10 cartões-postais brasileiros que todo mundo precisa conhecer

Pensa num país que é cheio de cartões-postais de tirar o fôlego? Esse é o Brasil. Reunimos 10 lugares brasileiros que todo mundo precisa conhecer pessoalmente.

10 cartões-postais brasileiros que todo mundo precisa conhecer

Sabe aquele lugar que, de tão lindo, você precisa conhecer pessoalmente? O Brasil está cheio desses cartões-postais inesquecíveis: da vista de tirar o fôlego que só se tem aos pés do Cristo Redentor até as quedas d’água mais deliciosas do mundo!

Todo mundo precisa visitar pessoalmente esses lugares pelo menos uma vez na vida. Por isso, reunimos 10 cartões-postais brasileiros que todo mundo precisa conhecer. Confira:

Cristo Redentor

O Cristo Redentor impressiona todo mundo que chega ao Rio de Janeiro.

Ver os contornos do Cristo é uma sensação inesquecível e a confirmação de que: “meu amigo, você chegou no Rio de Janeiro”.

O Cristo e o Pão.

Inaugurada em 1931, a estátua do Cristo tem 38 metros de altura. Durante muito tempo, foi considerada a maior do mundo, mas perdeu o título em 2010 para uma representação erguida em uma cidade na Polônia. Mas isso não importa. O nosso segue sendo o maior do mundo nos corações de todos os brasileiros.

Além da imagem gigantesca, é nos pés do Cristo que dá para encontrar um dos melhores ângulos para ver o Rio de Janeiro de cima.

Mais do que o valor simbólico que a estátua tem para os religiosos, esse lugar mundialmente icônico fica para sempre na memória de seus visitantes.

MASP

Pensou em São Paulo? Pensou na Avenida Paulista e, é claro, no MASP!

O Museu de Arte de São Paulo tem uma arquitetura icônica e curiosa, com esse enorme vão-livre, e foi erguida em 1968. Aliás, uma curiosidade: quem doou o terreno para a construção do museu pediu que a vista que se tem da Avenida 9 de Julho fosse preservada.

O MASP visto de cima.

Para vencer esse desafio entrou em cena a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que criou o MASP desse jeito único. A vista está completamente intacta, mas o que chama atenção mesmo é a impressão forte causada por ver um prédio enorme e pesado sustentado por apenas quatro colunas.

Além de ser incrível, o espaço é lar de obras de pintores renomados como Renoir, Portinari e Di Cavalcanti.

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas fica no coração da capital manauara, no Largo São Sebastião.

Ele foi inaugurado em 1896, no auge do Ciclo da Borracha, para agradar a alta sociedade da época, que desejava ter um centro cultural nas redondezas.

O incrível Teatro Amazonas.

Feito pelo arquiteto Celestial Sacardim, o Teatro Amazonas é um dos cartões-postais mais impressionantes da região Norte do Brasil.

Uma das coisas mais charmosas nesse cartão-postal é o contraste entre a cor da fachada, rosa claro, com a cúpula, que é toda adornada com pastilhas coloridas em verde e amarelo.

Observar o choque entre a arquitetura única do Teatro e as árvores do Largo, acompanhadas das construções coloniais de menor tamanho que rodeiam a região é uma experiência inesquecível.

Ver-o-Peso

O Mercado Ver-o-Peso, de Belém, é um dos mais antigos mercados do país, inaugurado em 1625.

Com o passar dos anos, o Ver-o-Peso foi recebendo modificações, aumentando de tamanho (e de importância) e hoje ele é dividido em diferentes setores. O mais icônico deles é o Mercado de Peixes, erguido em 1901 a partir de uma estrutura pré-fabricada de ferro trazida da Inglaterra e de Nova Iorque.

Ver-o-peso, Belém.

Para além das pessoas que querem ver o Ver-o-Peso para saborear os frutos, ervas e plantas típicas da Amazônia, ele é uma verdadeira experiência sensorial para o viajante.

A mistura de sensações é proporcionada pelo contraste entre as águas do rio, as barracas de frutas e legumes e a edificação em estilo Belle Époque. Cheiros, sabores e muito carimbó entram no balaio também e são suficientes para confirmar que o Mercado Ver-o-Peso é um dos principais cartões-postais do Brasil.

Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu, localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, também entram para a lista dos principais cartões-postais do Brasil.

