Viagem para Roma: o que fazer e aonde ir

Dicas de passeios e lugares para conhecer em Roma, na Itália

A belíssima capital da Itália respira arte e arquitetura, e suas atrações turísticas contam boa parte da história do mundo, principalmente através de suas igrejas e monumentos.

Caminhar por suas ruelas e inúmeras praças é fazer descobertas. E o que dizer de seus restaurantes? Sejam os requintados ou aqueles escondidos nos becos, principalmente os do bairro Trastevere, é indiscutível a importância da gastronomia italiana.

O Coliseu e o Fórum Romano, além de serem de beleza impressionante, são uma aula de história a céu aberto.

A Fontana di Trevi é bárbara e o Panteão é uma das obras arquitetônicas mais fantásticas da cidade, assim como o grandioso Monumento a Vittorio Emanuele II, que lembra uma grande máquina de escrever.

Fontana di Trevi

O Castelo de Sant’Angelo fica em frente a uma das pontes mais lindas de Roma, a Ponte Sant’Angelo. Bem próximo está o Vaticano, com a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina.

Tudo é atração quando caminhamos por Roma. Suas praças esbanjam charme e beleza, das quais podemos destacar a Piazza Navona, a Piazza di Spagna, a Piazza del Poppolo e a Piazza Venezia.

E ainda temos a Boca della Veritá, a Via Sacra, a Quattro Fontane, o Circus Maximus, a Basílica di Santa Maria Maggiore e tantas outras atrações.

O Aeroporto Internacional de Roma Leonardo da Vinci (FCO), também conhecido como Aeroporto Fiumicino, encontra-se a 35 km do centro.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

O verão romano é extremamente quente. Então, roupas leves e protetor solar são obrigatórios, nessa época do ano. O inverno não costuma ser extremamente rigoroso, já que Roma está próxima ao Mediterrâneo. Um bom casaco quente e um agasalho corta-vento são importantes.
Protetor solar
Boné ou chapéu
Calçado esportivo
Casaco pesado e corta-vento

 

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O verão é muito quente, com temperaturas que passam dos 30 ºC. A cidade fica lotada. Entre abril e maio, chove pouco, e a temperatura encosta nos 20 ºC. O outono é mais chuvoso. No inverno faz frio, mas menos que no norte do país.

Como se locomover

Há ônibus, metrô, bondinho elétrico e táxis em Roma. Entretanto, caminhar pela cidade é a melhor maneira de conhecê-la e se deparar com lugares incríveis. Para seguir ao Vaticano a partir do centro, basta pegar o ônibus que faz essa ligação. Dica: permita-se voltar a pé.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    euro
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    Piazza di Pasquino, 8, 00186 Roma, Itália +39 06 6889 66270

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.