Viagem para a Grécia: o que fazer na Ilha de Creta

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer na Ilha de Creta, na Grécia

Situada no sul do mar Egeu, Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Ao largo das costas de Creta, há numerosos arquipélagos, ilhéus e rochedos, muitos deles visitados por turistas. Por conta de sua dimensão, porém, é necessário planejar a escolha dos lugares a conhecer.

A capital da Ilha de Creta é Heraklion, onde fica o Aeroporto Internacional de Heraclião-Níkos Kazantzákis (HER), o principal da ilha. Knossos é o sítio arqueológico mais famoso da região, com o Palácio de Knossos como principal atração. Nas proximidades, estão as ruínas de Festo, Gortina e Phaistos, que remetem à Idade de Bronze.

Aos amantes de história, o Museu Histórico de Creta, o Museu Arqueológico de Heraklion e o Museu da Batalha de Creta são visitas obrigatórias. E com mais de 2 mil animais, de 200 espécies diferentes do Mar Mediterrâneo, o Cretaquarium (aquário) é um passeio perfeito para se fazer com crianças.

Um dos lugares mais concorridos pelos turistas é a Praia Elafonisi, uma pequena ilha distante cerca de 80 km de Chania, a segunda maior cidade da ilha. Chania é considerada a localidade mais bonita de Creta, com destaque para o Porto de Chania e o Farol de Chania, em estilo veneziano do século XV. A Igreja Veneziana de Aghios Frankiskos, a Catedral da Apresentação da Virgem Maria e o Mosteiro Ortodoxo de Agia Triada são outros pontos de interesse local.

São passeios imperdíveis o Forte Firkas, construído em 1629 e que abriga o Museu Marítimo de Chania, e o Samaria Gorge, o desfiladeiro mais longo da Europa, além de uma reserva da biosfera parte do Parque Nacional Samaria Gorge.

A 54 km de Chania, mais precisamente em Kissamos, está a praia Falasarna, uma das faixas de areia mais belas da Europa. Balos, na Península de Gramvoúsa, é uma das praias mais exóticas do mundo, e conta com falésias à beira-mar. Stavros, na região de Akrotiri e próxima à Chania, é outra praia belíssima. Já a 25 km de Sitía, município do extremo oriente da ilha, está a magnífica praia Vai, maior reserva da Europa e lar de 5 mil palmeiras.

Na cidade de Rethymnon, está o Monastério Arkadi, construído em 1597 em estilo renascentista. E ainda vale a pena visitar as cidades de Agios Nikolaos e Fangokastello.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Museus

Museus

O que levar

O que levar

A Ilha de Creta é um destino de praia, parques e muito calor. Sendo assim, roupas e calçados leves, além de chapéu e protetor solar, devem fazer parte da lista. No inverno, roupas quentes são essenciais.

Chapéu ou boné

Protetor solar

Roupas leves e frescas

Sandálias, chinelos e tênis esportivo

Trajes de banho

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A Ilha de Creta pode ser visitada em qualquer época do ano. Seus verões são quentes, chegando aos 30 ºC de temperatura, com a água do mar na casa dos 25 ºC. Os invernos amenos, variando entre 8 e 16 ºC, mas pode nevar nas áreas montanhosas. De junho a setembro, praticamente não chove. A maior parte dos dias chuvosos acontece entre outubro e novembro.

Como se locomover

A ilha dispõe de uma rede de estradas asfaltadas que chega praticamente a todas as localidades. Creta é, também, bem servida por ferry boats.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    euro
  • Fuso
    UTC+02:00
  • Embaixada
    Avenida Vasilissis Sofias, nº 23, 3º andar, Atenas, Grécia +30 21 0721-3039

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.