Viagem para a Lituânia: saiba tudo o que fazer em Kaunas

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Kaunas, na Lituânia

Bela e histórica, Kaunas é a segunda maior cidade da Lituânia. Ela está localizada na confluência dos dois maiores rios do país, o Nemunas e o Neris, e, de acordo com uma lenda local, teria sido fundada em 1030. Caminhar pela fascinante Kaunas é vislumbrar uma grande riqueza arquitetônica e cultural em cada esquina, principalmente pela vasta quantidade de igrejas e museus.

Seu Centro Histórico e Medieval é passeio obrigatório, e é ali que se encontra o Castelo de Kaunas, edifício mais antigo do município, construído no século XIV.

O Kaunas City Hall é um exemplo de arquitetura renascentista. Em seu interior está o Museu de Cerâmica de Kaunas, que abriga achados arqueológicos da cidade velha e da região. O complexo fica na praça Rotuses, conhecida como The City Hall Square, onde há outros edifícios antigos, restaurantes, bares, cafés, galerias de arte e hotéis. O Museu da História da Comunicação e o Museu Maironis da Lituânia, localizados no palácio barroco, também estão nessa área e contam com uma coleção de livros, manuscritos e obras de arte.

A Basílica de São Pedro e São Paulo é a maior igreja gótica da Lituânia. A Igreja de São Francisco Xavier, do século XVII, e a Igreja Vytautas, um dos primeiros edifícios góticos de tijolo construído em 1400, são atrações imperdíveis, assim como a Igreja de São Jorge, construído no século XV.

Imperdível, também, é o Historical Presidential Palace, antigo palácio que abriga objetos da primeira República da Lituânia. A Perkunas House foi erguida por mercadores da Liga Hanseática no final do século XV.

Pontos interessantes são a Sinagoga Kaunas Choral, uma sinagoga que contém uma exposição de pinturas de rabinos, e o IX Forte, um memorial voltado aos prisioneiros de guerra. Vale uma visita ao Museu Rumsiskes, um dos maiores museus étnicos ao ar livre da Europa.

Quanto aos parques, o Jardim Botânico de Kaunas compreende uma área de 62,5 hectares com estufas, e o Parque Nemunas Island é um ótimo lugar para andar de trenó quando há neve. Um dos mais movimentados da Lituânia, o Aeroporto Internacional de Kaunas (KUN) atende a cidade.

Kaunas, Lituânia.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Museus

Museus

O que levar

O que levar

Tudo depende da época da viagem. O inverno em Kaunas é rigoroso, o que pede roupas pesadas e em grande quantidade. O verão tem temperaturas mais amenas, mas, mesmo assim, faz frio, sendo importante levar agasalho, calça e casaco corta-vento.

Calças e casaco pesados
Segunda-pele
Gorro, cachecol e luvas
Agasalho e casaco corta-vento
Roupas mais leves

 

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O verão é a época mais indicada para visitar Kaunas, mais precisamente entre maio e agosto, quando a temperatura está mais alta e a luz natural é maior. Julho tem a temperatura média mais alta, 16 ºC. e a maioria dos eventos anuais da cidade ocorre nessa época. Uma visita em fevereiro não é uma boa ideia, pois as temperaturas chegam a -15 ºC, com muita neve e gelo.

Como se locomover

Kaunas possui sistema de transporte público bem desenvolvido, com ônibus e trólebus. Há vans e táxis também.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    euro
  • Fuso
    UTC+02:00
  • Embaixada
    não há representação diplomática brasileira residente na Lituânia

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.