar nos Lençóis indicamos três cidades de partida onde você também pode se hospedar: Atins, Barreirinha e Santo Amaro, sendo essa a mais isolada e menos turística das cidades.

O ideal é ficar pelo menos três dias aos arredores do Parque para aproveitar as belezas que a região tem a oferecer além dos Lençóis Maranhenses: passeio pelo Rio Preguiça, que faz paradas nos povoados Vassouras, Mandacaru e Caburé. E o Circuito Lagoa Bonita, saindo de Barreirinhas e com duração de aproximadamente 5h.

Como as cidades são próximas, você pode escolher uma para pernoitar e ser o ponto de partida para fazer todos os passeios junto com um guia turístico da região. Para encontrar as lagoas cheias, o melhor período para viajar para os Lençóis é entre junho e setembro.

Rio Grande do Norte e Ceará

Areia branquinha e infinitos tons de azul compõem os cenários paradisíacos das praias do Rio Grande do Norte e Ceará.

Rio Grande do Norte

Começando por Natal, no Rio Grande do Norte, coloque o pé na estrada e faça a Rota do Sol, caminho entre as praias Cotovelo e Camurupim com distância de 18 km.

Durante o caminho, faça a parada na praia de Pirangi e conheça um cartão postal da região: o maior cajueiro do mundo.

O percurso, de carro, dura por volta de meia hora, então dá para aproveitar bastante as praias no caminho.

Durante o dia sombra e água fresca e de noite, vida noturna. O agito da região acontece na praia de Ponta Negra.

Essa é uma praia bastante frequentada por turistas por ter o letreiro da cidade, o Morro do Careca e uma infraestrutura completa com barracas, bares e restaurantes para atender os seus visitantes.

Aproveite que está pela região e faça o passeio de buggy pelas dunas de Genipabu. Por lá você escolhe se prefere com ou sem emoção, o que significa como o buggy será guiado. Mas se quiser fazer o passeio em outro dia, partindo de Natal, a distância de carro é cerca de 40 minutos.

Duas praias imperdíveis de conhecer em sua viagem para o Rio Grande do Norte: a famosa Praia da Pipa, a 1h30 de carro de Natal – sentido sul, e a praia de Maracajaú, a menos de 1h saindo de Natal – sentido norte.

Ambas são impressionantes por suas águas cristalinas e tons de azul. Os cenários são paradisíacos, sendo Pipa encantadora por seus paredões de pedra e Maracajaú chamativa pelas arrecifes próximos à praia que em maré baixa, formam uma imensa piscina de beleza natural.

Ceará

Partindo para o Ceará, o estado atrai centenas de turistas todos os anos por seus atrativos: praias belíssimas, religiosidade e diversão. E nossa viagem faz paradas em quatro belíssimas praias.

Se você estiver em uma road trip entre os dois estados, Rio Grande do Norte e Ceará, pode fazer a rota da Costa do Sol Nascente começando em Manibú, praia bem na divisa dos estados e terminando em Porto das Dunas – Aquiraz, em Fortaleza, casa do parque aquático Beach Park.

Nesse trajeto, a famosa e sossegada praia de Canoa Quebrada, com suas dunas e paredões de pedras avermelhadas, é parada obrigatória para os viajantes.

Seguindo mais para o norte de Fortaleza, a Praia do Cumbuco é uma ótima opção para continuar se encantando com o litoral cearense. Passeio de buggy com direito a esquibunda, prática de wind e kitesurf, e mergulho em lagoas é o que te espera a 23 km do centro de Fortaleza.

A famosa vila de pescadores, Praia de Jericoacoara, não poderia ficar de fora dessa viagem. Pé no chão e sossego é o que buscam os turistas da região.

Além da mistura de sotaques e culinária vindos de diversos lugares do mundo, Jericoacoara atrai os turistas por sua estrutura rústica e paisagem natural.

Extra: Engana-se quem acha que o Ceará não oferece atrativos além das suas exuberantes praias. Guaramiranga, localizado a 110 km da capital é um município com temperatura amena com cachoeiras, aventura no Parque das Trilhas e um famoso Festival de Jazz e Blues em pleno carnaval. Vale a pena conhecer esse outro lado do Ceará.

Realize com o LATAM Pass!

Gostou do nosso roteiro nordestino? O nosso país é cheio de destinos encantadores. Faça as malas e boa viagem! O LATAM Pass ajuda você a realizar o sonho de ver as mais belas praias do país com todo conforto do mundo!