Música, gastronomia e muita tradição na fantástica Memphis

Passeie pela casa onde viveu Elvis Presley e experimente um hambúrguer com um segredo centenário

Memphis é a segunda maior cidade do estado do Tennessee, banhada pelo Rio Mississipi. Alguns marcos tornam a metrópole americana um acessível destino de férias. Um dos principais deles está ligado à figura de Elvis Presley.

O rei do rock morou na mansão conhecida por Graceland durante 30 anos, que hoje abre suas portas com incrível acervo de figurinos extravagantes e centenas de objetos. Recebendo mais de 600 mil visitantes por ano, o turista encontrará loja de souvenir, um pequeno cinema, três restaurantes, além de dois aviões do rei e um hotel que leva o nome de um de seus sucessos: Heartbreak Hotel.

Os fãs que visitam a cidade em agosto também podem participar da Elvis Week, uma semana de comemorações ao astro.

Memphis remete aos anos 50, não só pelos estabelecimentos que atravessaram décadas mas por abrigar o lendário Sun Studio. Muitos cantores de rock, country e rockabilly procuravam o aclamado estúdio para emplacar suas primeiras canções, já que na época o Sum não possuía nenhum selo musical.

O que ninguém previa é que esses músicos de bolsos vazios e vida humilde se tornariam lendas no mundo todo. Assim foi com o próprio Elvis, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Carl Perkins, Roy Orbison e muitos outros. Para quem se interessa por música, a passagem pelo Sun Studio é imperdível, reconhecido em 2003 como importante atração turística.

Se tratando de uma cidade que mantém a tradição viva, há uma iguaria que se tornou sucesso entre locais e turistas e virou matéria de um canal da TV americana, estreado pelo chef Todd Fisher. A hamburgueria Dyer’s existe desde 1912, e o saudoso proprietário inventou um processo de cozimento secreto dos hambúrgueres, imersos em um óleo, espécie de graxa de coloração escura, cultivado há mais de 100 anos.

Em 1935, o restaurante foi vendido para o empresário Kahn Aaron, e ele continuou mantendo a maneira clássica de preparação. A casa parece ter parado no tempo, com mobiliário antigo, mas o atendimento costuma ser um diferencial. Ao longo do tempo, o óleo foi transportado aos vários locais de Memphis sobre proteção policial, como um segredo guardado a sete chaves.

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional de Memphis (MEM).

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Para Memphis, é sempre bom levar os seguintes itens:

Bom par de tênis

Casacos grossos

Chapéu

Guarda-chuva

Protetor Solar

Roupas frescas

 

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A cidade de Memphis tem céu parcialmente encoberto o ano todo. O verão é longo, quente e abafado, enquanto o inverno é curto, mas de muito frio, com precipitação e ventos fortes. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 1 a 33 ºC e raramente fica inferior a -7 ºC ou superior a 36 ºC. Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar a cidade e realizar atividades de clima quente são do fim de abril ao início de junho e do fim de agosto ao meio de outubro.

Como se locomover

A maioria dos hotéis da cidade faz transporte gratuito até o Aeroporto Internacional de Memphis. O transporte público é bom, mas também vale a pena alugar carros se estiver em busca de uma viagem mais livre e flexível.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    dólar americano
  • Fuso
    UTC-06:00
  • Embaixada
    DC 3006 Massachusetts Avenue, Washington, Estados Unidos +1 202 238-2700

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.