Viagem ao México: o que fazer em Guadalajara

Passeios, atrações turísticas e dicas sobre o que fazer em Guadalajara, no México

Quando o assunto é México, nosso imaginário logo pensa em cores vibrantes e caveiras enfeitadas, mariachis e sombreros e tequila acompanhada de muita comida apimentada. A cidade de Guadalajara, capital do estado de Jalisco, reserva isso e muito mais para aqueles que a visitam.

Foi aqui que surgiram os tradicionais mariachis, com suas músicas singulares e vestidos com sombreros. Guadalajara também é a cidade-natal da Tequila, bebida-símbolo do México, feita a partir da destilação de agave.

Caminhar pelas ruas de Guadalajara é deparar-se com diversos murais coloridos, que enfeitam os diferentes edifícios e prédios públicos da cidade. As obras contam parte da história local, além de retratarem temas tipicamente mexicanos.

Quem começou a tradição dos murais foi o pintor Dr. Alt, que foi mentor de artistas de importância mundial, como Diego Rivera. José Orozco, outro importante pintor mexicano, também fez vários murais pela cidade. Para ver alguns exemplares das obras coloridas, visite lugares como a Universidade de Guadalajara e o Instituto Cultural Cabañas.

Outra característica marcante de Guadalajara é sua arquitetura, que mescla influências barrocas e neoclássicas, com marcas da colonização espanhola.

É interessante visitar a Catedral de Guadalajara, juntamente com a Plaza de Armas e a Praça de Guadalajara. A Rotonda de los Jaliscienses Ilustres fica na mesma área e é formada por um coreto cercado de estátuas de figuras ilustres que nasceram em Jalisco. Os quatro pontos de interesse ficam na mesma região, o centro histórico da cidade, declarado pela Unesco como patrimônio cultural da Humanidade.

Se você quer ouvir os mariachis no lugar onde eles surgiram, uma opção é visitar a Praça dos Mariachis para curtir as músicas e arriscar passos de dança.

Guadalajara ainda oferece o Teatro Degollado, o Templo Expiatório com influência gótica e a Basilica de Zapopan.

Guadalajara pode ser acessada por meio do Aeroporto Internacional Don Miguel Hidalgo y Costilla (GDL), que está a 16 km do centro da cidade.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Praças Famosas

Praças Famosas

O que levar

O que levar

Guadalajara é uma cidade quente, principalmente no verão. Por mais que o inverno seja ameno, é sempre bom levar casaco. Você caminhará muito, sendo assim, um tênis confortável é recomendado.

Agasalho
Boné
Óculos de sol
Protetor solar
Tênis esportivo

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Abril, maio e junho são os meses mais quentes. Março e abril, os mais secos. Em julho costuma chover um pouco mais.

Como se locomover

Guadalajara possui uma extensa malha de férrea, que pode ser utilizada para deslocamentos. Boa parte das atrações pode ser alcançada depois de um curto trajeto a pé e o metrô é uma ótima opção. Quem quer mais comodidade pode alugar um carro para ter mais conforto.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    peso mexicano
  • Fuso
    UTC-06:00
  • Embaixada
    Lope de Armendáriz 130, Colonia Lomas de Virreyes, Delegación Miguel Hidalgo, Cidade do México, +52 55 5201-4531

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.