O que conhecer em Iquitos, a cidade mística do Peru

Conheça os lugares e passeios em Iquitos que você não pode perder

A cidade de Iquitos é a capital do departamento de Loreto, no Peru, e uma das cidades mais bonitas da região amazônica do país. Conta com uma população de mais de 400 mil habitantes, mesclando a cultura e arquitetura dos colonizadores espanhóis, com a arte e os traços das tribos locais.

Cercada por uma exuberante natureza, a cidade é cortada por rios como o Amazonas e o Itaya. Para conhecer a região, uma boa opção é fazer o passeio de barco por suas águas.

A Fazenda de Borboletas Pilpintuwasi é outra atração interessante, especialmente para quem está com crianças. O passeio pelo local introduz os turistas às mais variadas espécies e cores de borboletas, além de ser possível apreciar a flora da região em trilhas e piqueniques.

Já na área urbana da cidade, além dos restaurantes e igrejas, uma atração que merece sua atenção é a Casa de Ferro.

Construída em 1889 pelo arquiteto Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel de Paris, França, o projeto da casa de ferro resultou na primeira casa móvel do mundo. Ela foi instalada na cidade como propriedade do explorador boliviano Antonio Vaca Diez. 

É possível conhecer, em seu interior, um pouco da história da região e saborear uma boa refeição no restaurante do segundo andar.

Outro ponto bacana é o Museu de Culturas e Tribos Indígenas da cidade, onde os visitantes podem conhecer mais sobre as roupas, objetos sagrados, rituais, músicas e construções das diversas tribos da Amazônia.

O Centro de Resgate do Amazonas cuida de animais resgatados machucados ou doentes da natureza, oferecendo diversos cuidados e reabilitação para animais de várias espécies. Lá, é possível conhecer araras, crocodilos, hipopótamos e muito mais. Por fim, para quem pensa em fazer compras, Mercado de Belén é uma boa pedida para comprar comidas típicas, além de artesanatos locais.

Vale lembrar que o destino é acessível pelo Aeroporto Internacional Coronel Francisco Secada Vignetta (IQT).

O centro de Iquitos.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dicas extras

Dicas extras

O que levar

O que levar

Para poder aproveitar tudo que a cidade e a natureza local tem a oferecer, é interessante levar protetor solar, repelente e sapatos confortáveis para poder explorar as trilhas e parques. Também é interessante levar repelente e roupas leves.

Repelente

Sapato confortável

Roupas leves

Protetor solar

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

O ideal é viajar para Iquitos fora da época de chuva, que ocorre normalmente de dezembro a março.

Como se locomover

Os táxis são o transporte típico da cidade e cobram tarifas econômicas.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    deve ser válido para entrada no país, pode ser substituído pelo RG
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    novo sol
  • Fuso
    UTC-05:00
  • Embaixada
    Calle Sargento Lores, 363, Iquitos, Peru +51 65 23 5151

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.