O que conhecer no Rio de Janeiro

Dicas de lugares e passeios para conhecer no Rio de Janeiro

Conhecer o morro do Corcovado e o Cristo Redentor,  embarcar no bondinho do Pão de Açúcar e caminhar pelo calçadão em Copacabana são programas indispensáveis aos visitantes da capital fluminense, mas a Cidade Maravilhosa oferece muito mais atrativos incríveis aos turistas dispostos a explorá-la a fundo.

Para quem prefere ficar na badalada Zona Sul, vale a pena estender o passeio pela orla de Copacabana até Ipanema e terminar o dia saboreando um chope gelado no Leblon, conhecido pelos seus ótimos restaurantes.

Os dois bairros são separados pelo Jardim de Alah, um canal que liga o mar à Lagoa Rodrigo de Freitas. Com suas margens arborizadas e rodeadas por parques públicos, ela oferece um sopro de ar fresco aos mais desacostumados ao clima úmido e abafado da capital fluminense.

Localizado no bairro homônimo, o Jardim Botânico, esconde uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da região. Outro ponto de interesse é a Pedra da Gávea, o maior bloco de pedra à beira-mar do mundo.

Praia do Arpoador.

Do outro lado da cidade, o Estádio do Maracanã e seu museu são parada obrigatória para os fanáticos por futebol.

Os amantes de cultura podem visitar o Teatro Municipal e o Sambódromo, no Centro, ou cair no samba nas quadras das principais agremiações locais.

Já para os interessados em arquitetura, vale dar uma conferida no Museu do Amanhã. Inaugurado em 2015 no píer da Praça Mauá, o projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava logo se tornou um dos símbolos cariocas.

 

O Museu do Amanhã.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

O Rio de Janeiro é uma metrópole litorânea. Logo, roupas leves e trajes de banho, protetor solar, uma muda de roupa para a noite e um calçado esportivo são obrigatórios. Também vale a pena investir em um lenço, uma echarpe ou uma jaqueta simples para usar em locais fechados com ar-condicionado para evitar o choque térmico.

Roupas leves
Traje de banho
Protetor solar
Óculos escuros
Calçado esportivo
Repelente

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O verão é a época mais procurada por turistas. O Réveillon e o Carnaval são datas tradicionais na cidade. A temperatura pode chegar aos 40 ºC entre os meses de dezembro e fevereiro, e, no inverno, as médias variam entre 18 e 25 °C.

Como se locomover

O transporte público no Rio de Janeiro baseia-se em ônibus, metrô, trens, táxis e barcas. O metrô é um transporte relativamente rápido, econômico e confortável e serve principalmente o centro e a Zona Sul. Se você for até a cidade vizinha de Niterói, do outro lado da Baía de Guanabara, é possível pegar uma balsa saindo da Praça XV.

  • Vacina
    Não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório para nacionalidades fora do Mercosul
  • Visto
    obrigatório para estrangeiros
  • Moeda
    Real
  • Fuso
    UTC-03:00

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.