Conheça todas as dicas de viagem para Recife
Passeios, atrações turísticas e demais dicas de viagem na Veneza brasileira
A capital de Pernambuco mistura História, cultura e praia para a alegria de moradores e turistas. Carinhosamente apelidada de Veneza Brasileira por causa das oito pontes que cruzam os rios Capibaribe e Beberibe, Recife – com suas ilhas, manguezais, e edifícios remanescentes do período colonial é um verdadeiro deleite para os olhos, como um imenso museu a céu aberto.
Uma vez na cidade, é indispensável visitar o tradicional bairro e praia de Boa Viagem, cuja orla possui quiosques e quadras esportivas. Lá também fica o Parque Dona Lindu, projetado por Oscar Niemeyer. Além de sediar um teatro e uma galeria de arte, o local também possui a única pista de skate do tipo bowl (em formato de piscina) do Norte e Nordeste do Brasil.
Caminhar pelo Recife Antigo é se deparar com edifícios dos séculos 17, 18 e 19 e se sentir dentro de um livro de História.
Lá ficam a praça do Marco Zero, a Forte das Cinco Pontas, a Rua do Bom Jesus, o Centro Cultural Judaico e a Capela Dourada. E, quando a noite cair, a Rua da Moeda tem vários bares agitados para fechar o dia de passeio.
Aos ávidos por museus, o Instituto Ricardo Brennand possui um ótimo acervo especializado na Idade Média e na iconografia do Brasil Holandês. O prédio, localizado em um complexo arquitetônico de estilo medieval, é uma atração à parte.
Já a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, instalado nas ruínas de uma antiga olaria, expõe mais de duas mil peças do artista plástico que lhe empresta o nome.
O Paço do Frevo e o Museu Cais do Sertão, focados na História recifense, são outros espaços super concorridos. Enquanto isso, na Embaixada dos Bonecos Gigantes é possível conhecer os tradicionais bonecões de Olinda, mesmo fora da época de Carnaval.