Descubra os encantos de Huambo, em Angola

Antiga cidade colonial portuguesa fica próxima de belas paisagens naturais

A cidade de Huambo, antiga Nova Lisboa, é a capital da província de mesmo nome, com mais de 1 milhão de habitantes em sua área urbana. Cercada de belíssimas paisagens naturais, é uma das cidades que mais cresce em Angola e guarda os melhores sabores da gastronomia interiorana do país.

Bem próximo de seu centro urbano, a 20 km de distância, está a Reserva Florestal do Kavongue, que conta com uma área de preservação ambiental ideal para quem gosta de aventuras. É possível percorrer incríveis trilhas, além de conhecer a Albufeira do Kuando, uma praia em pleno planalto, feita da água doce da represa do rio Kuando.

Outro local de exuberante beleza natural é o Morro do Moco, o ponto mais alto de Angola, que fica a 40 km do centro da cidade. O ponto é muito procurado pelos praticantes de rapel, voo livre e canoagem.

Na área urbana da capital, os turistas podem fazer um passeio pela região central. Um dos marcos mais importantes é a Estátua de Agostinho Neto, o primeiro presidente do país, considerado uma das figuras mais decisivas do processo de independência de Angola. O local é cercado de boas lojas e restaurantes, e vale ser explorado.

A Catedral da Sé de Huambo, com seu simpático estilo colonial e paredes brancas e azuis é um dos símbolos da arquitetura da cidade, com seu bonito e bem ornamentado interior.

Fechando seu roteiro, para conhecer mais da cultura das tribos e povos que fazem parte da província, não deixe de visitar o espetacular Museu Antropológico Municipal de Huambo, que mantém uma série de fragmentos arqueológicos, além de roupas, utensílios, obras de arte e artesanatos populares. É uma forma diferente de entrar em contato com as riquezas e cultura local.

Vale lembrar que a cidade de Huambo é acessível por meio do Aeroporto Albano Machado (NOV).

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dica Extra

Dica Extra

O que levar

O que levar

Não deixe de levar roupas leves, protetor solar, sapatos confortáveis e repelente para poder curtir as atividades ao ar livre. Roupas para trilhas e escaladas também ajudam.

Protetor solar

Repelente

Roupas leves

Roupas para trilhas

Sapatos confortáveis

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A cidade conta com duas estações: o verão quente e chuvoso, que dura de outubro a abril e o inverno frio e seco, que dura de maio a setembro. É recomendado viajar no período de transição, ou seja, nos períodos entre abril e maio ou entre agosto e outubro.

Como se locomover

A forma mais eficiente e prática de se locomover na cidade é por meio de carros alugados e táxis.

  • Vacina
    exigida certificação de vacina contra febre amarela
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    kwanza
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    Rua Houari Boumediene 132, Luanda, Angola +244 222 442 010

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.