Sunshine Coast é paraíso cercado de praias, montanhas e boas práticas

Cidade é um convite para diversas atividades em meio ao ecossistema

Entre cenários paradisíacos e a natureza selvagem, está Sunshine Coast, localizada no estado australiano de Queensland. A cidade, atendida pelo Aeroporto de Sunshine Coast (MCY), é famosa por abrigar belas praias, um chamariz para surfistas e turistas que desembarcam na região durante todo o ano.

O fato de o município ter clima agradável nos 12 meses lhe rendeu o apelido de “A Costa do Sol”, por isso é bastante favorável para passeios ao ar livre, incluindo zoológicos, parques de diversão, esportes aquáticos até um cruzeiro sob as águas dos lagos Cooroibah e Cootharaba, que desembocam no conhecido Rio Noosa. Nesse passeio, um guia acompanha o trajeto informando sobre a variedade de vida animal e vegetal, além da história dos personagens locais.

A região de Noosa Heads costuma ser a mais acessada e onde se concentra o burburinho da cidade. Com barraquinhas espalhadas por toda extensão da praia, a sensação entre os visitantes, principalmente crianças, é a raspadinha: bola de gelo saborizada com bebida doce, imitando um sorvete.

O local também é cercado por resorts luxuosos, restaurantes e cafés com cardápio variado e butiques multimarcas. Fugindo um pouco do agito, o turista pode conhecer o mirante do Parque Nacional, com vista maravilhosa para toda a paisagem que a cidade australiana oferece. Entre as elegantes ruas, árvores subtropicais oferecem sombra refrescante em meio às muitas mansões que se instalaram ali. Noosa foi nomeada a primeira Reserva da Biosfera da UNESCO, em Queensland.

Para os aventureiros de plantão, o Glass House Mountains National Park é um prato cheio. A área é formada por 13 colinas, sendo que o turista pode escalar algumas delas, inclusive, com informações sobre nível de dificuldade de cada uma.

Para aqueles que não são adeptos de ver a paisagem do alto, existe a opção de caminhar pelo parque e fotografar ou apenas observar as diferentes plantas, árvores exóticas, além de pássaros e pequenos animais. O lugar também tem área para crianças e piquenique. É interessante saber que as montanhas de Glass House surgiram a partir de erupções vulcânicas remanescentes, compostas por vulcões extintos.

Tratando-se de um lugar cercado pela natureza, os habitantes de Sunshine Coast cultivam boas práticas alimentares. Num momento em que se fala tanto sobre escolhas mais saudáveis, o Noosa Farmers Market está um passo à frente. No mercado, é possível encontrar diversidade de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e respeitando o meio ambiente. Entre os produtos cultivados localmente, o turista pode comprar carne e peixe frescos, frutas, legumes, verduras, cogumelos, sucos e pães.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Para viajar para Sunshine Coast, em qualquer época do ano, tenha sempre na mala:

Casacos mais grossos

Guarda-chuva

Protetor solar

Roupas de banho

Roupas leves e confortáveis

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O clima em Sunshine Coast é subtropical, quente e ensolarado o ano inteiro, com média de temperatura anual de 12 a 28ºC e, raramente, é inferior a 5ºC ou superior a 31ºC. O verão é longo, com clima morno, abafado, com algumas precipitações e céu parcialmente encoberto. Já o inverno é curto, ameno e de céu quase sem nuvens. Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Sunshine Coast e realizar atividades de clima quente é do fim de setembro ao fim de abril.

Como se locomover

O transporte público em Sunshine Coast conta com uma frota de ônibus que possibilita o acesso entre as principais praias e cidades da região, além de algumas estações de trens, táxis e linhas noturnas. Também é fácil e interessante o aluguel de carros para curtir seu passeio pela região.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    dólar australiano
  • Fuso
    UTC+10:00
  • Embaixada
    19 Forster Crescent, Yarralumla, Camberra, Austrália +61 2 6120-4100

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.