Do futebol aos antigos monumentos, Lorient surpreende quem a visita

Museus com acervo histórico, culinária típica, passeios ao ar livre e um belo estádio de futebol

Falar da França logo nos faz lembrar da Torre Eiffel, dos passeios românticos e da culinária inconfundível. Claro que esse país é passagem obrigatória dos turistas de todo o mundo, mas ele possui diversas cidades com belas paisagens e passeios inesquecíveis que fogem um pouco dos cartões-postais mais conhecidos.

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Lorient, mas esse simpático município possui muita história, contada pelos próprios monumentos construídos há centenas de anos. O orgulho dos habitantes de Lorient está estampado na camisa do clube de futebol da casa – fundado em 1926, uma de suas maiores conquistas foi a Copa da França de 2001/2002. Lá, também é possível conhecer o Stade du Moustoir, estádio multiuso palco das partidas de futebol e do time local.

A cidade é atendida pelo Lorient South Brittany Airport (LRT).

Lorient é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha. Em sua origem, sediou a Companhia das Índias Ocidentais Francesas, com jornadas marítimas a fim de negociar na região do Cabo da Boa Esperança, dos mares orientais e da Índia. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi praticamente destruída pelos bombardeios e a população informada de que teria que evacuar a área.

Em 1945, o Ministério da Reconstrução deu início a um extenso projeto para que a cidade fosse reerguida, processo que durou quase 40 anos.

Todo o desenvolvimento de Lorient e a importância das grandes empresas comerciais dos séculos XVII e XVIII podem ser acompanhadas por um tour pelo Musee de la Compagnie des Indes. Modelos de navios, gravuras, mapas antigos, móveis indo-europeus, porcelana chinesa e produtos de algodão indianos fazem parte do seu rico acervo.

Nas proximidades, é possível fazer uma pausa para um brunch. Você pode ainda estender o passeio até a Citadelle de Port-Louis, antiga construção situada em uma colina com vista para a entrada do porto de Lorient, uma verdadeira fortaleza à beira mar que faz você realmente voltar no tempo com sua grandiosidade.

A região da Bretanha é um convite para apreciar a arte da culinária local. Entre os restaurantes mais procurados, está o Le Crabe Marteau, que mais parece um antigo pub com temática marítima e tem como prato principal caranguejos frescos capturados na costa litorânea. Eles chegam a pesar até 1 kg e têm como acompanhamento diferentes molhos, batatas e pão. Lugar divertido e de cenário rústico, a Le Crabe é uma boa opção para estar entre amigos.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

A maioria dos turistas que vão a Lorient procuram pelo verão devido às atividades ao ar livre e às águas convidativas das ilhas francesas. Mas se você quer visitar essa incrível cidade durante o inverno, é melhor se preparar, pois a experiência promete ser gelada.

Jaqueta impermeável

Óculos de sol

Protetor solar e labial

Roupas leves

Roupas térmicas, casacos e gorros

Sapatos confortáveis

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O índice de turismo dá preferência aos dias pouco encobertos e sem chuva, com sensação de temperatura entre 18 e 27°C. Baseado no índice, a melhor época do ano para visitar Lorient e realizar atividades turísticas gerais ao ar livre é do fim de junho ao meio de setembro, com o índice máximo na última semana de julho.

Como se locomover

Se a sua estadia na França for menor que seis meses, você pode alugar um carro e se descolar bem pelas cidades e passeios turísticos. Mas é importante saber que a Eurolines, rede de ônibus do país, atende 244 destinos, sendo uma alternativa, além do sistema de táxi.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    euro
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    65, Avenue Franklin Roosevelt 75008 Paris – França +33 1 45 61 85 50

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.