Viagem para a Colômbia: saiba o que fazer em Leticia

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Leticia, na Colômbia

Capital do Departamento do Amazonas, na Colômbia, Leticia localiza-se na chamada Tríplice Fronteira, onde Colômbia, Peru e Brasil se encontram. Sua população baseia-se em migrantes vindos de Bogotá, Medellín e Tolima.

Uma das mais importantes portas de entrada para a cidade é o Aeroporto Internacional Alfredo Vásquez Cobo (LET), o maior do sul do país. Leticia é conhecida pela proximidade com a selva colombiana, fazendo das atrações naturais seus maiores pontos turísticos.

Pelo Parque Nacional Amacayacu, é possível navegar pelo Rio Amazonas e visitar várias ilhas espalhadas pela área, como a Ilha dos Micos, local repleto de macacos, e um passeio muito procurado pelos viajantes.

Na Ilha de Mocagua há uma vegetação repleta de vitórias-régias. Para avistar os golfinhos cor-de-rosa e cinza, de água doce, também conhecidos como botos, basta ir até o Lago Tarapoto.

Já a Reserva Natural Tanimboca é propícia para o ecoturismo, sendo possível caminhar pela selva, inclusive à noite, visitar um território indígena e observar animais como jacarés e botos cor-de-rosa.

O Parque Ecológico Mundo Amazônico é mais uma opção em meio à natureza, em que os turistas podem se arriscar no lançamento de arco e flecha e, também, conhecer o Jardim Botânico.

Já pelo centro da cidade um dos atrativos mais interessantes é o Parque Santander. Por lá, é possível escutar o canto dos pássaros, enquanto se aguarda a melhor vista do pôr-do-sol. Vale a pena, também, aproveitar para conhecer a Catedral de Nuestra Señora de La Paz, situada bem em frente ao parque, e visitar o Museu Etnográfico do Homem Amazônico, com exposições sobre a natureza e a diversidade cultural, do Departamento do Amazonas.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Atrações Centrais

Atrações Centrais

O que levar

O que levar

Faz calor o ano todo em Leticia, e as temperaturas não variam muito ao longo dos doze meses. Portanto, roupas leves e protetor solar são importantes. Para os passeios em meio à floresta, repelente, chapéu, calça e blusa compridas, mas leves, para proteção. Como se trata de uma floresta tropical, capa de chuva não pode faltar na mala e uma mochila para carregar todos os itens durante os passeios.

 

Protetor solar e repelente

Chapéu

Calça e blusa compridas e leves

Capa de chuva

Mochila

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Por apresentar clima tropical úmido, a região de Leticia recebe boa incidência de chuvas. Março é o mês mais chuvoso, devendo ser evitado. Julho é o mês mais seco. O calor é constante e as temperaturas não variam muito ao longo do ano. Junho é o mês menos quente, com média máxima de 29,3 ºC e mínima de 21,5 ºC. De agosto a abril, as médias máximas ficam em torno de 30,5 e 31 ºC, enquanto as mínimas ficam entre 21 e 22,5 ºC.

Como se locomover

É fácil se locomover a pé em Leticia pelos pontos turísticos centrais. Outra opção são os tuk-tuks, táxis e kombis coletivas. Como se trata de um destino com parques distantes, o barco será a forma de locomoção mais utilizada na região.

  • Vacina
    não é exigida é exigida certificação de vacina contra febre amarela
  • Passaporte
    não é obrigatório. Brasileiros podem utilizar o RG
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    peso colombiano
  • Fuso
    UTC-05:00
  • Embaixada
    Calle 93 Nr.14-20, Piso 8, Bogotá +57 1 635-1694

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.