Se aventure por Manta e se surpreenda com atividades em meio à natureza

Praias magníficas se encarregam de atrair os primeiros visitantes à ilha

A cidade portuária de Manta, no Equador, é refúgio em meio às belas paisagens da ilha, banhada pelo Oceano Pacífico. Anualmente, a região recebe turistas do mundo todo, que desembarcam no Aeroporto Internacional Eloy Alfaro (MEC), tido também como importante base militar.

No coração da cidade, o visitante encontra praias mais calmas, sentindo a brisa do mar em sintonia com os sombreiros diante do descanso tão procurado. No entorno, toda estrutura de um município pronto para atender a alta temporada, com reservas ambientais, restaurantes, mercados, bares e espaços recreativos.

A região tornou-se conhecida como eixo Manta-Manaus, num projeto que liga o norte do Brasil com o Equador, para que produtos brasileiros cheguem com redução de até 10 dias em relação ao transporte pelo Canal do Panamá, que faz parte da atual rota.

Um dos importantes cartões-postais de Manta é o museu arqueológico do Banco Central. Lá, o turista aprende sobre arte colonial pré-colombiana e arte contemporânea. A exposição conta com rico acervo de esculturas, pinturas, utensílios e todos os tipos de objetos e peças de arte dos primeiros colonos.

Outro lugar que chama atenção é o Mercado de Pescados do porto, onde se encontra uma infinidade de frutos do mar, como se fosse uma feira livre, só que de peixes, lagostas, mariscos e outros. Para os cidadãos de Manta, essa é uma maneira honesta de ganhar a vida e, claro, sinônimo de orgulho, já que o famoso mercado é notícia nos principais veículos de comunicação.

O município equatoriano concentra muitas atividades ao ar livre e os esportes mais radicais estão na praia Ocean Freaks. As pipas, que seguram as pranchas de flysurf, colorem os céus e levam diversão aos turistas. Agências especializadas também levam você para conhecer as belezas do fundo do mar em um mergulho inesquecível.

Manta muitas vezes é o destino de quem quer conhecer praias como El Murciélago, a mais popular e bem-cuidada do arquipélago.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Para viajar para Manta, independentemente da época do ano, tenha sempre na mala:

Boné

Garrafa de água

Óculos de sol

Protetor solar

Roupas frescas

Tênis confortável

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A cidade tem clima quente o ano todo e, em geral, a temperatura varia de 21 a 28ºC, raramente sendo inferior a 20°C ou superior a 30°C. Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar Manta é do fim de junho ao meio de outubro.

Como se locomover

Se optar por ficar na área próxima à praia de El Murciélago, é possível ir a todos os lugares a pé, pois a região é segura. Outra opção para passeios em família é o aluguel de carros.

  • Vacina
    é exigida a certificação internacional de vacinação contra febre amarela
  • Passaporte
    não é obrigatório. Brasileiros podem utilizar o RG
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    dólar americano
  • Fuso
    UTC-05:00
  • Embaixada
    Avenida Amazonas y José Arízaga, Edifício Amazonas Plaza, Piso 7, Quito, Equador +593 2 227-7300

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.