DICAS DE VIAGEM

10 coisas que todo mundo precisa fazer em Frankfurt

Grande centro financeiro da Europa, Frankfurt é uma cidade cosmopolita. Justamente por ser a sede do Banco Central da União Europeia, Frankfurt recebe pessoas de diversos lugares do mundo inteiro todos os dias. É a quinta maior cidade da Alemanha.

Mas engana-se quem pensa que tudo o que se vê pelas ruas da cidade alemã são executivos de terno. Misturando tradição e modernidade, Frankfurt oferece história, cultura, vistas deslumbrantes e uma culinária deliciosa aos seus turistas.

Preparamos uma lista com 10 atividades essenciais para quem quer aproveitar tudo o que Frankfurt tem a oferecer. Confira a seguir:

A encantadora Praça Römerberg, em Frankfurt.
A encantadora Praça Römerberg, em Frankfurt.

Conhecer Römerberg

A Praça Römerberg e as edificações ali presentes são o ponto turístico mais famoso de Frankfurt. A construção, que data do século XV, foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada.

Na Römerplatz estão a Catedral de São Nicolau, a Fonte da Justiça, a sede da Prefeitura da cidade e a Ostzeile – uma série de casinhas no estilo alemão onde é possível comprar diversos tipos de souvenir. Imperdível!

Fazer compras em Frankfurt

Frankfurt também não deixa a desejar quando o assunto é fazer compras. Existem diversos centros comerciais por lá, que atendem todos os tipos de público.

A Rua Zeil, por onde só transitam pedestres, é o mais famoso point de compras em Frankfurt. Há uma infinidade de shoppings centers e lojas de marcas famosas no passeio.  

Para quem está atrás de alta costura e lojas de grife, o destino certo é a Goethestrasse (Rua Goethe). No shopping a céu aberto estão as lojas de marcas como Louis Vuitton, Tiffany, Cartier, Bulgari, entre outras.

Ainda há mais ruas com esse fim, como a Freßgass, a Bergerstrasse, a Kaiserstrasse, entre outras, que se destacam pela sua arquitetura e a diversidade das lojas.

A charmosa Igreja de St. Mary, em Frankfurt
A charmosa Igreja de St. Mary, em Frankfurt

Visitar as igrejas e catedrais de Frankfurt

Sejam elas protestantes ou católicas, Frankfurt conta com uma série de igrejas e catedrais que carregam consigo muito da história europeia.

A Catedral de Frankfurt, por exemplo, era o local onde os reis do império romano eram eleitos e onde eram coroados os imperadores do Sacro Império Romano-Germânico.

Já a Igreja de São Paulo, hoje desativada, foi a primeira sede do parlamento alemão, onde foi promulgada a primeira constituição.

Ainda dá pra conhecer a igreja protestante de Santa Catarina e a modernista Igreja da Cruz Sagrada.

A bela vista aérea de Frankfurt.
A bela vista aérea de Frankfurt.

Apreciar Frankfurt vista de cima

Por ter sido intensamente atingida durante a Segunda Guerra Mundial, Frankfurt é uma cidade que aprendeu a se reconstruir desde a segunda metade do século XX.

Prova disso é a arquitetura desta metrópole, que mistura tradição e modernidade, e possui uma quantidade enorme de arranha-céus. Dos 15 edifícios alemães que se encaixam nessa categoria (prédios com, no mínimo, 150 metros de altura), 14 estão em Frankfurt!

De alguns deles é possível ter uma vista privilegiada da região. É o caso do mirante da Main Tower, o da Galeria Kaufhoff, entre outros.

A Catedral de São Bartolomeu (Dom) também possui um mirante com vista deslumbrante. A construção era a mais alta de Frankfurt até 1961.

Conhecer os museus de Frankfurt

A cidade possui tantos museus que há uma área inteira da cidade dedicada a eles: trata-se da Museumsufer, região às margens do rio que banha a cidade, o Main.

Em Frankfurt é possível conhecer o museu Städel, o “Louvre” de Frankfurt; o Museu de História Natural, Museu de Arte Moderna, Museu do Cinema, e o Liebighaus, um museu recheado de esculturas milenares. Vale a pena conferir!

Centro de Frankfurt a noite.
Centro de Frankfurt a noite.

Curtir a vida noturna em Frankfurt

Não dá pra esperar menos do que uma vida noturna agitada da cidade que é considerada um dos berços da trance music. Nas ruas Zeil e Bleich é onde ficam a maioria das casas noturnas.

Frankfurt também possui uma infinidade de bares, pubs e restaurantes onde é possível curtir a noite.

Para os apreciadores de jazz, a Jazzkeller é um prato cheio: pelo pequeno porão da Rua Kleine Bockenheimer já passaram nomes como Frank Sinatra e Louis Armstrong.

O belo e ensolarado Festival da Primavera em Frankfurt.
O belo e ensolarado Festival da Primavera em Frankfurt.

Aproveitar os festivais de Frankfurt

Tenha certeza de uma coisa ao viajar para Frankfurt: em qualquer época do ano, algum festival ou salão estará acontecendo por lá.

Para listar alguns: Salão do Automóvel (o maior do mundo); Luminale (festa das luzes); Wolkenkratzer (Festival de Arranha-céus), a Noite dos Clubes; Museumsuferfest (Festival dos Museus); Dippemess (Festival de Cultura Folk), e muitos outros!

Encantar-se com a Casa de Goethe

Goethe foi o cidadão mais ilustre de Frankfurt, e um dos mais expoentes escritores alemães. Famoso por obras como “Fausto”, o autor passou sua infância na cidade e teve breves retornos a ela durante sua vida.

A casa onde cresceu é, hoje, um dos grandes atrativos da cidade. A mobília é parcialmente original, pois parte foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial e restaurada anos mais tarde. Ao lado da casa também funciona um museu dedicado a Goethe.

Dar uma volta pela cidade e conhecer outros locais também é uma ótima ideia!
Dar uma volta pela cidade e conhecer outros locais também é uma ótima ideia!

Explorar os arredores de Frankfurt

Com uma malha ferroviária bem extensa, ainda é possível sair de Frankfurt de trem e explorar as cidades vizinhas.

Em percursos de mais ou menos uma hora dá pra conhecer cidades como Heidelberg, Rüdesheim, Wiesbaden, entre outros destinos para apreciar castelos, catedrais e ótima comida.

Tomar uma Cidra (ou um Apferwein) em Frankfurt é indispensável.
Tomar uma Cidra (ou um Apferwein) em Frankfurt é indispensável.

Provar o Apfelwein

Apesar de pensarmos sempre em cerveja quando o assunto é bebida alemã, em Frankfurt a bebida local é o vinho de maçã (a cidra, apfelwein). Ele é servido em bares e restaurantes, em taças individuais ou em jarras para grupos, nos drinks… Uma delícia imperdível. Prost!

Vai com Multiplus

Se depois conhecer um pouquinho mais sobre a cidade alemã você percebeu que Frankfurt é o destino certo para você, aproveite para viajar com pontos Multiplus e torne a sua viagem ainda mais prazerosa. São muitas maneiras para juntar e trocar seus pontos por passagens!