Tudo isso porque a força de uma cachoeira impressiona demais. O barulho ensurdecedor das quedas d’água, acompanhadas pelo ocasional arco-íris e os respingos que caem em cima de você, são suficiente para deixar todos – crianças, adultos e idosos- impressionados com a beleza singela da natureza.

Garganta do Diabo, Cataratas do Iguaçu

Que tal um banho nas Cataratas do Iguaçu?

Seja para conhecê-las de perto, em um passeio de barco que deixa os viajantes e turistas molhados, ou para vê-las nas plataformas de observação, apreciar as Cataratas do Iguaçu de perto é uma oportunidade única de se conectar com a natureza espetacular desse país.

Morro do Careca

Uma montanha de areia de 110 metros de altura que é cercada por matas e fica bem na ponta de uma das principais praias do litoral do Nordeste: esse é o Morro do Careca.

O jeito certo de apreciar o Morro do Careca é deitado em uma das cadeiras reclináveis da Praia de Ponta Negra, sentindo o cheiro do mar e a brisa batendo no rosto.

A Praia de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo.

Com uma beleza singela, mas impressionante, o Morro do Careca é dono do coração dos moradores locais e dos turistas do mundo inteiro que viajam até Natal.

Para preservar o Morro do Careca para as gerações futuras, o esquibunda, uma atividade que era muito praticada por ali, foi proibido. Assim ele fica protegido e as próximas gerações podem apreciar mais essa beleza natural.

Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília é mais um exemplo do trabalho de Oscar Niemeyer em Brasília. Com  um visual arquitetônico incrível, ela encanta até os que não seguem crenças.

Inaugurada nos anos 1970, a Catedral impressiona com suas colunas únicas. Vista de cima, ela, inclusive, lembra uma flor.

A Catedral de Brasília vista de longe.

O interior também é encantador, com vitrais em diferentes tons de azul que com a iluminação do dia projetam cores diferentes nos visitantes. Eles foram elaborados pela artista plástica franco-brasileira Marianne Peretti.

A Catedral de Brasília é dedicada à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Igreja da Pampulha

A Igreja da Pampulha é um ícone de Belo Horizonte. É impossível pensar na capital mineira sem lembrar de imediato da singela igreja, dedicada a São Francisco de Assis, e localizada às margens da Lagoa da Pampulha.

Ela foi inaugurada em 1943 e também é um projeto de Niemeyer, o que pode ser percebido em suas curvas e detalhes em azulejo icônicos, no estilo português.

A igreja da Pampulha.

Para deixá-la ainda mais brasileira, no interior da igreja existem painéis assinados por Cândido Portinari. Os jardins que a rodeiam são do paisagista Burle Marx, que fez áreas verdes que estão espalhadas por todo o país.

Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 1991, é uma área verde enorme, que fica em um pedaço especial da cidade.

A capital paranaense foi projetada para ter parques e espaços verdes próximos a seus principais rios, como uma forma de contenção de enchentes. E o principal deles, que ganha o coração dos visitantes, é o Jardim Botânico.

Não é à toa que a estufa do Jardim Botânico virou cartão postal de Curitiba.

O local é famoso por seu Palácio de Cristal, inspirado em uma estrutura similar construída em Londres.

Dentro dessa enorme estufa encontramos plantas, árvores e flores que podem ser vistas normalmente dentro da Floresta Atlântica e Tropical, em um esforço de preservação natural.

Ponte Hercílio Luz

A maior ponte-pênsil do Brasil fica em Florianópolis e foi feita em 1926, por dois engenheiros americanos.

Na época, ela tinha o objetivo de ligar a maravilhosa ilha de Florianópolis ao estado de Santa Catarina. O trajeto, que era feito em balsas, foi facilitado em muito por essa ponte, que se tornou um dos maiores cartões-postais do Brasil.

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis.

Com seus 820 metros de comprimento e 75 metros de altura iluminados durante a noite, sob a luz do Sol ou como palco do show de fogos de artifício do Ano Novo, a Ponte Hercílio Luz oferece um dos cenários mais incríveis de toda Santa Catarina.

Seja para cruzá-la para explorar melhor Santa Catarina, seja para usá-la como cenário de fotos, a Ponte Hercílio Luz está aí para encantar todos os viajantes.

Realize com o LATAM Pass!

Gostou de descobrir os 10 cartões-postais brasileiros que todo mundo precisa conhecer? Acha que ficou faltando alguma outra construção icônica na lista? Fale para a gente nos comentários!