Lyon é destino certo para amantes de cultura e gastronomia

Terceira maior cidade da França, berço da colônia romana e das grandes atrações sazonais

Carregando o status de uma das cidades mais bonitas da França, Lyon se tornou uma importante rota entre turistas do mundo todo. Também não é por menos, pois estamos falando de um lugar com expressivo patrimônio arquitetônico, quatro deles registrado pela UNESCO.

Com roteiros espetaculares, o município é intitulado capital mundial da gastronomia, sendo classificado no ranking das Cidades mais Habitáveis do Mundo. Sua economia é marcada pela inovação e concentra indústrias de diversos setores, sendo alguns deles químico, farmacêutico e biotecnológico, além de empresas iniciantes que investem na região. O município é atendido pelo Aeroporto de Lyon – Saint Exupery (LYS). 

Situada entre o norte e o sul da França, entre o leste e o oeste europeu, Lyon foi fundada como colônia romana, com diversas edificações daquela época.

Região renascentista, apresentou diversos movimentos culturais, econômicos e políticos, concentrando artistas e intelectuais pelos bairros mais centrais, como Fourvière e Le Vieux Lyon, o que resultou na reformulação da vida medieval dando início a uma nova era. A história é contada através dos famosos patrimônios, que podem ser conhecidos facilmente, já que a cidade conta com rede de transporte e bilhete válido durante todo o dia.

Uma das vantagens de Lyon é o fato dela estar concentrada no coração da França, o que facilita o deslocamento de trem. Para se ter uma ideia, o passeio pela linha férrea pode durar apenas duas horas se você estiver saindo de Paris. O primeiro passo para visitar a cidade é traçar um roteiro e verificar a melhor época, já que o município é famoso também por concentrar atrações sazonais.

O Fête des Lumières, ou Festival das Luzes, é um evento de cunho religioso que se tornou popular, sendo realizada há quase 30 anos. Ele acontece tradicionalmente durante quatro dias, em torno de 8 de dezembro, e surpreende os visitantes por projetar luz e cores em toda arquitetura, histórica e contemporânea, em uma visão emocionante.

Fazer um tour por Lyon significa interromper a dieta, mas vale a pena, pois você não vai resistir às delícias gastronômicas dos excelente restaurantes e cafés.

O estrelado chef André Michelin tem oito restaurantes na cidade, com perfis variados, mas com foco sempre no melhor da cozinha lionesa. Uma das casas mais sofisticadas é o Le Neuvieme Art, com a gastronomia criativa e colorida do chef Christophe Roure. O nível elevado dos pratos e das combinações lhe renderam duas estrelas Michelin, reconhecimento máximo de todo serviço prestado por estabelecimentos gastronômicos.

Você também pode conhecer os charmosos mercados e bouchons, pequenos restaurantes da cidade que servem comida típica.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

No verão, faz calor, mas nem tanto para quem está acostumado com o clima tropical do Brasil. De qualquer forma, leve na mala:

Malha fina para noite

Roupas térmicas

Roupas leves

Vestidos a calças não muito quentes

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Lyon tem clima quente e temperado, porém a chuva pode aparecer a qualquer hora, em qualquer época do ano, inclusive em agosto – o mês mais seco. Seu inverno vai de novembro a fevereiro, quando as temperaturas ficam em torno dos 10°C, já o verão acontece no meio do ano, principalmente entre junho e agosto, quando as temperaturas podem chegar aos 30 °C. O outono e a primavera costumam ser bastante agradáveis, com temperatura média anual é 16 °C. A melhor época do ano para visitar Lyon e realizar atividades de clima quente é do início de junho ao fim de setembro.

Como se locomover

O transporte público é um dos pontos fortes da cidade de Lyon. É possível chegar em praticamente qualquer lugar de metrô, ônibus ou bondinho elétrico, todos sempre confortáveis e pontuais. A estação principal é Part-Dieu, onde é possível encontrar uma confluência dos principais meios de transporte, que levam para diversos cantos da cidade.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    euro
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    65, Avenue Franklin Roosevelt 75008 Paris – França + 33 1 45 61 19 82

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.