Havana: uma viagem pela histórica capital cubana

Conheça as atrações e principais pontos turísticos de Havana

Cuba é cercada pelas águas do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico e tornou-se parada ideal para quem busca uma natureza exuberante, sem abrir mão de um destino cheio de cultura e séculos de história. Havana é a maior cidade da ilha e capital econômica cubana. Os principais voos do exterior chegam ao Aeroporto Internacional José Martí (HAV), que está a apenas 15 km do centro.

Marco da revolução socialista, Havana foi palco de períodos históricos da humanidade e aguça a curiosidade dos visitantes que desembarcam na ilha. Na Plaza de la Revolución, há uma homenagem ao argentino Che Guevara, que pode ser vista ao longe e demonstra o orgulho do povo cubano com sua história.

Caminhar por Havana Velha, como é chamada a parte histórica, é visitar os anos de glória de Cuba e entender um pouco do que o país se tornou hoje.

A arquitetura mostra resquícios da colonização espanhola datada em 1519. Os carros antigos, mas muito bem conservados, completam o clima e o cenário nostálgico que domina toda a cidade.

A Plaza de Armas concentra inúmeros casarões coloniais, galerias e lojas. Ela é considerada o centro principal de Havana Velha e está próxima de outros pontos interessantes da cidade como a Plaza de la Catedral, que abriga o Museu de Arte Colonial, e o Castillo de la Real Fuerza, um forte que costumava defender Havana dos ataques de pirata.

No calçadão da Calle Obispo, os turistas aproveitam a grande oferta de lojas, restaurantes e bares que tocam música cubana ao vivo.

Conhecer o balneário de Playas del Este, a apenas 15 km do centro, pode ser uma alternativa para quem quer aproveitar as praias do Caribe cubano sem ir muito longe. Caso tenha mais dias no país, também há outras praias imperdíveis para visitar. Alguns hotéis oferecem o serviço de transporte até Varadero, um dos pontos mais cobiçados do litoral cubano, que fica a 148 km de Havana.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dica Extra

Dica Extra

O que levar

O que levar

Como faz sol na cidade, recomenda-se levar protetor solar e roupas leves. No inverno, a temperatura média fica em torno de 18 ºC, por isso é recomendável levar agasalho. O período de chuvas ocorre entre junho e outubro.

Agasalho

Protetor solar

Roupas leves

Sandália, chinelo e calçado esportivo

Traje de banho

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A temporada do turismo vai de novembro a março, quando o tempo é mais seco e as chuvas diminuem.

Como se locomover

Havana favorece o turismo a pé. Há ônibus turísticos que funcionam no sistema hop on/hop off. A cidade oferece uma curiosidade: os bicitáxis – uma bicicleta acoplada em uma estrutura que carrega até duas pessoas sentadas.

  • Vacina
    ​exigida certificação internacional de vacinação contra febre amarela
  • Passaporte
    é obrigatório
  • Visto
    sim. Trata-se de um cartão de turista que exige documentos simples e deve ser solicitado no consulado cubano no Brasil. Ele é válido por 30 dias e prorrogáveis por mais 30.
  • Moeda
    peso cubano
  • Fuso
    UTC-04:00
  • Embaixada
    Centro de Negócios Miramar, Av. 3ª entre 76 e 78 – Bairro Miramar – Edifício Beijing, Sala 206 – Havana, Cuba +53 7214-4713

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.