DICAS DE VIAGEM

10 restaurantes imperdíveis nas principais capitais do Brasil

O Brasil é repleto de restaurantes sensacionais, que agradam a todos os gostos e estilos de viajantes e que são uma verdadeira experiência de imersão nos temperos e aromas das culinárias do mundo.

Para comer comida brasileira ou saborear frutos do mar frescos. Para saborear petiscos ou para curtir um ambiente legal, existem várias opções de restaurantes incríveis, espalhados pelas principais capitais do Brasil.

Listamos 10 restaurantes imperdíveis em cidades como Salvador, Natal, Brasília e Florianópolis. Descubra!

Salvador: um destino cheio de gastronomia!
Salvador: um destino cheio de gastronomia!

Amado - Salvador

O Amado é um restaurante incrível, localizado ao lado da Baía de Todos os Santos.

Com uma enorme janela panorâmica decorando o salão, ele oferece uma vista imperdível de Salvador, aliada com um ambiente aconchegante.

 

A casa é comandada pelo Chef Edinho Engel e serve pratos incríveis como o ravióli com vieiras, lula e camarões; o camarão empanado na tapioca com molho e o camarão cabelinho de anjo.

Dá para selecionar pratos à la carte ou solicitar o menu degustação, que oferece uma amostra dos pratos mais cobiçados da casa.

O Amado foi selecionado diversas vezes como um dos melhores restaurantes de Salvador e é o local ideal para quem quer uma refeição inesquecível na capital baiana.

Restaurante Amado

Av. Lafayete Coutinho, 660.

Leite - Recife

Além de ser um dos restaurantes mais saborosos de Recife, o Leite também carrega a alcunha de ser o estabelecimento do tipo mais antigo do Brasil.

Ele foi fundado em 1882 e mantém um cardápio bastante fiel ao que tinha quando foi inaugurado, 136 anos atrás.

São pratos como o Lagostim do império, o bacalhau a Amadeu Dias e a carne de sol do sertão.

O ambiente refinado, com direito a um enorme piano de cauda no salão, vai levar os viajantes para uma viagem no tempo e no sabor.

Leite

Praça Joaquim Nabuco, nº 147 – Santo Antônio – Recife/PE

Paçoca de Pilão - Natal

O Paçoca de Pilão é considerado por muitos como um dos melhores restaurantes de comida nordestina de Natal. Ele é comandado pela chef Adalva Rodrigues.

O nome “paçoca de pilão” vem de um dos pratos mais tradicionais da casa, composto por carne de sol batida no pilão com farinha, arroz, feijão verde, macaxeira e banana.

Ainda dá para saborear outras delícias como o Bacalhau a Dona Adalva, a Carne de Sol na Nata e o Camarão no Jerimum.

Paçoca de Pilão

Av. Deputado Márcio Marinho, 5708 – Pirangi do Norte, Parnamirim/RN

Com a diversidade de sabores da Amazônia, é claro que Belém tem restaurantes incríveis.
Com a diversidade de sabores da Amazônia, é claro que Belém tem restaurantes incríveis.

Remanso do Peixe - Belém

O Remanso do Peixe fica em Belém, no Pará, e é um daqueles lugares especiais, que elevam a gastronomia regional a um novo nível.

A casa é comandada pelo chef Thiago Castanho, apontado pelo The New York Times como um dos mais inovadores do Brasil.

São sabores singulares como o Mojica, um caldo de peixe engrossado com farinha de mandioca. Há ainda delícias como o camarão frito na costa de tapioca, as moquecas paraenses, o peixe cozido no molho de tucupi, a linguiça de porco com jambu e o pirarucu defumado com leite de coco e banana da terra.

De sobremesa, os pratos costumam levar um toque especial das frutas que só dá para encontrar nessa parte do mundo, como o Bacuri, usado como base do Tiramisu.

Remanso do Peixe

Conj. Célso Malcher, 64 – Marco, Belém – PA

Barollo - Manaus

Um dos restaurantes mais badalados da cidade, o Barollo oferece pratos com o sabor da Amazônia em um ambiente divertido e descontraído, com direito a DJ e música ao vivo.

A casa é comandada pelo chef Henrique Alves e serve delícias preparadas com peixes encontrados nos principais rios locais. Há outros pratos que incluem também carnes e massas.

São combinações como o pirarucu crocante com molho de castanha e palmito pupunha grelhado, a paella regional, Filé de Tambaqui em Crosta de Castanha Purê de Banana da Terra e Molho de Tucupi Negro e o carré de javali com risoto de alecrim e redução de laranja.

