Mascate leva você a uma viagem pela cultura omanita

Município oferece profundo conhecimento das tradições locais

Localizada na capital de Omã, na costa sudeste da Península ArábicaMascate não foi projetada para ser polo de viajantes, mas suas riquezas não passam despercebidas, principalmente por turistas que estão em viagem por regiões próximas, como Dubai. Quando chegam, se encantam e percebem que estender o roteiro vale a pena.

O turista de primeira viagem pode achar curioso que em Mascate grande parte das casas é pintada de branco ou bege, mas não é coincidência, e sim o cumprimento de uma lei local, que deixa a cidade ainda mais bonita. O turismo tem sido muito importante para a cidade.

Em decorrência desse processo, o que chama atenção são os mercados que reúnem alimentos, vestimentas, antiguidade, joias e objetos variados. O Muttrah Souq é um dos mais tradicionais e possui centenas de lojas. A dica é pechinchar e garantir algumas ou muitas lembrancinhas.

Se tratando de uma região banhada pelo Oceano Índico, os passeios se estendem a praias paradisíacas. A Qantab Beach é uma das mais famosas por possuir mar de águas calmas e limpas em meio à paisagem formada por montanhas e dunas, um verdadeiro oásis no meio do deserto.

Quando estiver em Mascate, é bom organizar um pequeno roteiro, pois a caminhada promete ser boa, afinal, a cidade oferece muitas opções de passeios. Você pode conhecer a imponente mesquita do Sultão Qaboos, uma das mais lindas da região e do mundo. Além da belíssima fachada luminosa, o turista encontrará o curioso tapete persa, que cobre o chão da sala de orações, um dos maiores do mundo.

A obra levou mais de seis anos para ficar pronta. No centro da cidade, está o Palácio Al Alam, do sultão Qaboos, e defronte dele o Museu Nacional de Omã, com rica arquitetura e importante registro da vida cultural da região. Também dê uma pausa e desfrute da boa gastronomia omanita.

O município é atendido pelo Aeroporto de Seeb (MCT).

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Em qualquer época do ano, a cidade tem clima majoritariamente quente. Mas, como forma de respeito à sua cultura, tenha cuidado com roupas muito abertas e tenha sempre na mala:

Chapéu

Protetor solar

 Roupas de tecido mais fino e confortável, como túnicas

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Em Mascate, o verão é curto, escaldante, abafado, árido e de céu parcialmente encoberto. Já o inverno é mais agradável, seco e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia entre 18 e 38 °C e raramente é inferior a 15 °C ou superior a 43 °C. A época mais quente vai de abril a julho, e a mais fresca, de dezembro a março. A melhor época do ano para visitar Mascate é do fim de novembro ao meio de março. Para passeios com praia e piscinas, o índice dá preferência aos meses de março e abril e também do meio de outubro ao início de dezembro.

Como se locomover

A rede de transportes público da cidade é pouco eficaz e os taxistas tendem a cobrar mais dos turistas. Por isso, a melhor solução é alugar um carro para se deslocar livremente pela cidade ou contratar antecipadamente serviço de translado privado.

  • Vacina
    é exigida certificação de vacinação contra febre amarela
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    rial omanense
  • Fuso
    UTC+04:00
  • Embaixada
    Way 1521, Villa Madinat Al llam, Mascate, Omã +968 2464-0100

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.