Viagem para Angola: descubra o que fazer em Luanda

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Luanda, em Angola

Capital e maior cidade de Angola, a vibrante Luanda é um destino turístico para quem procura praia, natureza, aventura e diversão.

A localidade e sua região são atendidas pelo Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro (LAD), que está a cerca de  40 km do centro. O idioma mais falado no município é o português, língua oficial do país, mas é comum ouvir alguns dialetos africanos pelas ruas.

A Fortaleza de São Miguel foi a primeira fortificação militar a ser erguida na cidade, ainda no século XVII, e o Mausoléu de Agostinho Neto é outra atração turística importante, já que se trata de uma bela estrutura onde estão os restos mortais do primeiro presidente da Angola independente. A Sé Catedral de Luanda, ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, teve sua construção finalizada em 1679 e foi declarada Imóvel de Interesse Público.

Já o magnífico Palácio de Ferro teve sua arquitetura atribuída a Gustave Eiffel. Outra atração imperdível é o Museu Nacional de Antropologia, situado em um belo edifício de estilo palaciano, que abriga peças etnográficas que descrevem o cotidiano dos diferentes grupos etnolinguísticos angolanos, enquanto o Museu Nacional da Escravatura relembra essa fase triste da história dos países africanos.

Destaque para o Parque Nacional de Kissama, a 70 km de distância de Luanda, onde se pode encontrar elefantes, zebras, búfalos e antílopes. A 40 km, fica o Miradouro da Lua, com uma vista deslumbrante para as falésias. Já as praias locais reúnem muitos turistas e esportistas, como a paradisíaca Praia do Mussulo e sua areia dourada cercada por coqueiros. Para os surfistas, o local ideal é a Praia das Palmeirinhas. Há ainda a Ilha de Luanda, uma faixa de 7 km de comprimento que separa a cidade do oceano.

Caminhar pela Avenida 4 de Fevereiro, uma das mais encantadoras avenidas marginais do continente africano, ao longo da baía de Luanda, é passeio obrigatório. Para comprar artesanato local, nada melhor que as lojas das regiões de Panguila, Congoleses, São Paulo, Asa Branca e Kikolo, além do Mercado do Futungo e a Feira Artesanal de Belas, onde é possível adquirir roupas típicas angolanas.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Museus

Museus

O que levar

O que levar

Luanda é um destino de praia, e o sol brilha praticamente o ano inteiro. Sendo assim, roupas e calçados leves, além de chapéu e protetor solar, devem fazer parte da lista. Para o período seco, entre maio e outubro, protetor labial é um item importante.

Chapéu ou boné

Protetor labial

Protetor solar

Roupas leves e frescas

Sandálias e chinelos

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Luanda possui clima quente praticamente o ano todo, com média máxima de 26,9 ºC e mínima de 21,8 ºC. No inverno, entre junho e setembro, a temperatura pode chegar aos 15 ºC durante a noite. Entre maio e outubro, o clima é seco.

Como se locomover

Luanda possui ônibus, táxi e candongueiros, que são vans ou lotações que circulam pela cidade.

  • Vacina
    é exigida certificação internacional de vacinação contra febre amarela
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    kwanza
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    Avenida Presidente Houari Boumedienne, 132, Miramar, Luanda +244 222 445 735

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.