Viagem para a Grécia: o que fazer na Ilha de Creta
Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer na Ilha de Creta, na Grécia
Situada no sul do mar Egeu, Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Ao largo das costas de Creta, há numerosos arquipélagos, ilhéus e rochedos, muitos deles visitados por turistas. Por conta de sua dimensão, porém, é necessário planejar a escolha dos lugares a conhecer.
A capital da Ilha de Creta é Heraklion, onde fica o Aeroporto Internacional de Heraclião-Níkos Kazantzákis (HER), o principal da ilha. Knossos é o sítio arqueológico mais famoso da região, com o Palácio de Knossos como principal atração. Nas proximidades, estão as ruínas de Festo, Gortina e Phaistos, que remetem à Idade de Bronze.
Aos amantes de história, o Museu Histórico de Creta, o Museu Arqueológico de Heraklion e o Museu da Batalha de Creta são visitas obrigatórias. E com mais de 2 mil animais, de 200 espécies diferentes do Mar Mediterrâneo, o Cretaquarium (aquário) é um passeio perfeito para se fazer com crianças.
Um dos lugares mais concorridos pelos turistas é a Praia Elafonisi, uma pequena ilha distante cerca de 80 km de Chania, a segunda maior cidade da ilha. Chania é considerada a localidade mais bonita de Creta, com destaque para o Porto de Chania e o Farol de Chania, em estilo veneziano do século XV. A Igreja Veneziana de Aghios Frankiskos, a Catedral da Apresentação da Virgem Maria e o Mosteiro Ortodoxo de Agia Triada são outros pontos de interesse local.
São passeios imperdíveis o Forte Firkas, construído em 1629 e que abriga o Museu Marítimo de Chania, e o Samaria Gorge, o desfiladeiro mais longo da Europa, além de uma reserva da biosfera parte do Parque Nacional Samaria Gorge.
A 54 km de Chania, mais precisamente em Kissamos, está a praia Falasarna, uma das faixas de areia mais belas da Europa. Balos, na Península de Gramvoúsa, é uma das praias mais exóticas do mundo, e conta com falésias à beira-mar. Stavros, na região de Akrotiri e próxima à Chania, é outra praia belíssima. Já a 25 km de Sitía, município do extremo oriente da ilha, está a magnífica praia Vai, maior reserva da Europa e lar de 5 mil palmeiras.
Na cidade de Rethymnon, está o Monastério Arkadi, construído em 1597 em estilo renascentista. E ainda vale a pena visitar as cidades de Agios Nikolaos e Fangokastello.