Descubra tudo o que fazer em Santarém

Dicas de lugares e passeios para fazer em Santarém, no Pará

Santarém encontra-se na junção dos rios Amazonas e Tapajós, e é uma cidade que não perdeu seus costumes e tradições ao longo do tempo. O município possui boa infraestrutura turística, mesmo que não seja dotado de hotéis e restaurantes luxuosos. Em compensação, a natureza foi caprichosa com esse pedaço do Brasil.

É encantador, por exemplo, o Encontro das Águas, quando as águas verdes-esmeralda do Rio Tapajós chocam-se com as argilosas do Rio Amazonas, sem se misturarem, em um espetáculo único.

E o que dizer de suas praias de água doce, tais como a Ponta do Cururu, Ponta do Muretá e a Praia do Maguari? Mas quem se destaca mesmo é a Praia Alter do Chão, com areias branquinhas e a água doce e cristalina do Tapajós.

A Floresta Nacional do Tapajós é outro destino imperdível na região. A área mais agradável da cidade é o calçadão beira-rio, onde fica o Terminal Fluvial Turístico.

Ao atravessar a Avenida Tapajós, encontra-se o Centro Cultural João Fona, uma edificação do século XIX.

Alter do Chão.

No Mercado Municipal, pode-se comprar peixes, farinha e temperos típicos do Pará. Já a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um dos edifícios mais antigos da cidade, cuja construção iniciou-se em 1761.

Encontrar lojas de artesanato local é uma tarefa simples. Saborear a culinária amazônica é uma atividade obrigatória. Assim como apreciar o som do carimbó pela noite santarena.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Santarém é um destino de praia, e o sol brilha praticamente o ano inteiro. A região ainda oferece parques e florestas. Então, roupas leves, calçados esportivos e chapéu, além de protetor solar e repelente, devem fazer parte de sua lista.

Protetor solar e repelente
Roupas leves
Calçados esportivos e chinelo
Boné ou chapéu e óculos de sol

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O período com maior número de praias de água doce fica entre agosto e novembro. O inverno é a estação chuvosa, que vai de janeiro a julho. Nessa época, o nível dos rios sobe, e as praias ficam escondidas. Em setembro, acontece um dos principais festivais folclóricos do Brasil, o Sairé, a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia.

Como se locomover

Santarém possui ônibus para locomoção. Os turistas irão utilizar bastante o barco para os passeios. Para ter mais conforto na área urbana, alugar um carro com ar condicionado é um bom investimento.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório para nacionalidades fora do Mercosul
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    Real
  • Fuso
    UTC-03:00

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.