Viagem para a Polônia: o que fazer em Katowice

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Katowice, na Polônia

Capital da província da Silésia, no sul da Polônia, Katowice é o centro da bacia carbonífera e o coração de um complexo de 14 cidades vizinhas. A localidade não se originou como uma cidade medieval. Seu centro estava começando a se formar em meados do século XIX, quando fazia parte do Reino da Prússia e tinha uma maioria étnica alemã.

A Praça do Mercado (Rynek Katowicki), por exemplo, está cercada por uma grande maioria de edifícios que representam estilos como neoclassicismo, modernismo, realismo socialista e contemporâneo-moderno.

Entre as muitas atrações da cidade, os destaques ficam para a Igreja de São Miguel Arcanjo, construída em 1510, a Igreja de St. Mary, em estilo neogótico do século XIX, e a Catedral de Cristo Rei, em arquitetura clássica. O grande símbolo de Katowice é o Spodek, uma arena multiuso, cujo edifício principal conta com ginásio, pista de gelo, hotel e três grandes estacionamentos.

Uma visita imperdível é o bairro histórico de Nikiszowiec, construído no início do século XX, para os trabalhadores da mina silesiana Giesche. Quanto aos parques, destaque para o Kosciuszko Park, criado em 1925, e o Silesian Park, quase duas vezes maior do que o Central Park de Nova Iorque.

Katowice é um dos principais centros culturais da Polônia, abrigando festivais e eventos teatrais. O belo Silesian Theatre é o maior teatro da região. A Galeria de Arte Contemporânea BWA, criada em 1949, é uma instituição notável.

O Museu da Silésia, inaugurado em 1929, exibe obras de artistas poloneses renomados. O Museu da História de Katowice e a Galeria Szyb Wilson são outras opções culturais importantes, assim como o Monumento da Silésia Insurgentes.

Nada é mais marcante para o povo polonês do que a Segunda Guerra Mundial, e a apenas 30 km de distância da cidade está o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, local para onde os judeus eram levados durante o regime nazista.

O Aeroporto Internacional de Katowice (KTM) recebe voos internacionais vindos de outros países da Europa, do Oriente Médio e da África.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Museus

Museus

O que levar

O que levar

Roupas pesadas no inverno e roupas mais leves no verão. Um casaco-corta vento é bom em todas as estações.

Casaco corta-vento

Roupas leves

Casaco pesado

Luvas, gorro e cachecol

Calçado esportivo

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Não há uma melhor época para conhecer a Cracóvia. O verão seria o período mais indicado para aproveitar mais a cidade. Entre os meses de maio e setembro, as temperaturas estão mais elevadas e os dias são mais longos. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com incidência de neve a partir de dezembro.

Como se locomover

Katowice possui ônibus, bondes e táxis. Há excursões saindo da cidade para Auschwitz-Birkenau.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    zloty
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    ul. Bajońska 15, Varsóvia, Polônia +48 22 617-4800

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.