Viagem para a China: saiba tudo o que fazer em Shenyang

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Shenyang, na China

Shenyang é a capital e maior cidade da província de Liaoning, famosa por ser o berço da dinastia Qing e também um dos municípios históricos mais importantes da China.

A localidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Shenyang Taoxian (SHE), distante 20 km do centro.

O Palácio Imperial de Shenyang ou Palácio Mukden, o segundo mais importante do país, é encantador e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Outras atrações importantes são a chamada Antiga Residência de Zhang Zuolin e Zhang Xueliang, que mescla influências arquitetônicas chinesas e ocidentais em sua arquitetura e a Igreja Católica Nanguan, erguida em 1861 em estilo gótico clássico.

Visite também a Estação Shenyang de trem, que se tornou um ponto turístico por conta de sua imponente fachada, construída em 1910, o Mausoléu de Zhaoling, Patrimônio Mundial da UNESCO, com dois túmulos dos antigos imperadores da dinastia Qing, e o majestoso Mausoléu Fuling, que hospeda o fundador da mesma dinastia (Nurhachi) e sua imperatriz.

São passeios obrigatórios o Museu Provincial Liaoning, com coleções de arqueologia e belas artes, o Museu da Locomotiva a Vapor, com 15 locomotivas históricas de vários países, o Museu Histórico 9.18, que relembra a data que os japoneses atacaram Shenyang, até então conhecida como Mukden, e a estátua de Mao Tsé-Tung, fundador da República Popular da China, situada na Praça Zhongshan.

O Jardim Botânico de Shenyang se destaca por seus mais de 1.700 tipos de plantas em 189 hectares. O Parque Beiling é belíssimo e muito concorrido, abrigando edifícios históricos, pinheiros e lagos. Há também os 4 km da rua Taiyuan, com comércio, restaurantes e lojas de departamentos, assim como o Mercado Wuai, um imenso complexo de compras com cinco prédios de cinco andares cada um.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Museus

Museus

O que levar

O que levar

O verão é quente e úmido, o que sugere roupas leves e protetor solar. Capa de chuva e calçado extra são importantes, porque chove bastante nessa época. Em contrapartida, a temperatura cai bastante à noite. Ou seja, algum agasalho, calça e casaco corta-vento também são importantes. No inverno, roupa pesada, cachecol, luva e gorro são obrigatórios.

Agasalho, calça e casaco corta-vento

Capa de chuva e calçado extra

Protetor solar

Roupas leves

Roupa pesada, cachecol, luva e gorro

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O verão em Shenyang é quente e úmido, com temperaturas médias de 24,7ºC em julho, o mês mais quente. Julho e agosto são os meses com maior média de chuvas na cidade. Já o inverno é seco, mas muito frio, com média na casa dos -11ºC em janeiro. Temperaturas extremas, abaixo dos -30ºC, são possíveis nessa estação. Shenyang experimenta certa amplitude térmica por conta de sua posição geográfica.

Como se locomover

Shenyang oferece ônibus, trólebus, metrô e um sistema moderno de VLT com linhas inauguradas a partir de 2013.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    yuan renminbi
  • Fuso
    UTC+08:00
  • Embaixada
    188 Jiang Ning Road, ASA Building, room 703, Jing An District, Xangai

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.