Barollo

Rua Rio Ituxi, 70 – Nossa Sra. das Gracas, Manaus – AM

Taypá - Brasília

O Taypá é considerado por muitos um dos melhores restaurantes de Brasília.

A casa serve pratos da culinária peruana, preparados com um toque brasileiro único. “Taypá”, aliás, é uma expressão do Peru que significa “fartura”.

O restaurante tem como chef o peruano Marco Espinoza, que serve pratos tradicionais como a paleta de cordeiro braseada, o filé mignon flambado com pisco e o salmão cozido servido com purê de cará e gengibre.

A casa também tem um Pisco Bar que serve bebidas preparadas com a tradicional bebida peruana, como o Machu Picchu, a Ginger Taipa e o Amareto Sour.

Taypá

s/n, QI 17 Bloco G – Lago Sul, Brasília – DF

Lasai - Rio de Janeiro

O Lasai é um restaurante carioca comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, que serve pratos preparados com legumes e vegetais colhidos na própria horta do restaurante.

Para conhecer a casa, é preciso fazer reserva e embarcar de cabeça nas duas opções de menu servidas pela equipe de cozinheiros.

O primeiro é o menu “Festival”, que é feito especialmente para o visitante, e o “Não me conte histórias”, onde você escolhe uma entrada, um prato principal e uma sobremesa dentre os pratos disponíveis no local.

Lasai

Rua Conde de Irajá, 191

O Bar Dona Onça fica dentro do Copan.
O Bar Dona Onça fica dentro do Copan.

Dona Onça - São Paulo

O Bar Dona Onça é um símbolo de São Paulo não só pelas comidas deliciosas que ele serve, mas também porque está localizado no edifício Copan, uma das construções mais icônicas de toda Sampa.

 

A casa é comandada pela chef Janaína Rueda, e serve pratos típicos da culinária brasileira com uma roupagem moderna.

São delícias como a galinhada com quiabo, o tradicional picadinho, a língua bovina com polenta, o camarão com chuchu e a carne de panela com maxixe, banana, cenoura, cebola e quiabo.

Bar Dona Onça

Edifício Copan – Av. Ipiranga, 200

Glouton - Belo Horizonte

O Glouton é um dos melhores restaurantes de Belo Horizonte. A casa é liderada pelo chef Leo Paixão e serve pratos típicos da adorada culinária mineira.

Quem visita o local e quer se deliciar ao máximo com os sabores servidos por lá tem a opção de pedir um prato que oferece miniaturas das principais petiscos do menu.

Ainda dá para experimentar delícias como a leitoa com farofa de maçã e purê de inhame; o magret de pato com mexerica, batata doce e couve grelhada e o arroz melado de galinha à moda da roça com quiabo.

De sobremesa, não perca a goiabada em calda com creme de mascarpone, suspiro e chá mate.

Glouton

R. Bárbara Heliodora, 59 – Lourdes, Belo Horizonte – MG

Restaurante da Manu - Curitiba

Localizado no bairro Batel, o Restaurante Manu e chefiado por Manoella Buffara e tem um menu inovador.

Ao invés de funcionar em estilo bufê ou de ter um menu fixo, o Restaurante da Manu apoia o serviço em três pilares. São eles: “Campo”, “Mar” e “Horta”.

Cada um deles é composto por pratos e sabores que ajudam a contar a história da chef responsável pela casa e levam o visitante em uma jornada pelo mundo da gastronomia brasileira.

Restaurante Manu
Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel

Divirta-se em um desses restaurantes brasileiros com seus amigos.
Divirta-se em um desses restaurantes brasileiros com seus amigos.

Bônus: Villa do Porto - Florianópolis

O Villa do Porto é um restaurante incrível de Florianópolis, abrigado em uma casa construída em 1840, que foi reformada para abrigar o restaurante.

Por conta de sua proximidade com o mar, ele oferece uma incrível vista da região, que fica ainda melhor na varanda da casa.

A casa serve ostras em diferentes preparações, além de Bacalhau à Lagareiro, diversos tipos de moqueca, paella feita com frutos do mar da região e o mignon do bosque.

Villa do Porto

Rua Quinze de Novembro,123 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis – SC

Vai com Multiplus

Gostou de descobrir esses restaurantes inesquecíveis? Descubra agora onde comer bem e barato em São Paulo e onde fazer turismo gastronômico em Curitiba.