Todo agito de uma cidade grande em meio às belas paisagens africanas

Lusaka é um importante centro em desenvolvimento e lugar de muitos turistas

Com cara e ar de uma grande metrópole, Lusaka é a capital e maior cidade da Zâmbia. Ruas movimentadas e tráfego intenso de carros pode assustar quem não está familiarizado com tanta agitação, no entanto, este é um polo turístico importante.

Fundada em 1905, pelos britânicos, Lusaka alcançou importante desenvolvimento para geração de emprego e renda. A cidade abriga o Aeroporto Internacional de Lusaka (LUN), uma das melhores escolas da Zâmbia, além de universidade, por isso muitos estrangeiros desembarcam na capital com proposta certa de trabalho.

Uma das principais atrações da cidade é o Sunday Crafts Market, uma feira a céu aberto com infinidade de produtos artesanais: máscaras, esculturas, pinturas, tecidos e pedras preciosas são itens que chamam atenção do turista disposto a pagar um preço justo – a pechincha é indispensável, principalmente no final do dia.

Não deixe de colocar em seu roteiro o passeio pelo Chaminuka Game Reserve, lugar de vida selvagem, para ver de perto leões, guepardos, hienas, girafas, zebras, elefantes e outros animais. O safári está localizado a cerca de 30 minutos de carro do aeroporto de Lusaka. Durante o passeio, é possível conhecer a culinária local com almoço e jantar servidos em estilo bufê, com churrasco e um blend de cozinha internacional e africana. A maioria dos vegetais é cultivada lá mesmo.

Como muitas atividades em Lusaka são ao ar livre, é preferível que o turista opte por fazer o tour do meio de setembro ao início de novembro, quando o clima é mais quente. A capital africana chama atenção pela variedade de comércios e de espaços culturais, mas vale a pena conhecer também regiões próximas, com belas paisagens e passeios interessantes. É válido se deslocar às estações de autocarros, sendo as mais bem cotadas Zambia-Malawi, Higer ou Johabie Express.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Tenha na mala roupas leves para o clima africano e esteja preparado para passeios ecológicos. Por isso, coloque em sua mala:

Guarda-chuva

Garrafa d’água

Óculos de sol

Protetor solar

Tênis confortável

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Na Zâmbia, o clima é subtropical e agradável – se comparado ao de outros países africanos – e tem temperatura média na casa dos 20°C quase o ano todo. Lá, predominam duas estações climáticas: a primeira é caracterizada pelo verão chuvoso, que vai de novembro a abril; no inverno, entre maio e outubro, é quando o país entra na estação seca.

Como se locomover

O mais recomendado é que se pegue táxi. O terminal de ônibus da cidade é caótico, com muitos vendedores ambulantes e pessoas que podem tirar proveito de turistas perdidos.

  • Vacina
    é exigida a certificação internacional de vacinação febre Amarela para pessoas provenientes de um país onde a doença existe em um estado endêmico
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    kwacha zambiano
  • Fuso
    UTC+02:00
  • Embaixada
    4, Manenekela Road (off Independence Avenue) Woodlands P.O.Box 33737 10101 Lusaka, Zâmbia 00 260 211 25-2171

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.